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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto abaixo como referência inicial e considerando o documento Políticas e Programas do MDS, julgue os seguintes itens.
A criação do MDS representou a centralização das políticas sociais na órbita do governo federal, afastando as iniciativas da sociedade civil.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da definição de instituição, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva histórico-estrutural do serviço social, que se apóia na categoria da totalidade, não se deve fazer distinção entre os conceitos de instituição e organização.
Considerando as estratégias e procedimentos teóricometodológicos de que o assistente social poderá lançar mão ao se deparar com a situação de uma família em condições de vulnerabilidade, tais como: baixa renda familiar, desemprego, longa distância entre a casa e a escola mais próxima, condições precárias de habitabilidade, uso de substâncias psicoativas por um de seus integrantes, julgue os próximos itens.
O profissional deve elaborar parecer e emitir opinião detalhada, com enfoque subjetivo acerca da situação vivenciada pela família, objetivando preservar sua especificidade profissional bem como a singularidade da família em questão.
No contexto da reforma psiquiátrica no Brasil, a reabilitação psicossocial
pode ser considerada não somente uma tecnologia, mas, também, uma exigência ética e uma estratégia que implica uma política geral de serviços em saúde mental.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da definição de instituição, julgue os itens seguintes.
A instituição deve ser compreendida como o ponto de convergência das instâncias econômicas, políticas e ideológicas. Na análise institucional concreta, ela é o lugar onde se concretizam as práticas e relações sociais.
Julgue os itens a seguir, acerca da intervenção do assistente social, na construção e no desenvolvimento do projeto políticopedagógico.
A função educativa desenvolvida pelo assistente social é tensionada pela reestruturação produtiva e pelas reformas institucionais de orientação neoliberal, que provocam inflexões no âmbito de atuação profissional, podendo fortalecer o deslocamento da responsabilidade do Estado para a sociedade civil.
A partir de 1991, com a apresentação de projeto de lei, que instituía um programa de renda mínima, ganhou impulso, no Brasil, o debate sobre programas de transferência de renda. Entretanto, somente no final de 1997, ocorreu uma iniciativa do governo federal de criação de um programa de abrangência nacional, precedido de algumas experiências locais. A partir desse período, foram implementados vários programas de transferência de rendas. Com relação a esses programas, julgue os itens a seguir.
As condicionalidades existentes no PBF caracterizam-se por compromissos nas áreas de educação, saúde e assistência social e devem ser assumidos pelas crianças para que lhes seja assegurada a continuidade dos benefícios do referido programa.
Julgue os itens a seguir, acerca da intervenção do assistente social, na construção e no desenvolvimento do projeto políticopedagógico.
Na perspectiva multidisciplinar, a intervenção do assistente social, em suas diversas frentes de trabalho, leva em consideração a interação entre os múltiplos objetivos e os distintos saberes.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às questões de significativa repercussão na vida social e do trabalho, julgue os próximos itens.
A tendência de estabilização da epidemia de AIDS ocorre graças à estratégia de integrar prevenção e assistência, contar com a participação direta da sociedade civil e do setor privado, particularmente, das organizações de pessoas que vivem com HIV/AIDS.
A partir de 1991, com a apresentação de projeto de lei, que instituía um programa de renda mínima, ganhou impulso, no Brasil, o debate sobre programas de transferência de renda. Entretanto, somente no final de 1997, ocorreu uma iniciativa do governo federal de criação de um programa de abrangência nacional, precedido de algumas experiências locais. A partir desse período, foram implementados vários programas de transferência de rendas. Com relação a esses programas, julgue os itens a seguir.
Entre os vários programas de transferência de renda no Brasil, destaca-se, como eixo central, a articulação da transferência monetária com a obrigatoriedade de freqüência à escola por parte de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
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