Lista completa de Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação participativa de políticas e programas sociais:
1- deve ser flexível e criativa, adaptando-se aos diferentes contextos e público alvo, aos quais as políticas e programas públicos são dirigidos.
2- requer a participação apenas dos beneficiários ou usuários dos programas e projetos sociais.
3- busca contribuir para melhorar a execução de programas e projetos sociais.
4- coloca os usuários ou beneficiários dos programas e projetos sociais na condução do processo avaliativo.
Estão corretas as afirmativas:
1 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
1 e 3, apenas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
No que concerne à avaliação de política pública, marque a opção FALSA
Numa avaliação completa, segundo Baker, estão presentes: supervisão, avaliação do processo, avaliação do custo-benefício ou efetividade do custo, avaliação do impacto.
Segundo Draibe, as avaliações de natureza qualitativa que buscam identificar os fatores facilitadores e os obstáculos que operam ao longo da implementação, condicionando, positiva ou negativamente, o cumprimento das metas e objetivos de uma política pública ou programa social, são avaliações de processo.
Quanto à natureza, as avaliações podem ser ditas ex ante e ex post. E, segundo Draibe, as ex post objetivam produzir parâmetros que melhorem os desenhos e as suas estratégias metodológicas.
Segundo Baker, as avaliações de impacto qualitativo usam métodos de avaliações rápidas ou avaliações participativas que se pautam na participação dos beneficiários e gestores dos programas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A metodologia da avaliação de políticas e programas sociais tem por objetivo identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável informações suficientes para apoiar um juízo sobre o mérito e o valor de um programa ou de componentes dele. Não é possível medir através de uma pesquisa de avaliação:
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para orientar as respostas das políticas sociais nos municípios de pequeno porte, com forte presença de população rural, são condições exigidas no planejamento:
1. a definição de serviços e equipamentos públicos que garantam a acessibilidade da população às condições de vida urbana.
2. articulação com outros municípios na microrregião, que apresentam indicadores de vulnerabilidade social semelhantes.
3. localização e mensuração quantitativa das desigualdades sociais no município.
4. interlocução com os movimentos sociais para coletar suas demandas e opiniões.
5. configuração do perfil de necessidades e expectativas da população através de seus canais de representação.
Estão corretas:
1 e 5 apenas.
2 e 5 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
apenas 4.
2 e 4 apenas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Ao planejar um programa de proteção social, o assistente social deve propor, como um de seus componentes, a avaliação. Se quiser corrigir os erros e problemas que surgem durante a execução do programa, deve privilegiar a avaliação:
marco zero
de impactos.
somativa
de eficiência.
formativa
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2006
O processo de articulação entre gestores, nos diferentes níveis do sistema, o-corre, preferencialmente, nos seguintes colegiados de negociação:
1 e 2.
1 e 3.
2 e 3.
1, 2 e 3.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Solange tem três filhos, de 3, 6 e 12 anos de idade. O marido deixou a família e nunca mais foi visto e por isso é ela quem sustenta a casa com seu trabalho. O filho mais velho não está indo à escola porque precisa cuidar dos irmãos para a mãe trabalhar, mas passa grande parte do dia jogando bola, enquanto os menores ficam sozinhos. A situação caracteriza negligência, abandono, falta de apoio da rede familiar, entre outros problemas.
Com relação à situação hipotética apresentada e considerando as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e as possibilidades de intervenção do assistente social, julgue os itens subseqüentes.
No cabeçalho dos diversos tipos de relatórios ou laudos que o assistente social elabora, deve-se registrar apenas o setor responsável pela avaliação, o título do instrumento e os dados de identificação mais ou menos detalhados, conforme o objetivo da avaliação, não sendo adequada a inclusão de informações referentes ao instrumental utilizado, como número de entrevistas ou visitas.Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Para equacionar os impactos advindos da globalização e se articular às redes globais de integração, a gestão local das cidades deve:
concentrar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; estatizar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.
disponibilizar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; privatizar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.
disponibilizar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; qualificar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; incentivar parcerias público-privado; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.
transferir aos agentes privados os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; qualificar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Efetividade de um projeto pode ser expressa da seguinte maneira
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Eficiência de um projeto social é a relação existente entre os produtos e:
os custos dos insumos, na qual o resultado será sempre o custo de uma unidade de produto final, independentemente de sua recepção final pelo beneficiário.
os custos dos insumos, na qual o resultado será sempre o custo de uma unidade de produto final recebida por um beneficiário, em certa unidade de tempo.
os seus benefícios, na qual o resultado será sempre o custo de uma unidade de produto final recebida por um beneficiário, em certa unidade de tempo.
os custos dos insumos, na qual o resultado será sempre o custo de uma unidade de produto final recebida por um beneficiário, independentemente de um período de tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...