Questões de Serviço Social da Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

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Ao avaliar direitos e benefícios estabelecidos e assegurados por um determinado programa social, constituem indicadores:

1) direção dos gastos, aplicação dos recursos e critérios para o atendimento das demandas. 2) natureza e tipo de direitos e benefícios previstos e/ou implementados.

3) mecanismos e procedimentos de gestão e de intervenção.

4) expressões de satisfação dos dirigentes.

5) formas e mecanismos de articulação com outras políticas e programas sociais.

 Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    3, 4 e 5.

  • B.

    1, 2 e 5.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    2 e 5.

  • E.

    1.

Na perspectiva de que as políticas sociais se desenvolvem num contexto contraditório, são elementos fundamentais que devem permear e estruturar o processo de análise e avaliação de políticas e programas sociais:

1) a visão do Estado como esfera pacífica, desprovido de interesses e luta de classe.

2) o significado das políticas públicas como resultado de decisões políticas dos técnicos responsáveis pelo planejamento das instituições governamentais.

3) o papel do Estado em sua relação com os interesses das classes sociais.

4) os sujeitos coletivos de apoio e/ou de resistência a determinada política social.

5) a configuração do financiamento e gastos como expressão da relação custo/benefício, eficácia e efetividade do programa.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    2, 4 e 5.

  • D.

    1 e 5.

  • E.

    3 e 4.

No planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas e programas sociais, o analista se orienta por uma concepção de direitos, cidadania e política que pressupõe o desenvolvimento social com sustentabilidade. Com essa perspectiva, na particularidade brasileira, o analista social de recursos hídricos:

  • A.

    adota a liberdade como valor universal, privilegiando as ações que se vinculam ao mercado, as parcerias com a sociedade civil e a descentralização com isenção de responsabilidade do Estado.

  • B.

    posiciona-se favoravelmente às omissões do Estado decorrentes de decisões constituídas por jogos de interesse.

  • C.

    privilegia a adoção de estratégias que visam à concretização dos direitos, à universalização do acesso aos recursos hídricos, sem contrariar os investimentos do capital e o “status” vigente.

  • D.

    valoriza iniciativas orientadas para a universalização do acesso aos direitos como uma via para equidade e justiça social.

  • E.

    implementa o ideário da sociedade solidária como garantia da descentralização e da lógica redistributiva.

As associações constituem hoje novas formas de ocupação do espaço público, contribuindo para a redefinição das relações entre sociedade/Estado. Acerca das associações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Devem participar do Estado enquanto espaço administrativo, mas não enquanto espaço de formação da opinião e vontade coletiva.

  • B.

    As associações recreativas, de ajuda mútua e religiosas, podem ser caracterizadas como predominantemente conflitivas porque tematizam problemas na área sociocultural.

  • C.

    As organizações do chamado “terceiro setor” se caracterizam por atividades públicas desenvolvidas por particulares que desenvolvem uma função social de resposta às necessidades sociais orientadas por valores de solidariedade, autorresponsabilização e individuação da ajuda.

  • D.

    Como entidades autônomas, as associações comunitárias se colocam como alternativas às formas de intervenção do Estado e abrem espaço para a superação das desigualdades sociais através da terceirização.

  • E.

    As ações do movimento associativista têm como eixo principal o apelo dirigido à solidariedade, visando ao desmonte da máquina estatal no setor das políticas públicas.

É característica da política pública:

  • A.

    ter vinculação com o Estado e com um agregado social (coletivo) que lhe demanda atenção e, ao mesmo tempo, se encarrega de prover e distribuir os bens públicos.

  • B.

    guiar-se pelo princípio do interesse comum, ou público, e da soberania dos governantes.

  • C.

    implicar sempre a intervenção do Estado, envolvendo atores governamentais e não governamentais, seja por meio de demandas ou apoios, seja mediante o controle democrático da sociedade.

  • D.

    estar relacionada a conflito de interesses e resultar de decisões regidas pela lógica do mercado, visando à legitimidade do poder instituído.

  • E.

    alocar e distribuir bens públicos, procurando garanti-los de forma democrática, segundo o mérito individual num contexto de relações de poder.

A discussão sobre política social como política pública remete à sua caracterização como ação pública. Isso quer dizer que política social se define como:

  • A.

    sinônimo de política estatal desenvolvida pelos governantes e regida pelo mercado.

  • B.

    estratégia para concretizar direitos sociais como uma variação do crescimento econômico e da reativação da responsabilidade de cada cidadão em relação à provisão de bem-estar.

  • C.

    instrumento de regulação e de coerção legitimado pela sociedade.

  • D.

    um conjunto de decisões e ações que resulta ao mesmo tempo de ingerências do Estado e da sociedade, visando à concretização de direitos sociais conquistados pela sociedade e incorporados nas leis.

  • E.

    um marco ou linha de orientação para a ação coletiva sob a responsabilidade de uma autoridade pública que se pauta pela soberania dos que governam e sob o controle do Estado.

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