Lista completa de Questões sobre O Serviço Social nas ONGs para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma Organização Social Não Governamental que presta serviços a idosos, em regime/tipo de centro de convivência, o Assistente Social que ali trabalha não conta com uma sala para atendimento individual, fazendo-o na recepção ou na sala de administração, ao lado de outros profissionais. Além disso, os prontuários desses usuários podem ser acessados livremente por quaisquer funcionários da instituição. Frente à situação exposta e considerando a obrigação desse Assistente Social, deve-se
denunciar a instituição ao CRESS considerando as condições de trabalho oferecidas ao profissional, bem como o prejuízo que estas estão levando aos usuários.
compreender e justificar essa situação, procurando uma alternativa para as dificuldades e limitações da instituição, entendendo-as e aceitando-as.
esclarecer ao usuário as limitações da instituição e as suas próprias, mostrando a necessidade de todos se adequarem à realidade vivenciada.
pedir a população usuária que se manifeste, via um abaixo-assinado contra essa situação.
exercer a sua profissão dentro do que está posto enquanto competências e atribuições privativas, desconsiderando as situações institucionais.
Do ponto de vista conceitual, é correto afirmar que movimento social e organização não governamental (ONG) são organizações de
mesma natureza e que se sucedem no tempo.
mesma natureza e uma pode ser ferramenta da outra.
mesma natureza e pressupõem a mobilização social.
natureza diversa, porque o movimento social constitui uma atividade que se esgota em si mesma quando concluída.
natureza diversa, porque o movimento social é conformado por sujeitos que se mobilizam em prol de interesses próprios.
No Brasil, somente a partir das décadas de 60 e 70 é que as ONGs iniciam sua formação e estruturação, sintonizadas com os movimentos sociais: a atuação da Igreja progressista, as organizações de trabalhadores, as populações excluídas e a oposição política ao regime ditatorial. O surgimento destas ONGs em conjunto com os movimentos sociais têm como objetivo e dinâmica um projeto
político que lute pela pró-participação popular na constituinte.
que engloba as organizações sem fins lucrativos e as não-governamentais.
político com ênfase nas associações de classe.
político partidário na defesa dos direitos sociais.
político de fortalecimento da sociedade civil e de defesa dos direitos sociais, com ênfase no trabalho de educação popular.
O terceiro setor distingue-se do primeiro, que é o setor público, e do segundo, representado pelas atividades lucrativas. O terceiro setor é um campo marcado por uma diversidade de atores e formas de organização. Neste sentido, podemos afirmar que o terceiro setor
é uma esfera pública não-estatal sem a iniciativa privada.
tem o mérito de romper a dicotomia entre público e privado.
é uma esfera pública estatal e de iniciativas privadas.
é um espaço de participação e experimentação de um pensar e agir sobre a realidade social.
tem caráter autônomo, e não se submete à lógica do mercado e à governamental.
As ONGs, Organizações Não-Governamentais, como todas as entidades sem fins lucrativos, podem adquirir o status de utilidade pública quando são reconhecidas formalmente pelo Estado (União, Estados, Distrito Federal ou Municípios) como entidades de caráter assistencial ou cultural de interesse da coletividade. Declaradas de utilidade pública federal, as ONGs têm o direito de
recolher a contribuição do empregador para o custeio do sistema previdenciário.
proporcionar aos particulares que efetuarem doações a possibilidade de deduzi-las de sua renda bruta, para efeito da cobrança do imposto de renda, dentro dos limites legais estabelecidos.
realizar sorteios, sem autorização do Ministério da Fazenda.
dispensar o recebimento de receitas provenientes da arrecadação de loterias federais.
dispensar o recebimento de doações da União e de suas autarquias.
O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a
expressão do ideário doutrinário, inspirado na solidariedade, mas que ultrapassa o senso comum de ajuda aos pobres.
nova consciência de cidadania e a nova cultura de direitos sociais.
necessidade da parceria entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento da organização popular.
desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelas de responsabilidades para a sociedade civil organizada.
filantropia, a benemerência, a solidariedade e a dignidade humana.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da definição de instituição, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva histórico-estrutural do serviço social, que se apóia na categoria da totalidade, não se deve fazer distinção entre os conceitos de instituição e organização.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da definição de instituição, julgue os itens seguintes.
A instituição deve ser compreendida como o ponto de convergência das instâncias econômicas, políticas e ideológicas. Na análise institucional concreta, ela é o lugar onde se concretizam as práticas e relações sociais.
Entendendo-se emergir da sociedade civil, o processo de participação social tem alcançado grande relevo, quer na esfera da mundial ou nacional, através das ONGS, face a ocupação do espaço governamental nas lacunas de implementação de políticas e programas de cunho social. A compreensão atual dessas organizações reflete para os profissionais do Serviço Social:
Expressam o desvirtuamento ou redução do conceito de sociedade civil, na sua maioria não correspondendo aos fins para que se destine;
Servem aos interesses das classes hegemônicas do capitalismo;
Representam os interesses de grupos privilegiados sejam esses privados ou governamentais;
Fidelidade aos interesses das categorias dos trabalhadores em geral.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A divisão do trabalho em uma organização não-governamental (ONG) pode ser identificada por meio de vários instrumentos. A cerca desses instrumentos julgue os itens subseqüentes.
O organograma de uma ONG representa graficamente a sua divisão interna de trabalho, no sentido horizontal, e explicita as diferentes áreas de atuação. Devido ao caráter voluntário de suas ações, não contempla sua representação gráfica vertical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...