Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, é fundamentada em conhecimentos advindos da experiência, de observações controladas, de pesquisas, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os aspectos relativos à comunicação e à criatividade estão intimamente vinculados à efetiva participação do grupo no meio em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

O assistente social judiciário ou forense atua em diferentes órgãos e setores do Poder Judiciário, intervindo prioritariamente nas varas da infância e juventude e nas varas de família e sucessões dos tribunais de justiça. Para atuar eficientemente no Poder Judiciário, o profissional de serviço social deve

executar determinados procedimentos técnicos como o plantão, a triagem, a orientação social e o encaminhamento a recursos comunitários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para intervir na área social, o assistente social recorre a processos de planejamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A função essencial do planejamento, como instrumento técnico, é aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de adoção de decisões, elementos de juízo para apreciar as situações e dados para a aferição das tendências e projeções futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

O assistente social judiciário ou forense atua em diferentes órgãos e setores do Poder Judiciário, intervindo prioritariamente nas varas da infância e juventude e nas varas de família e sucessões dos tribunais de justiça. Para atuar eficientemente no Poder Judiciário, o profissional de serviço social deve

ter uma prática de operacionalização de direitos, compreender os problemas sociais e suas inter-relações com o sistema de justiça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para intervir na área social, o assistente social recorre a processos de planejamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A função do planejador deve ser exercida de maneira distanciada de suas opções no contexto das relações sociais, uma vez que a realidade é objetiva e as opções são científicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para intervir na área social, o assistente social recorre a processos de planejamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A dimensão ética do planejamento decorre do fato de ele favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia que possibilite soluções científicas para os problemas e que, por outro lado, viabilize a centralização do poder e o aumento de sua eficácia controladora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para intervir na área social, o assistente social recorre a processos de planejamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento exige, além das competências teórico-práticas e técnico-operativas, uma competência ético-política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para intervir na área social, o assistente social recorre a processos de planejamento. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Para que o planejamento se efetive na direção desejada é fundamental que se faça a leitura da realidade (condições objetivas), desconsiderando-se as condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista de ajuda ou entrevista de compreensão ou ainda entrevista centrada no cliente é um método aplicável à relação de assistência social. A entrevista de ajuda é indicada

nos casos em que o cliente não quer participar de uma entrevista desse gênero ou não coopera, ou seja, em situações em que ele recusa ajuda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista de ajuda ou entrevista de compreensão ou ainda entrevista centrada no cliente é um método aplicável à relação de assistência social. A entrevista de ajuda é indicada

nos casos em que o cliente possui um poder de reflexão nulo ou insuficiente, como é o caso de crianças de pouca idade, deficientes mentais e pessoas senis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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