Questões de Serviço Social da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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A Assistência Social tem como um dos seus objetivos:

  • A. O desenvolvimento bio-psico-social do cidadão;
  • B. O atendimento das solicitações pessoais e profissionais dos indivíduos;
  • C. A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
  • D. A garantia da satisfação dos indivíduos na sociedade;
  • E. Prover recursos para a subsistência de famílias carentes;

De acordo com o código de ética profissional do Assistente Social: "Abster-se no exercício da profissão de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade e o policiamento de comportamentos":

  • A. É direito do Assistente Social
  • B. É dever do Assistente Social.
  • C. É permitido ao Assistente Social
  • D. É vedado ao Assistente Social
  • E. Não consta do código de ética profissional do Assistente Social

A família nos anos 90 teve sua configuração marcada pelas características:

I. Numero reduzido de filhos.

II. Diminuição do número de concepções em idade precoce.

III. Grande número de filhos.

IV. Aumento do número de concepção em idade precoce

V. Aumento de uniões consensuais.

VI. Diminuição de famílias monoparentes.

VII. Diminuição de famílias recompostas.

VIII. População proporcionalmente mais jovem.

IX. Aumento de pessoas que vivem sozinhas.

Estão corretas as alternativas:

  • A. I, IV, V e IX
  • B. II, III, VI e VII
  • C. IV, V, VIII e IX
  • D. I, II, VI e VII
  • E. VI, VII, VIII e IX

"A noção de risco [social] não implica somente a iminência imediata de um perigo, mas quer dizer também uma possibilidade de, num futuro próximo, ocorrer uma perda de qualidade de vida, pela ausência de uma ação preventiva [...] A assistência social está no campo societário e, como tal, são os riscos sociais advindos dos processos de convívio, de (in)sustentabilidade de vínculos sociais que se colocam sob sua responsabilidade" (SPOSATI, Aldaíza. Assistência Social: um desafio para uma política pública de Seguridade Social. São Paulo, 1996, mimeo, p.8.) Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta: I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda. II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores. III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social. V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda.

II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores.

III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.

IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social.

V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

  • A. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: falsa e V: verdadeira.
  • B. Todas são verdadeiras.
  • C. Todas são falsas.
  • D. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • E. I: falsa, II: falsa, III: verdadeira, IV: verdadeira e V: falsa.

Integra o conjunto de benefícios, serviços, programas e projetos da Assistência Social

  • A. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais e as Atividades Continuadas que visem à melhoria de vida da população.
  • B. Os Benefícios Eventuais e os de Prestação Continuada.
  • C. Os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.
  • D. Os programas de defesa da criança e adolescente e os de proteção ao idoso.
  • E. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais, os Serviços Assistenciais, os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.

O Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social:

  • A. É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portador de deficiência e ao idoso que não possuem meios para prover a sua subsistência.
  • B. Visa atender as necessidades advindas de situações de vulnerabilidade, com prioridade para a criança, a gestante e a nutris.
  • C. É a garantia do custeio dos serviços assistenciais e atividades continuadas, desenvolvidas pela área de assistência social no município.
  • D. É o subsídio financeiro e técnico investido nos projetos continuados que visam o enfrentamento da pobreza.
  • E. Visa o pagamento dos auxílios natalidade e morte às famílias, cuja renda mensal per capita é inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.

Análise as afirmativas abaixo, identifique as que estão verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:

I. A pobreza estrutural pode ser entendida como um fenômeno que está enraizado no modelo econômico.

II. A pobreza conjuntural diz respeito às políticas corretivas e compensatórias.

III. As políticas de atendimento voltadas para a pobreza estrutural devem recompor a capacidade de auto-sustentação das pessoas e não substituílas, tornando-as dispensáveis quando superada a emergência.

  • A. Todas são verdadeiras.
  • B. I: falsa, II: verdadeira e III: falsa
  • C. I: verdadeira, II: verdadeira e III: falsa.
  • D. I: verdadeira: II: falsa e III: falsa
  • E. Todas são falsas.

