Lista completa de Questões sobre Serviço Social e a Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das características da família na contemporaneidade, assinale a opção incorreta.
A família patriarcal foi uma das matrizes de um modelo que se sedimentou como hegemônico, ocultando uma pluralidade de formas alternativas de organização familiar.
A revolução dos costumes nos anos 60 e as conquistas do feminismo influenciaram no fim da família como grupo social e na superação do modelo nuclear burguês.
As famílias chefiadas por mulheres vêm aumentando, o que confirma a nucleação da família em torno da mulher.
A autoridade paterna afrouxou-se, chegando a ser contestada e negociada, embora perdurem relações autoritárias e opressivas nas famílias.
A diversidade de arranjos familiares implica o tratamento da família no plural, ou seja, não podemos mais nos referir à família, mas às famílias.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta a respeito das análises e concepções de família.
A ampliação da expectativa de vida da população brasileira, além de possibilitar maior convivência entre as gerações, fortalece os vínculos familiares e, consequentemente, reduz o nível de dificuldades decorrentes dos acontecimentos próprios do curso de vida das famílias.
Nas relações estabelecidas ao longo dos anos entre família e Estado, a família, independentemente de suas condições de vida, é reconhecida como capaz quando protege e cuida de seus membros, e incapaz, quando falha, tanto nos aspectos materiais quanto nos socioafetivos.
No Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, família natural é concebida como a estrutura familiar do tipo nuclear, ou seja, preconiza-se um modelo ideal de família com ênfase no desempenho adequado dos papéis sociais de cada membro familiar.
No Brasil, existe uma política familiar específica apoiada no atual padrão homogêneo de política social.
Tratando-se de intervenção profissional que envolva família, tomada como sujeito central, recomenda-se a adoção de modelos de atenção vinculados à perspectiva da normatividade/estabilidade e o atendimento direto para restaurar a capacidade de desempenhar funções.
Em se tratando de colocação em família substituta, de criança ou adolescente indígena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é obrigatório:
I. que sejam consideradas e respeitadas a identidade social e cultural, os seus costumes e tradições, assim como suas instituições, desde que não sejam incompatíveis com os direitos fundamentais reconhecidos por Lei.
II. que a colocação familiar ocorra prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia.
III. a intervenção e oitiva de representantes do órgão federal responsável pela política indigenista, no caso de crianças e adolescentes indígenas, e de antropólogos, perante a equipe interprofissional ou multidisciplinar que irá acompanhar o caso.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
III. apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
O Assistente Social, ao desenvolver o trabalho com famílias numa perspectiva crítica, deve orientar sua atuação profissional a partir da análise de que
há um modelo de família cujo padrão desenha responsabilidades e papéis familiares quanto ao desempenho de um bom pai e de uma boa mãe, atribuindo-lhes um lugar bem definido.
a atuação deve ser indireta, acompanhando à distância as formas e meios disponíveis que a família utiliza para se desenvolver, objetivando não criar dependência.
as ações devem ser focalizadas nas situações-limite das famílias e não nas cotidianas, promovendo a assistência e respostas residuais.
os serviços devem partir da conveniência das instituições, fixando critérios e formas de atendimento para que as famílias possam se reorganizar e se adaptar a essa sistemática.
o apoio e seu fortalecimento devem ocorrer dentro do contexto social inclusivo, adotando como categoria organizadora do trabalho as necessidades familiares e a estrutura de cuidados de que a família é dotada no momento.
No Brasil, no século XXI, a instituição família é referência a mudanças e padrões difusos de relacionamentos. A partir dessa afirmação, ao realizar trabalho com famílias, o assistente social deve considerar que
os acontecimentos a ela ligados vão além de respostas biológicas universais às necessidades humanas, configuram-se diferentes respostas sociais e culturais, disponíveis a homens e mulheres em contextos históricos específicos.
o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe profunda alteração no que se refere à família com o estabelecimento da chefia conjugal sob a responsabilidade do homem que possui direitos e deveres.
o Estatuto da Criança e do Adolescente cristalizou a sacralização da família a ponto de introduzir a ideia da necessidade de protegê-la legalmente, independentemente de seus atos em relação à criança.
a doutrina da proteção integral aos direitos da criança e do adolescente, promulgada em 1990, garantiu a equidade na atenção às crianças e adolescentes e estabeleceu a diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.
as referências para o atendimento à família constituiu-se, a partir dos modelos que historicamente foram delineando a composição familiar, como uma unidade biológica composta segundo leis da natureza, poderosa força simbólica.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta a respeito da intervenção em situações familiares por assistentes sociais.
A intervenção em famílias vulneráveis deve fundamentar-se necessariamente no modelo de família nuclear.
Na intervenção junto a famílias, é necessário adotar a concepção de que os momentos de transição provocados pelos acontecimentos próprios da vida familiar geram mudanças nas suas formas de inserção na sociedade.
A intervenção em situações familiares especiais é de caráter eminentemente terapêutico, na medida em que seu objetivo é dar sustentabilidade ao processo de reorganização das famílias.
As intervenções em situações sintomáticas são, em sua grande maioria, de baixa complexidade e exigem uma conduta mais flexível do profissional.
O principal objetivo da intervenção em situações familiares complexas é a adaptação das famílias às normas da instituição a que está vinculada.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às formas de violência e às reflexões realizadas a esse respeito, assinale a opção correta.
Bullying é um conceito utilizado para definir maus-tratos entre iguais ou violência interpessoal entre iguais.
Os casos de violência praticada por pessoa que apresenta quadro patológico de personalidade devem ser conduzidos sem nenhuma expectativa de tratamento e de recuperação.
A codependência é geralmente compreendida como um importante aspecto de proteção devido ao alto potencial de cuidado que a vítima de violência requer.
Crises em que o indivíduo quebra utensílios e mobílias da casa e rasga documentos pessoais são consideradas violência física direta.
A negligência caracteriza-se apenas quando identifica a ocorrência reiterada e contínua de aspectos relacionados ao cuidado físico.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A criança deve ser afastada de sua família nos casos
diagnosticados como deficiência mental, quando identificada a dificuldade dos pais em cuidar da criança e a inoperância da rede local de serviços especializada.
em que os pais biológicos estiverem desempregados por mais de um ano.
de violência sexual ou em situações de negligência grave que não possam ser solucionados imediatamente e que comprometam a integridade física e emocional da criança.
de encarceramento dos pais ou responsáveis, mesmo que haja um parente que possa se responsabilizar pelo cuidado.
de falta de recursos materiais, que geralmente são insuficientes, ainda que a família esteja incluída em programa oficial de auxílio.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A família, independentemente de sua organização, contexto e história, representa a sede de vivências e experiências significativas na vida do ser humano. É nela que se inicia a história de cada um, a construção de significados, a aprendizagem afetiva, o reconhecimento da ___________ individual e coletiva, preparando o indivíduo tanto para experiências pessoais como para o processo de _____________ . É a família a base de ____________ para o enfrentamento de conflitos e desenvolvimento humano, representando a responsabilidade de uma geração no cuidado e preparação da outra.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
pluralidade ... construção ... concretização
pessoalidade ... socialização ... formação
identidade ... formalização ... auxílio
pluralidade ... intervenção ... concretização
identidade ... socialização ... apoio
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das concepções e diretrizes que orientam a prática profissional do assistente social junto às famílias, julgue os itens a seguir.
Na definição de família, deve-se considerar prioritariamente o indicador domicílio, referente à estrutura física de uma residência particular de pessoas que se ligam somente por laços consanguíneos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...