Lista completa de Questões sobre Movimentos Sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Gohn (2010), ao tratar da temática dos movimentos sociais, analisa que é necessário fazer referência às alterações do papel do Estado na relação com a sociedade civil e em seu próprio interior, nas novas políticas sociais adotadas no Estado globalizado que priorizam o processo de focalização de camadas mais vulneráveis da população. A autora afirma que este papel é realizado de forma contraditória porque
Na década de 1980, objetivando mudar a realidade do tratamento das pessoas com transtornos mentais nos manicômios, houve uma mobilização com a participação de diferentes atores como os próprios usuários, familiares e trabalhadores da área. Tal movimento resultou na atual política de saúde mental brasileira que preconiza
O Movimento de Reconceituação é considerado um marco na história do Serviço Social Latino- Americano. Para Netto (2005), a maior conquista desse movimento foi:
Gohn (2010) afirma que há atores sociais que são sujeitos socio políticos, cujas ações coletivas estão voltadas para os problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais públicos em direção à superação das desigualdades sociais. Para a autora, são esses sujeitos: I. Movimentos Sociais propriamente ditos. II. Redes de mobilização compostas por associações de várias naturezas, incluindo as Organizações Não Governamentais − ONGs, fóruns, plenárias e articulações nacionais e transnacionais. III. Conselhos institucionalizados que atuam na esfera pública estatal. Está correto o que se afirma em
O potencial de formação de redes de movimentos sociais pode ser expresso a partir
do universalismo abstrato, sem referência concreta e substantiva ao cotidiano dos sujeitos submetidos à exclusão ou à discriminação.
do sentido individual atribuído à carência vivenciada no dia a dia do sujeito e a possibilidade de sua identificação objetiva em torno dela.
da capacidade de atuar isoladamente com as várias dimensões, entendidas como as condições materiais de existência, condições simbólicas de sua reprodução e políticas decorrentes.
da busca dos nexos que os atores políticos organizados constroem entre as demandas materiais e o sentido subjetivo das privações, criando identidades coletivas.
da possibilidade de se ater nas demandas restritas às condições materiais individuais que dizem respeito a um conjunto de exclusões sociais alusivo a determinado segmento populacional.
Sobre a temática Globalização, redes de movimentos sociais, cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção correta.
O Fórum Social Mundial, bem como outros fóruns e redes transnacionais de organizações têm sido espaços que resistem ao debate de temas transversais relacionados a várias faces da exclusão social, e a demanda de novos direitos.
As redes, por serem multiformes, distanciam os atores sociais diversifi cados dos níveis locais aos mais globais, de diferentes tipos de organizações, e impossibilitam o diálogo da diversidade de interesses e valores.
A sociedade civil organizada do novo milênio tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, de redes interorganizacionais e de redes de movimentos e de formação de parcerias entre as esferas públicas privadas e estatais.
Nas sociedades globalizadas, as lutas pela cidadania rejeitam as múltiplas dimensões do self, tais como: de gênero, étnica, de classe e regional.
Nos movimentos sob a forma de redes, as estruturas de poder inexistem.
Em relação à temática Globalização, Redes de Movimentos Sociais, Cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.
A atuação em rede passou a ser uma das principais características dos movimentos sociais contemporâneos.
As redes mundiais de movimentos sociais antiglobalização utilizam formas de organização em rede, tecnologias e estratégias afi nadas com a era da informação para coordenar ações por meio da internet.
As redes referem-se a uma estratégia de ação coletiva, a uma forma de organização e de ação que considera fundamental a participação cidadã.
A nova cidadania está relacionada a uma nova movimentação social em variados níveis de espaços articulados.
As redes de movimentos sociais são organizações empiricamente delimitadas que conectam, de forma simbólica, solidária e estratégica, sujeitos individuais e atores coletivos somente em torno de uma identidade e conteúdos de lutas específicos.
Em relação à temática Globalização, redes de movimentos sociais, cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.
O Movimento Antiglobalização foi um fenômeno que imprimiu uma nova forma de atuação em redes de extensões globais e uma de suas características é a sua composição social heterogênea de redes e organizações variadas.
O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do globo e deu origem aos movimentos antiglobalização formados por distintas organizações da sociedade civil entre as quais se encontram sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas, excluindo apenas Organizações Não Governamentais.
O associativismo baseado no conceito de participação cidadã se expressa, por exemplo, por meio de organizações internacionais como o Greenpeace ou local como a Campanha contra a Fome.
O Fórum Social Mundial é um evento de âmbito mundial, organizado por movimentos sociais com objetivo de celebrar a diversidade, discutir temas relevantes e buscar alternativas para questões sociais.
Os termos como cidadania planetária e sustentabilidade democrática surgiram na década de 1990, preconizando respeito às diferenças culturais.
Com relação à temática Cidadania Coletiva e Emergência de Espaços Públicos não Estatais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.
As organizações da sociedade perderam espaço a partir da década de 80 para atuar diretamente no processo político em virtude do enfraquecimento de organizações civis ligadas a questões culturais, legais e associacionais.
A divisão de responsabilidades e de ações entre governo e sociedade tem possibilitado a construção de um novo espaço público, permitindo um novo papel a ser exercido pelos movimentos oriundos da sociedade civil.
A importância da participação da população na gestão pública tornou-se um discurso recorrente, em função de valores democráticos emergido com o processo de democratização e do debate acerca da incapacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas.
A sociedade civil e sua intensidade organizacional teve um papel importante para a consolidação de práticas democráticas envolvendo governo e sociedade.
As redes sociais, tais como a Igreja Católica, o ecumenismo secular, a academia científi ca e as ONGs valorizavam a articulação entre os movimentos, com o objetivo de induzir os indivíduos a se sentirem sujeitos de suas próprias ações e a questionarem o processo convencional de representação política.
Sobre os Movimentos sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.
Os movimentos sociais, a partir da década de 1990, institucionalizaram-se por meio das organizações não governamentais.
Os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988.
O processo de redemocratização, iniciado no período situado entre 1945-1964, também conhecido como período populista ou nacional-desenvolvimentista, abriu perspectivas para o desenvolvimento de várias formas de participação social.
Os movimentos sociais tiveram o suporte teórico fundamental das interpretações no paradigma marxista, centrado nas explicações estruturais da economia e da sociedade.
A emergência dos novos movimentos sociais na década de 1960 deu visibilidade a novas formas de organização dos trabalhadores, e colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...