Lista completa de Questões sobre Politica Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Estudos e pesquisas afirmam que, no Brasil, o fenômeno de domicílios chefiados por mulheres é cada vez mais visível em todos os segmentos da população brasileira. A partir dessa afirmativa e de seus conhecimentos sobre esse fenômeno social, é correto afirmar:
1- A situação econômica das famílias chefiadas por mulheres favorece a inserção precoce de crianças no mundo do trabalho.
2- A maioria das mulheres está vinculada às atividades do setor formal de trabalho.
3- A mulher provedora às vezes não tem escolha a não ser a de vincular-se a trabalhos mal remunerados e, em períodos de grande demanda doméstica, tende a investir menos em sua atividade como trabalhadora.
4- Nos domicílios chefiados por mulheres, estas são, na maioria das vezes, o único membro adulto, o que diminui as chances de outros rendimentos reforçarem o orçamento doméstico.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
Do acesso ao trabalho do portador de deficiência é incorreto afirmar.
São objetivos da Política Nacional para integração da pessoa portadora de deficiência: marque a alternativa correta.
I - O acesso, o ingresso e a permanência da pessoa portadora de deficiência em todos os serviços oferecidos à comunidade;
II - Formação de recursos humanos para atendimento da pessoa portadora de deficiência física;
III - Garantia da efetividade dos programas de prevenção, de atendimento especializado e de inclusão social;
IV - Desenvolvimento de programas setoriais destinados ao atendimento das necessidades especiais da pessoa portadora de deficiência física;
V - A fiscalização do cumprimento da legislação pertinente à pessoa portadora de deficiência.
Serviço Social - Politica Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Carvalho (1997), ao abordar a família brasileira na agenda da política social, ressalta o fato da família não ser considerada pelas políticas públicas o eixo central de seu enfoque. Desta maneira, a autora coloca que se faz necessária a organização de uma agenda para família que articule quatro ações. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma destas ações:
rede de serviços comunitários de apoio psicossocial
complementação de renda familiar
programa de geração de emprego e renda
atendimento a pequenas demandas de justiça
atendimento integral a famílias em risco social
Os princípios que devem ser observados para que ações de prevenção do uso de drogas obtenham melhores resultados incluem
I intervenções com o objetivo de redução dos fatores de risco de abuso de drogas e aumento de fatores de proteção à saúde.
II ações que fortaleçam a auto-estima e promovam o desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e tomar decisões.
III a utilização de métodos interativos que contemplem casos exemplares com informações que amedrontem, especialmente os jovens, sobre as conseqüências das drogas.
IV a priorização de conteúdos referentes ao combate ao dependente de drogas ilícitas, uma vez que as drogas legais não oferecem riscos à sociedade.
Estão certos apenas os itens
Em relação às características da presença atual dos avós nas famílias brasileiras, assinale a opção incorreta.
No Brasil, em que as políticas sociais são deficitárias, a família adquire um papel social relevante, havendo freqüência de contatos que cria mais proximidade entre as gerações e aumento do número de crianças que vivem com os avós.
O idoso tende a passar da condição de dependente para a de provedor, pois, em geral, ele está em melhores condições de vida que a população mais jovem e contribui significativamente para a renda familiar, o que não significa que esteja em boas condições em termos absolutos.
A partir do reconhecimento inegável da importância e das implicações do envelhecer na sociedade, os avós passaram a ocupar um espaço privilegiado de discussão na sociedade brasileira e se tornaram objeto de alentadas pesquisas sobre o comportamento familiar.
Na sociedade contemporânea, o aumento da expectativa de vida bem como a permanência mais longa dos jovens em casa modificam significativamente as relações intergeracionais, o que leva crianças e jovens a conhecer e a conviver mais com seus avós e bisavós.
As recomendações para a implementação de práticas interdisciplinares em saúde mental incluem o(a)
I criação e negociação de dispositivos de defesa e de autonomia relativa dentro do serviço em relação às cobranças corporativas, administrativas e institucionais conservadoras de origem externa.
II estabelecimento de uma estrutura democrática sem privilégios corporativos, com mecanismos de discussão e decisão horizontais que estimulem a negociação constante.
III estimulação da participação de qualquer profissional no projeto, especialmente daqueles que não detêm poder em suas equipes originais e dos que não se adaptaram ao trabalho em equipe.
IV ausência de supervisão do projeto, de forma a não expor as fragilidades, as parcialidades e os limites da abordagem de cada profissional, bem como os inevitáveis conflitos do cotidiano.
V previsão de mecanismos de participação ativa dos usuários e de seus familiares dentro e fora dos serviços, pois estes podem reafirmar a complexidade de seus problemas, que devem ser compreendidos pela equipe interdisciplinar.
Estão certos apenas os itens
Em relação às vantagens do uso de redes na gestão de políticas, julgue os itens a seguir.
I A pluralidade de atores envolvidos nas redes de políticas possibilita a maior mobilização de recursos e permite a diversidade de opiniões acerca do problema.
II Devido à capilaridade apresentada pelas redes de políticas, a definição de prioridades é feita de forma mais democrática, envolvendo organizações de pequeno porte e mais próximas da origem dos problemas.
III Pelo fato de as redes de políticas envolverem, ao mesmo tempo, governo e organizações não-governamentais, é possível criar uma presença pública sem criar uma estrutura burocrática.
IV Em função da flexibilidade de sua dinâmica, as redes de políticas são aptas a desenvolver uma gestão adaptável a uma realidade social mutante.
V As redes de políticas constituem uma estrutura horizontal em que os participantes preservam sua autonomia. Por esse motivo, os objetivos e estratégias estabelecidos são fruto dos consensos obtidos por meio de processos de negociação entre seus participantes, gerando maior responsabilidade destes com as metas compartilhadas e maior sustentabilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
Uma das características principais da nova institucionalidade das políticas sociais brasileiras foi a criação de conselhos de políticas e de direitos, implementados, em sua maioria, a partir da Constituição Federal de 1988. Com referência às relações entre Estado e sociedade, julgue os próximos itens.
O princípio da descentralização pode ser considerado contraditório, pois, apesar de, para muitos, caracterizar-se como sinônimo de democracia, a descentralização pode também ser utilizada como transferência de responsabilidades, atribuições ou tarefas, o que é conhecido como desconcentração.
Os últimos vinte anos têm sido marcados por profundas transformações societárias que trazem inúmeros desafios à sociedade. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
O avanço da tecnologia possibilitou a qualificação em massa de trabalhadores e a redução da intensificação do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...