Lista completa de Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não se pode falar de Estado sem relacioná-lo à sociedade, e viceversa, pois, historicamente, uma instância depende da outra. Ao mesmo tempo em que se influenciam mutuamente, apresentam distintas concepções, bem como diferentes entendimentos acerca de suas relações. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
A regulação do mercado pelo Estado ocorre pela capacidade de este realizar elevados investimentos econômicos bem como criar empregos formais e seguros, fortalecendo o seu papel de guardião dos direitos de cidadania.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. A partir desse conceito de segurança alimentar e nutricional, julgue os itens a seguir.
Caso um agricultor familiar da região rural do Vale do Jequitinhonha (MG), participante do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), venda a sua produção, sem licitação, ao governo local, por preço de venda que não seja superior ao praticado nos mercados regionais, o processo de compra será considerado legalmente correto.
Não se pode falar de Estado sem relacioná-lo à sociedade, e viceversa, pois, historicamente, uma instância depende da outra. Ao mesmo tempo em que se influenciam mutuamente, apresentam distintas concepções, bem como diferentes entendimentos acerca de suas relações. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
A partir de 1980, ganhou relevância uma nova ortodoxia econômica, que ficou conhecida como neoliberalismo, por ser, de fato, o velho liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado e da produção flexível.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da violência e das gangues, julgue os itens seguintes.
I A violência dos jovens nas gangues pode ser compreendida pelo extravasamento de sentimentos de ódio, inveja destrutiva e ímpetos de vingança, e identificada como característica própria das pessoas e classes economicamente carentes.
II Uma das características das gangues é a predominância da agressividade, muitas vezes com requintes de perversidade e de crueldade.
III Uma gangue se organiza em torno da idealização da violência, cujo significado se expressa pela audácia e pela valentia.
IV Recomenda-se, para enfrentamento da situação dos jovens que pertencem a gangues, reavaliar os valores e os mal-entendidos entre as gerações, de modo a resgatar o diálogo entre pais e filhos.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Não se pode falar de Estado sem relacioná-lo à sociedade, e viceversa, pois, historicamente, uma instância depende da outra. Ao mesmo tempo em que se influenciam mutuamente, apresentam distintas concepções, bem como diferentes entendimentos acerca de suas relações. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Na linguagem política, a noção de governo assemelha-se à noção de Estado, tendo em vista que ambos se caracterizam por relações de dominação, constituídos por pessoas jurídicas e órgãos que exercem o poder político ou a dominação em determinada sociedade.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca das atividades de profissionalização de adolescentes.
A obrigatoriedade de realização de atividades deve ser planejada independentemente de sua utilidade prática para o grupo ou para a sociedade, considerando a natureza essencialmente corretiva junto a adolescentes que cometem atos infracionais.
A participação dos adolescentes na definição das atividades produtivas a serem desenvolvidas deve ser evitada para garantir o cumprimento das normas e disciplinas.
Recomenda-se adotar concepção de trabalho educativo em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do adolescente prevaleçam sobre o aspecto produtivo.
Ao adolescente aprendiz, ou seja, com idade de até doze anos, deve ser pago salário, cujo valor não pode ultrapassar o limite de R$ 380,00.
Não se pode falar de Estado sem relacioná-lo à sociedade, e viceversa, pois, historicamente, uma instância depende da outra. Ao mesmo tempo em que se influenciam mutuamente, apresentam distintas concepções, bem como diferentes entendimentos acerca de suas relações. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para se legitimar e construir a sua base material de sustentação, o Estado necessita se relacionar, de forma prioritária, com as classes sociais menos favorecidas, tendo em vista que estas demandam maior atenção de sua parte.
Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.
O sistema de seguridade social atual teve início com as primeiras legislações da previdência, como a Lei Eloy Chaves, de 1923.
Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.
A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, permitiu a responsabilização pela oferta dos serviços educacionais entre as esferas de governo, ficando sob a responsabilidade da União a oferta do ensino fundamental.
Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.
O Sistema Brasileiro de Proteção Social conta hoje com duas políticas de caráter universal, cujo acesso é garantido à população inteira, independentemente de condicionalidade: a saúde e o ensino fundamental.
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