Questões sobre Politica Social

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No que se refere ao debate das políticas sociais no Brasil, julgue os itens a seguir. Na perspectiva da democratização, as políticas sociais tiveram início quando emergiram com vigor as lutas contra a ditadura militar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dadas as afirmativas a respeito da funcionalidade da política social no capitalismo monopolista,

I. Equivale, somente, a capacidade de mobilização da classe trabalhadora.

II. Faz parte de um complexo e complicado jogo, do qual protagonistas e demandas são atravessados por contradições do capital x trabalho, além de confrontos e conflitos.

III. É um produto das estratégias antecipadas do Estado em função de uma “tensão bipolar”.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Dadas as afirmativas sobre o controle democrático das políticas sociais públicas no Brasil,

I. Foi proposto nos anos de 1980 em um contexto de mobilização da sociedade civil, que culminou na Constituição de 1988.

II. A sua implementação aconteceu nos anos de 1990, em pleno período de regressão dos direitos sociais.

III. Com a Constituição de 1988, houve um novo pacto federativo, que reconheceu o município como ente autônomo da federação.

IV. Desde os anos de 1980, os assistentes sociais incorporaram às suas pesquisas e intervenções o controle democrático das políticas sociais públicas, mediante a implementação dos conselhos e a articulação com os movimentos sociais em efervescência nesse período.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Quando a política social é entendida como técnica social aplicada para adequar a realidade ao movimento da história, em função de promover a normalidade social, mediante o estabelecimento do consenso pelo Estado que representa a sociedade, pode-se afirmar que essa concepção de política social é sustentada pelo método

  • A. interacionista.
  • B. funcionalista.
  • C. progressista.
  • D. dialético.
  • E. tomista.

O ciclo de vida de projetos e políticas públicas é um recurso esquemático de visualização e interpretação do funcionamento das estratégias de intervenção públicas que se estrutura por fases sequenciais e interdependentes. Uma versão detalhada do ciclo de vida de projetos e políticas se compõe pela sucessão das seguintes etapas:

  • A. avaliação / pré-planejamento / planejamento / diagnóstico / execução.
  • B. tomada de decisão / implantação / execução / revisão de rotas / formação da agenda.
  • C. formação da agenda / identificação do problema / diagnóstico / implementação / avaliação / reelaboração.
  • D. identificação do problema / diagnóstico / formulação de alternativas / avaliação / replanejamento / implementação.
  • E. identificação do problema / formação da agenda / formulação de alternativas / tomada de decisão / implementação / avaliação.

Os estudos de avaliação da implementação de programas sociais indicam que a realização da avaliação significa uma ocasião para melhorar as capacidades das instituições da gestão social. Neste sentido, são oportunidades para tal implementação.

I explicitação ou reforço dos objetivos e da cadeia de valor do programa

II criação ou fortalecimento do sistema de informação e monitoramento

III aprendizado institucional

IV análise da interação entre os atores institucionais no processo de execução

Estão corretos os itens

  • A. I e II, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. I, II e III, somente.
  • D. II, e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

Marque a alternativa CORRETA: Vianna (2008) analisa duas estratégias que constituem os pilares de uma “nova” concepção de política social. São elas:

  • A. Desresponsabilização do Estado; focalização nos pobres.
  • B. Empreendedorismo a Yunus; assistencialismo a la Madre Tereza de Calcutá.
  • C. Mercadorização das políticas sociais; ampliação do escopo assistencial do Estado.
  • D. Privatização; ampliação do escopo assistencial do Estado.
  • E. Focalização; gestão compartilhada.

Constituem ações e metas propostas pelo Plano Viver sem Limite – Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, EXCETO:

  • A. Qualificação dos serviços existentes que, associados a outros pontos de atenção da Rede SUS de urgência e emergência, atenção básica e hospitalar, compõem a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência.
  • B. Criação de diretrizes terapêuticas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento em relação aos cuidados de agravos à saúde.
  • C. Produção de informações detalhadas que contribuam para estabelecer parâmetros clínicos e garantir a prescrição segura e o tratamento eficaz em todo o território nacional.
  • D. Identificação e intervenção precoce de deficiências para detectar e classificar, o mais cedo possível, as principais doenças e fatores de risco que afetam crianças de cinco a dez anos de idade.

Com base no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, publicado em 2014, compreende-se que as estratégias institucionais de garantia da permanência na educação escolarizada construídas no interior da política educacional não se traduzem em programas e projetos comuns a todos os níveis e modalidades.

As possibilidades de atuação profissional na educação se constituem:

  • A. no reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta.
  • B. na ruptura com perspectiva de contribuição para emancipação humana.
  • C. nos discursos hegemônicos com base na pedagogia das competências.
  • D. na abordagem individual restrita ao segmento estudantil.

“Os Conselhos Gestores são instrumentos de expressão, representação e participação; em tese, eles são dotados de potencial de transformação política. Se efetivamente representativos, poderão imprimir um novo formato às Políticas Sociais” (Gohn, 2001), uma vez que:

  • A. Relacionam-se ao processo de avaliação das Políticas Sociais.
  • B. Relacionam-se ao processo de estruturação das instituições que executam as políticas sociais.
  • C. Relacionam-se ao processo de formação das políticas sociais e tomada de decisões.
  • D. Relacionam-se à outras instâncias paritárias de participação e controle social.
  • E. Relacionam-se ao processo de identificação das expressões da “Questão Social”.
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