Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o artigo 1o da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Decreto Legislativo no 186/2008 e Decreto no 6.949/2009, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de:
Médio prazo de natureza física e mental, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física e intelectual, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Médio prazo de natureza física e mental, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física, mental e intelectual, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
É vedado ao assistente social:
Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social.
Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética.
Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários, através dos programas e políticas sociais.
Empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usuários.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta o requisito fundamental no desenvolvimento do trabalho socioeducativo com grupos sociais/famílias. (Mortara e Pardini, 2004)
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Campos (2004) entende família como "um grupo doméstico, vivendo sob o mesmo teto, por consangüinidade ou afinidade, em geral envolvendo descendência e dividindo aportes de renda e recursos". Porém chama a atenção para a limitação desse entendimento.
Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
As relações familiares acontecem apenas entre pessoas consangüíneas que compõem o grupo doméstico.
As relações consangüíneas e por afinidade se processam para além do grupo doméstico, não criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas.
As relações consangüíneas e por afinidade se processam também para além do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas; tambem há pessoas que pertencem à cadeia genealógica e não estão verdadeiramente incluídas nessa rede familiar.
As relações familiares se processam apenas no contexto do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, não aceitando em nenhuma hipótese a participação de outras pessoas.
As relações consangüíneas e por afinidade não se processam também para além do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas; por outro lado, há pessoas que pertencem à cadeia genealógica e não estão verdadeiramente incluídas nessa rede familiar.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Dentre as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, não se inclui o (os):
Conselho de Assistência Social do Distrito Federal.
Os serviços de proteção especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, exigindo uma gestão compartilhada com o:
Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do executivo.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Qual das alternativas abaixo constitui dever do Assistente Social na sua relação com os usuários?
Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
Contribuir para a criação de mecanismos que venham burocratizar a relação com os usuários.
Contribuir para a viabilização da participação não efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
Esclarecer aos usuários, somente quando solicitarem, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O assistente social é um profissional habilitado a propor, elaborar e executar políticas, programas e serviços no âmbito governamental, empresarial e/ou da sociedade civil organizada. Estes espaços constituem um campo amplo de trabalho que, por meio de diversos programas, possibilitam ao assistente social o desenvolvimento de ações de enfrentamento à pobreza, à violência e à exclusão social. Considerando a especificidade do trabalho do profissional de Serviço Social, qual das alternativas abaixo melhor identifica a sua proposta?
Construir um projeto que possibilite uma sociedade mais justa e menos igualitária.
Construir um projeto que assegure os direitos sociais e a igualdade social dos menos favorecidos.
Construir um projeto ético-político que observe os direitos sociais e a justiça social entre os menos favorecidos.
Construir um projeto ético-político em busca da defesa dos direitos sociais, de uma sociabilidade mais justa e mais igualitária.
Construir um projeto que observe os direitos sociais e uma sociedade mais justa e menos igualitária.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa incorreta:
O pagamento do benefício de prestação continuada é transferido aos familiares em caso de morte do beneficiário.
Benefícios eventuais são aqueles que visam ao pagamento de auxílio por natalidade ou morte às famílias cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
A concessão e o valor dos benefícios eventuais são regulamentados pelos Conselhos de Assistência Social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante critérios e prazos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Poderão ser estabelecidos outros benefícios eventuais para atender a necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária, com prioridade para a criança, a família, o idoso, a pessoa portadora de deficiência, a gestante, a nutriz e nos casos de calamidade pública.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) poderá propor a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário mínimo para cada criança de até 6 (seis) anos de idade.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Refente ao público do Benefício de Prestação Continuada, é incorreto afirmar:
As pessoas que tiverem o perfil para participar do benefício devem apresentar os seguintes documentos: identidade do requerente e de seus familiares, comprovação de renda da família e comprovante de residência.
O total da renda mensal do idoso ou pessoa com deficiência e dos membros de sua família deve ser dividido pelo número de integrantes, bem como ser menor que ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.
O benefício deve ser solicitado ao INSS por meio de requerimento próprio, e deve ser preenchido e assinado pelo requerente responsável legal.
As pessoas idosas precisam comprovar ter 60 anos ou mais e as pessoas portadoras de deficiência precisam apresentar apenas o atestado médico. Em ambos os casos, a renda familiar per capta dos benefícios tem de ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.
As pessoas com deficiência deverão aguardar a convocação do INSS para a realização da perícia médica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...