Lista completa de Questões de Serviço Social da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na bibliografia estudada, podem ser considerados como mecanismos e/ou instâncias de controle social, EXCETO
De acordo com as análises feitas por Maria Lúcia Barroco (2010), no livro intitulado Ética Fundamentos sócio-históricos, seria INCORRETO afirmar:
Fazem parte da dimensão técnico-operativa do Serviço Social os seguintes instrumentos de trabalho, EXCETO
Iamamoto (2007), fundamentada em outros autores como Netto (1992), destaca que os assistentes sociais foram legitimados, historicamente, por atuarem na linha de frente das relações entre população e instituição, e na execução de políticas sociais. No entanto, os processos históricos e as transformações de ordem econômica, social e política, a esse exemplo, abriram outras possibilidades para que esses profissionais desenvolvessem o seu trabalho, em distintos espaços sócio-ocupacionais. Entre esses espaços e possibilidades de atuação do assistente social, atualmente reconhecidas pela categoria profissional, só NÃO pode ser considerado(a):
As particularidades do Serviço Social são apresentadas por diversos autores, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Iamamoto (2007), em seu livro Serviço Social em tempo de capital fetiche, apresenta algumas das principais teses que versam sobre os fundamentos históricos, teóricometodológicos do Serviço Social, evidenciando os principais impasses analíticos acerca do trabalho do assistente social. Com base no exposto e nos argumentos apresentados pela autora, indique a alternativa que explicita, erroneamente, uma dessas referidas teses:
Classifique, como verdadeiro (V) ou falso (F), os conteúdos apresentados abaixo, que versam sobre o Serviço Social.
I - O trabalho do assistente social se insere numa relação de compra e venda de mercadorias, em que sua força de trabalho é mercantilizada. O profissional de Serviço Social, nesse sentido, é também considerado um intelectual. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).
II - A questão social, como elemento genérico e particular, é consensualmente reconhecida como objeto e matéria-prima do Serviço Social. (FALEIROS, 2005).
III - Pensar a instrumentalidade do Serviço Social é mobilizar, e potencializar instrumentais importantes para o desenvolvimento de atividades pragmáticas e que se apresentam, de forma imediata, na cotidianidade dos assistentes sociais. (GUERRA, 1995).
IV - Metodologia ou método não consiste num conjunto de etapas, numa série de recomendações. Metodologia implica a análise das condições e das forças em presença, para empreender uma ação, com a crítica dos caminhos possíveis e das consequências previsíveis teórica e praticamente. (FALEIROS, 2005).
V - O Serviço Social, durante o Movimento de Reconceituação, autoafirmou-se como ciência, como campo do saber social, responsável pela construção de métodos específicos, pela teorização e enfrentamento das expressões da questão social. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).
VI - O positivismo impregnou a estrutura do Serviço Social, produzindo determinações à profissão que se combinam às determinações gerais do capitalismo e potencializam o entendimento acerca da dicotomia estabelecida entre teoria e prática. (GUERRA, 1995).
Com base na classificação realizada, indique a única alternativa que pode ser considerada CORRETA.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Análises mais adensadas sobre a racionalidade subjacente aos modos, às formas de ser e pensar o Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, são realizadas por Yolanda Guerra (1995), em várias de suas produções intelectuais, tais como no livro A Instrumentalidade do Serviço Social. Particularmente, ao situar o debate sobre as influências teórico-metodológicas e as concepções que fetichizam os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais, a autora explicita, de forma crítica, o movimento entre conservadorismo e renovação, que mobiliza a intervenção dos assistentes sociais. Nesse sentido, ao ter como parâmetro os argumentos por ela apresentados, é possível estabelecer a seguinte correlação entre essas influências, formulações e concepções fetichizadas:
A autora Ana Elisabete Mota, no texto Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista, publicado no livro Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais (CFESS/ABEPSS, 2009), evidencia que a integração do Brasil à ordem econômica mundial, a partir de 1990, foi determinada pelo capital financeiro sob a égide neoliberal. Tal ocorrência provocou consequências de todas as ordens, e estas, por sua vez, também provocaram alterações no processo de políticas públicas deste país. Com base nos estudos feitos por Mota (2009), só NÃO pode ser apontada como uma dessas consequências:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...