Lista completa de Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o serviço social, no sentido de articular a produção de conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto, julgue os itens de 104 a 109.
A análise situacional, categoria de estudo de caso do tipo pesquisa qualitativa, pode ser realizada em eventos específicos que ocorram em uma organização, como, por exemplo, a greve de servidores da saúde.
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A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o serviço social, no sentido de articular a produção de conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto, julgue os itens de 104 a 109.
Recomenda-se que, na pesquisa qualitativa, as questões éticas sejam tratadas somente na etapa de análise dos dados, como forma de garantir o cumprimento das etapas de maneira independente.
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A pesquisa se revela como potencialidade e desafio para o serviço social, no sentido de articular a produção de conhecimento e a prática profissional. Quanto a esse assunto, julgue os itens de 104 a 109.
A pesquisa-ação é entendida como um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida em estreita associação com a resolução de um problema coletivo.
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A metodologia pode ser pensada como uma estratégia flexível de ação na articulação do específico da profissão em um determinado contexto. Não se trata de induzir o geral do particular, mas de compreender e explicar o processo de trabalho nas relações complexas em que se dá a prática. É preciso que a reflexão sobre a metodologia supere o formalismo, o empirismo e também o ecletismo. Acerca de aspectos diversos associados a esse tema, julgue os itens subsequentes.
O ecletismo possui uma direção definida, pois soma e confronta elementos de diferentes teorias e propostas de forma crítica.
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A metodologia pode ser pensada como uma estratégia flexível de ação na articulação do específico da profissão em um determinado contexto. Não se trata de induzir o geral do particular, mas de compreender e explicar o processo de trabalho nas relações complexas em que se dá a prática. É preciso que a reflexão sobre a metodologia supere o formalismo, o empirismo e também o ecletismo. Acerca de aspectos diversos associados a esse tema, julgue os itens subsequentes.
O empirismo se caracteriza pela experimentação inspirada nas situações pessoais, no basismo, na projeção de cada caso.
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Funcionalismo e dialética são manifestações do pensamento social que têm origem histórica e propostas diferenciadas na definição de encaminhamentos teóricos e práticos. Acerca dessas manifestações, julgue os próximos itens.
A dialética busca o oculto presente no todo, que é escondido pelas relações dadas.
Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos do relatório social, instrumento que reflete a qualidade dos outros instrumentos, podem estar relacionados à pesquisa que se elabora previamente, visando constatar elementos de uma dada realidade.
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Funcionalismo e dialética são manifestações do pensamento social que têm origem histórica e propostas diferenciadas na definição de encaminhamentos teóricos e práticos. Acerca dessas manifestações, julgue os próximos itens.
O funcionalismo se atém à compreensão do dado.
Pesquisas do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das IFES brasileiras, realizadas pelo FONAPRACE, nos períodos de 1996-1997 e 2003-2004, revelam que os estudantes das classes C, D e E não dispõem de recursos para suprirem suas necessidades básicas e, ainda menos, para as despesas típicas do universitário. Para o desempenho do seu papel social, o estudante precisa de livros, equipamentos de aprendizagem prática, acesso à informação, e, além disso, participar de eventos acadêmicos e culturais. Com relação ao trabalho do serviço social com a assistência estudantil, julgue os itens subsequentes.
Na abordagem em rede social, o profissional utiliza o olhar e a escuta, por isso precisa ser sensível e atento ao gesto, à palavra e ao silêncio, tanto seu quanto da pessoa a que ele atende, pois esta também carrega o significado das relações sociais.
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Funcionalismo e dialética são manifestações do pensamento social que têm origem histórica e propostas diferenciadas na definição de encaminhamentos teóricos e práticos. Acerca dessas manifestações, julgue os próximos itens.
Contrapor funcionalismo e dialética é suficiente para desenvolver a prática e a teoria do serviço social.
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