Questões sobre Projeto ético político profissional do Serviço Social

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Com base na perspectiva crítico-dialética, assinale a opção correta com relação aos fundamentos éticos do serviço social.

  • A. A moral da sociedade capitalista oferece aos indivíduos totais condições de exercício da liberdade de escolha quanto à adesão ou não ao ethos dominante.
  • B. O moralismo constitui uma adesão acrítica ao ethos dominante, tendo sido incorporado socialmente como estratégia de enfrentamento da questão social.
  • C. A legitimação da ética profissional é garantida pelo código de ética profissional, instrumento jurídico formal cuja formulação dispensa participação coletiva.
  • D. A ética, tida como o conjunto das práticas inconscientes do ser social, impede a escolha entre alternativas de valor.
  • E. No contexto da alienação, a ética dominante permite a apropriação da riqueza humana pela totalidade dos indivíduos.

Assinale a opção correta acerca do projeto ético-político profissional do serviço social brasileiro.

  • A. As políticas neoliberais da década de 90 do século XX impediram a consolidação do projeto ético-político profissional nesse período ao delimitarem limites para sua realização.
  • B. A democracia é pressuposto para a existência do projeto ético-político, pois permite ao profissional projetar ações que demarquem os compromissos coletivos assumidos pelos profissionais.
  • C. As pequenas ações cotidianas e individuais realizadas pelos assistentes sociais são insuficientes para a consolidação política da ação profissional coletiva e, consequentemente, do projeto ético-político profissional.
  • D. O projeto ético-político do serviço social é equivalente ao projeto societário de transformação social, uma vez que determina a direção política da prática profissional.
  • E. A materialidade do projeto profissional existe quando o indivíduo assume a sua construção enquanto profissional, mesmo que não se sinta responsável por isso enquanto cidadão.

Sobre a reprodução social das objetivações ético-morais presente na práxis que fundamentam o ser social como ser ético, é correto afirmar que

  • A. é necessário, para aprender o ser ético, partir das subjetividades contemporâneas sob as quais se fundam as necessidades sócio-culturais atuais.
  • B. é o conjunto dos modos de ser ético-morais desenvolvidos historicamente pelos homens a partir de determinado estágio de organização do trabalho e da vida social.
  • C. os processos éticos-morais, nas comunidades primitivas, apresentavam desenvolvimento acelerado devido a grandes conquistas sociais e desenvolvimento socioeconômico.
  • D. são os ethos dominantes presentes nas sociedades desenvolvidas sob a égide socialista que orientam o comportamento moral, com o surgimento da propriedade privada, das classes e da divisão do trabalho.

Tendo em vista o projeto ético-político-profissional, julgue os itens subsequentes, no que concerne às premissas de atuação do assistente social na política de saúde. O projeto de reforma sanitária demanda aos assistentes sociais: seleção socioeconômica dos usuários, atuação psicossocial por meio do aconselhamento e ação fiscalizatória aos usuários dos planos de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e eticopolíticas do serviço social, julgue os próximos itens. A dimensão eticopolítica fundamentada nas determinações sócio-históricas da teoria social se manifesta em instituições como a família e as organizações não governamentais (ONGs).

  • C. Certo
  • E. Errado

“Nos últimos trinta anos, os Assistentes Sociais têm sido demandados ao desenvolvimento de um exercício profissional direcionado à construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia, gênero, através de posicionamentos radicalmente favoráveis à consolidação da democracia, conforme preconizado pelo ‘arsenal’ técnico, legal, teórico e metodológico, conhecido como Projeto Ético Político do Serviço Social.” (Mota 2011). Em relação ao Projeto, analise as afirmações a seguir.

I. O Projeto Ético Político do Serviço Social tem suas origens entre o final da década de setenta e início dos anos oitenta do século passado, a partir de uma crescente recusa e crítica dos profissionais aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. Esses métodos, reproduzidos das escolas europeias e americanas – base de formação técnica dos primeiros profissionais – eram tidos como distanciados da realidade brasileira e mantenedores do status quo.

II. A difusão do projeto tem sido executada exclusivamente pelas instâncias produtoras de conhecimentos no Serviço Social (Graduação, Pós-Graduação, Centros de Pesquisa, Grupos de Discussão etc.).

III. O desenvolvimento do projeto tem sua maturidade na década de 1990, após um acúmulo significativo de mudanças incorporadas pelas bases de formação e atuação do Serviço Social, além de um cenário social favorável à sua implementação, motivado pelo final da ditadura e início da democracia.

IV. O cenário macroeconômico, caracterizado pelo neoliberalismo, demarcou um forte avanço na organização e desenvolvimento do projeto, pois o consumo, o individualismo possessivo, a lógica contábil e financeira que se impuseram às necessidades e direitos humanos e sociais colaboram para reduzir as desigualdades sociais decorrentes dos processos de concentração de renda, terra e poder.

Estão CORRETAS apenas

  • A. II, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e III.

Sobre o trabalho do Assistente Social em tempo de capital fetiche, Marilda Iamamoto (2007), ao analisar o projeto ético político profissional e o trabalho assalariado dos Assistentes Sociais, defende a tese de que:

I. há, por um lado, uma relativa autonomia dos Assistentes Sociais na condução da sua profissão na sociedade;

II. a autonomia profissional é condicionada pelas lutas hegemônicas em que pese à direção social projetada pelos Assistentes Sociais;

III. o estatuto de trabalho alienado pelo capital põe condicionantes limitativos na autonomia do Assistente Social em seu exercício profissional;

IV. verifica-se um campo de possibilidades prático-teórica entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Sobre o Serviço Social Brasileiro e o exercício profissional mediado pelo Projeto Ético-Político, é correto afirmar:

  • A. desde 1950 o Serviço Social Brasileiro vem passando por grandes transformações no plano teórico-metodológico.
  • B. desde a década de 60 (séc. XX), vem-se institucionalizando um novo projeto de profissão, sintonizado com os diversos interesses sociais da sociedade.
  • C. o projeto profissional defende a superação da democracia burguesa por uma sociedade emancipada, com liberdade e sem exploração do homem pelo homem.
  • D. mais de duas décadas de consolidação do projeto profissional crítico e as respostas às demandas da classe trabalhadora são mediadas pelas indicações desse projeto profissional.
  • E. a partir de 1979 se desenvolve e se consolida um projeto profissional, conquistado por meio de reformas estatais sociais e econômicas, ainda em curso na contemporaneidade.

A organização e a condução do trabalho do Assistente Social na política de educação, em conformidade com o Projeto Ético Político Profissional, devem pautar-se:

I. na compreensão do significado da política educacional nos processos de reprodução social da força de trabalho;

II. no significado de educação numa perspectiva emancipadora;

III. na identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade e suas expressões nas legislações no âmbito da política de educação;

IV. no reconhecimento das particularidades da política educacional no âmbito em que atua para a construção e no reconhecimento dos limites de um projeto de intervenção eficiente.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

As formas de objetivação da ética ocorrem contraditoriamente, variando em cada formação social. Nesse sentido, considere:

I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética.

II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.

III. É fundamental para a apreensão das objetivações éticas: a moral, a virtude e as motivações singulares.

Está correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, apenas.
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