Ao atuar predominantemente na esfera pública, mas também na privada, o assistente social se depara com a existência de organizações não-governamentais (ONGs) que já garantiram seu lugar na sociedade civil. Presentes no espaço comunitário constituem-se não apenas como novos interlocutores, mas como parceiros potenciais para o desenvolvimento da ação. Acerca das ONGs, julgue os itens que se seguem:

I. As ONGs brasileiras nasceram, majoritariamente, nas três últimas décadas, relacionadas aos movimentos sociais populares, às igrejas e ao movimento sindical, exercendo, fundamentalmente, atividades de consultoria e assessoria a esses movimentos.

II. Alguns governos, notadamente nas administrações populares, ao investirem na redefinição das relações com as entidades que atuam junto aos movimentos sociais e outros segmentos da população subalternizada, têm evitado estabelecer parceria com as ONGs.

III. Não cabe às ONGs acabar com o Estado ou pretender substituí-lo, mas colaborar para a sua democratização. Esse caminho, o da democratização da sociedade, que garante o desenvolvimento social, supõe a capacidade de passar da resistência para a proposta.

IV. Para atuar de forma eficiente, as ONGs devem compor e(ou) ampliar seus quadros técnicos com especialistas e assessores cada vez mais capacitados. Mesmo com essa estrutura, as entidades não correm riscos de burocratização.

V. As ONGs não podem ser tratadas como um bloco homogêneo, pois são bastante diferenciadas em termos de composição, objetivos e desempenho, exigindo um constante esforço de diversificação, resguardadas suas características mais gerais. Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

  • A. Todas são verdadeiras.
  • B. I: verdadeira, II: verdadeira, III: falsa, IV: verdadeira e V: falsa.
  • C. I: falsa, II: verdadeira, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • D. I: verdadeira, II: falsa, III: verdadeira, IV: falsa e V: verdadeira.
  • E. Todas são falsas.

Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta. Quanto às atitudes profissionais apropriadas ao nível de conhecimento e habilidades do assistente social na operacionalização de programas de política social se incluem:

I. Apreender e interpretar a significação social da política social dirigida à área comunitária bem como as implicações de suas contínuas alterações em face dos interesses da população usuária.

II. Desencadear processos educativos com base na implantação dos projetos institucionais, fazendo destes um meio eficaz de refletir com a população as causas dos seus problemas cotidianos, e o que fazer ante eles.

III. Descobrir processos educativos capazes de ajudar a comunidade a refletir sobre a realidade da política social de que está usufruindo, descobrindo os limites e as implicações dessa política.

IV. Conduzir o processo pedagógico de tal forma que a população não exija espaços nos serviços públicos, o que ajudará a evitar a criação de atitudes de cooptação.

V. Conduzir o processo pedagógico de modo a limitar a participação comunitária, tentando unificar visões e avaliando as experiências populares infrutíferas.

  • A. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • B. I: verdadeira, II: verdadeira, III: verdadeira, IV: falsa e V: falsa.
  • C. Todas são verdadeiras.
  • D. I: falsa, II: falsa, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • E. I: verdadeira, II: falsa, III: verdadeira, IV: falsa e V: verdadeira.

A intervenção profissional junto à família do adolescente que responde à medida sócio-educativa exige uma fundamentação teórica e metodológica, sustentada pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da profissão. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A família deve ser entendida no contexto das relações histórico-sociais como instituição que se constitui e se reconstitui no processo de socialização.
  • B. A dinâmica de uma família empobrecida ou nãoconvencional é suficiente para que tal família seja considerada desestruturada.
  • C. Novos arranjos familiares constituem-se desvios e/ou famílias desestruturadas.
  • D. A família deve ser compreendida a partir de sua composição, tomando-se o modelo nuclear como ideal.
  • E. A família desestruturada deve ter contato restrito com o adolescente que responde às medidas sócio-educativas evitando-se a orientação desviante de sua conduta.
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