Questões de Serviço Social da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

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A elaboração de um projeto deve conter alguns componentes básicos gerais que permitam a compreensão da proposta. Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmações abaixo, referentes a alguns desses componentes.

( ) O título do projeto deve refletir seu objetivo geral e ter um impacto significativo em seu leitor.

( ) A metodologia deve descrever as deficiências e potencialidades da região aonde o projeto vai se inserir, demonstrando também a importância do projeto diante da realidade descrita.

( ) O cronograma de atividades deve descrever as ações a serem realizadas, seus responsáveis, bem como as metas a serem atingidas.

( ) O cronograma físico-financeiro deve conter a previsão de todos os custos do projeto, por item de despesa, e o planejamento de sua composição.

( ) A justificativa deve demonstrar a importância do projeto, dando ênfase à contribuição que ele trará para a resolução dos problemas existentes no local.

A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    V - V - V - F - V

  • B.

    V - V - F - V - F

  • C.

    V - V - F - F - V

  • D.

    V - F - V - V - F

  • E.

    V - F - F - V - V

Na avaliação de projetos sociais, são utilizados importantes critérios avaliativos diferenciados: eficiência, eficácia e efetividade. Correlacione as colunas A e B.

Coluna A

( 1 ) Avaliação de eficiência

( 2 ) Avaliação de eficácia

( 3 ) Avaliação de efetividade metas propostos.

Coluna B

( ) Compara o custo do projeto com o benefício introduzido por ele.

( ) Avalia o quanto o projeto foi capaz de alcançar em termos dos objetivos e

( ) Avalia a quantidade de mudanças significativas na qualidade de vida do público beneficiário da ação que o projeto ou política foi capaz de produzir.

( ) É um tipo de avaliação que dá ênfase a uma maior racionalização dos gastos.

A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 - 2 - 1 - 3

  • B.

    1 - 3 - 1 - 2

  • C.

    2 - 3 - 1 - 1

  • D.

    1 - 2 - 3 - 1

  • E.

    3 - 1 - 2 - 1

Segundo Marilda Vilella lamamoto, o surgimento do Serviço Social no Brasil "se dá no seio do bloco católico, que manterá por um período relativamente longo um quase monopólio da formação dos agentes sociais especializados...". Em relação a esse período histórico, dizia-se que a prática do Serviço Social era:

  • A.

    lutar pela universalização de acesso a bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais.

  • B.

    ampliar e consolidar a cidadania, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

  • C.

    colocar ou recolocar, por meio de um trabalho de ajuda e educação, os indivíduos e suas famílias em condições normais de existência, suscitando-lhes o esforço pessoal de auxílio mútuo, de adaptação ou readaptação.

  • D.

    de natureza pedagógica e com forte influência desenvolvimentista, objetivando a explicação ao indivíduo de que seu problema era devido a fatores estruturais.

  • E.

    de natureza transformadora, com forte influência européia e objetivando a garantia dos direitos sociais.

Com base no que estabelece o Código de Ética Profissional - Título II - Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social, assinale a 2a coluna de acordo com a 1a.

A seqüência correta, de cima para baixo, está na alternativa:

  • A.

    3 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2

  • B.

    3 - 1 - 1 - 2 - 3 - 2

  • C.

    3 - 1 - 1 - 2 - 2 - 3

  • D.

    3 - 2 - 1 - 1 - 3 - 2

  • E.

    3 - 2 - 3 - 1 - 1 - 3

"A administração pública no Brasil, à semelhança de outros países latino-americanos, não desenvolveu ao longo do tempo a cultura da avaliação da efetividade do gasto público, especialmente no que tange aos programas sociais". Partindo dessa afirmação, entende-se que a avaliação deve ser:

  • A.

    um instrumento que permite mensurar quanti-qualitativamente os programas sociais, objetivando constatar o impacto social, ou seja, a efetividade, eficácia e eficiência dos resultados.

  • B.

    registro dos dados quantitativos.

  • C.

    instrumento assistemático que permite obter dados sobre os custos do programa.

  • D.

    elemento de controle institucional de caráter fiscalizatório, que deve abordar, mensurar somente aspectos quantitativos.

  • E.

    instrumento que permite mensurar qualitativamente os programas sociais, objetivando identificar o impacto social, ou seja, eficácia e eficiência dos resultados.

A Constituição Federal de 1988 inovou ao trazer um capítulo que afiança direitos sociais. Com isso, a política de assistência social (artigos 203 e 204 da CF), regulamentada pela Lei 8742/93, passou a ser definida como:

  • A.

    Política de Seguridade Social não contributiva, que visa prover os mínimos sociais através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade; proteção à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

  • B.

    Política de seguridade social contributiva, tendo como objetivo proteção à família, à maternidade, à infância e à velhice; garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover sua própria manutenção ou tê-la provida por sua família.

  • C.

    Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso de 70 anos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

  • D.

    Política de Seguridade Social não contributiva que visa prover mínimos sociais, tendo por objetivos a proteção à família, integração ao mercado de trabalho; garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso cuja renda familiar seja igual a 1/2 (meio) salário mínimo.

  • E.

    Política de Seguridade Social não contributiva, que visa a prover os mínimos sociais através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública, atualmente gestionada pelo Ministério de Promoção e Assistência Social.

O Serviço Social a partir da década de 80, com a reestruturação produtiva, o processo de globalização, as inovações tecnológicas, as alterações que ocorreram na relação entre Estado e sociedade, definiu como seu objeto de intervenção as expressões da questão social, ocorrendo, dessa forma, um redimensionamento dos espaços socioocupacionais do Assistente Social. Nessa perspectiva, define-se questão social como:

  • A.

    a que se expressa de modo individual e deve ser enfrentada de forma focalizada, uma vez que é conseqüência de uma não adaptação do indivíduo à sociedade.

  • B.

    a que expressa as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-sociais e formações regionais e se manifestam, dentre outros, através da violência, desemprego, sub-emprego, fome, violência sexual.

  • C.

    a que se expressa de forma individualizada, não tendo relação com o sistema produtivo.

  • D.

    a expressão das desigualdades da sociedade capitalista, na qual a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos é coletivizada, apropriada pela sociedade.

  • E.

    a que se expressa somente através dos aspectos econômicos, que se manifestam pela exclusão social e pobreza.

Na Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social - Lei nº 8662/93 - nos seus artigos 40 e 50 estão definidas as competências e atribuições privativas do assistente social, entre as quais destacam-se:

  • A.

    Realização de estudo socioeconômico; elaboração de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área da psicologia social.

  • B.

    Definir para o indivíduo/cidadão os encaminhamentos necessários para a sua situação problema, a partir de seus juízos de valores; elaboração de estudo socioeconômico e parecer social.

  • C.

    Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

  • D.

    Realização de projetos na área do direito, elaboração de projetos sociais, atendimento psíquico com abordagem clínica.

  • E.

    Elaborar, implementar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta, entidades e organizações populares.

O Código de Ética de 1993 estabelece direitos e deveres do assistente social com base em princípios e valores humanitários. Sobre isso a alternativa correta é:

  • A.

    Compromisso com a qualidade dos serviços prestados, defesa intransigente dos direitos humanos, contra o pluralismo.

  • B.

    Posicionamento a favor da eqüidade e justiça social, sem a universalização do acesso a bens e serviços, defesa da cidadania e democracia.

  • C.

    Defesa intransigente dos direitos humanos, contra o pluralismo, defesa e aprofundamento da cidadania.

  • D.

    Reconhecimento da liberdade, defesa intransigente dos direitos humanos, defesa e aprofundamento da cidadania e democracia.

  • E.

    Posicionamento a favor da eqüidade e justiça social, eximir-se de denunciar atos antiéticos, respeitar o sigilo profissional.

O Serviço Social é uma profissão que exige especialização a partir de uma formação universitária. Possui como instrumentos normativos:

  • A.

    Código de Ética, Lei 8662/93 - Lei de Regulamentação da Profissão, LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

  • B.

    Lei 8662/93 - Lei de Regulamentação da Profissão, Diretrizes Curriculares, Código de Ética Profissional, Estatuto do Funcionário Público.

  • C.

    Código de Ética, Lei 8662/93 - Lei de Regulamentação da Profissão, Diretrizes Curriculares, Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • D.

    ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Ética, Lei 8662/93 - Lei de Regulamentação da Profissão.

  • E.

    Código de Ética, Lei 8662/93 - Lei de Regulamentação da Profissão, Diretrizes Curriculares.

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