Lista completa de Questões de Serviço Social da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Oliveira, ao problematizar os limites e as possibilidades na realização dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, destaca diversos fatores envolvidos. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes são ignorados quando se ocultam informações ou se dificulta o acesso aos serviços de saúde reprodutiva.
( ) A positivação nacional e internacional dos direitos humanos é suficiente para a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes.
( ) As forças capazes de transformar deveres em direitos são exclusivamente de ordem legal.
( ) A pesquisa revelou que os adolescentes podem contar com a confidencialidade por parte dos profissionais e sentem-se seguros para revelar suas dúvidas, inquietações e ensaios sexuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Guerra (2008), ao problematizar a racionalização do processo produtivo, discute a inserção do(a) assistente social na divisão social e técnica do trabalho. Considerando a visão da autora, analise as assertivas abaixo:
I. O processo de institucionalização da profissão vem com o intuito de facilitar a atuação dos monopólios e, ainda, de manter suas bases de legitimação ante as classes sociais no Brasil, para o que intervém na criação de organizações prestadoras de serviços sociais e assistenciais.
II. O serviço social enquanto um tipo de especialização do trabalho coletivo é intermediado por um contrato de compra e venda da sua força de trabalho, o qual vincula os assistentes sociais às organizações sociais públicas ou privadas.
III. O vínculo entre a força de trabalho dos(as) assistentes sociais se realiza por uma demanda do Estado e não do capital. Essa condição oferece autonomia no seu processo de trabalho.
Quais estão corretas?
Tonet (2013), apesar de reconhecer a fragmentação do conhecimento, faz uma crítica aos fundamentos da proposta da interdisciplinaridade. Considerando os argumentos do autor, analise as assertivas abaixo:
I. A forma atual do mundo, regida pelo capital, fundamenta e exige uma abordagem interdisciplinar para superar a fragmentação do saber.
II. As práticas interdisciplinares possuem uma visão de totalidade do processo social, o que permite uma compreensão desse mesmo processo superando a fragmentação e a aparência do fenômeno.
III. A interdisciplinaridade é uma solução equivocada para um problema mal equacionado, porque desfaz a dependência ontológica do conhecer em relação ao ser.
IV. A interdisciplinaridade pressupõe que a complexificação e a fragmentação são simplesmente resultados naturais do processo social, sendo a segunda uma consequência necessária da primeira.
Quais estão corretas?
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Moraes (2013) problematiza a relação da pesquisa com a prática profissional do Serviço Social na atualidade. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Serviço Social, a partir de sua organização acadêmico-política, tem se preocupado em formar profissionais capazes de realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais.
( ) Em relação às unidades de ensino, é possível perceber os impactos das políticas neoliberais do Estado brasileiro na redução de recursos para as atividades de pesquisa e na ampliação das universidades públicas sem investimento na qualidade do ensino e da pesquisa e extensão.
( ) Em relação aos profissionais de Serviço Social, é possível identificar, não raras vezes, que o discurso de valorização da pesquisa nem sempre alcança a prática. As justificativas são muitas: falta de tempo, excesso de atribuições, pouca disponibilidade de pessoal, ausência de recursos, etc.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Lessa (2013), considerando o momento atual, chama atenção para a necessidade de ampliarmos o debate sobre o trabalho de assistentes sociais no campo da educação. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando as reflexões feitas pela autora.
( ) A relação do Serviço Social na escola pública precisa ser compreendida somente nas determinações de ordem pedagógicas e de aquisição de saberes necessários ao mercado de trabalho.
( ) Percebe-se, desde 1990, a assistencialização da política educacional e dos espaços escolares. Uma das expressões atuais deste quadro é o Programa Bolsa Família (PBF), que tem como condicionalidades a matrícula e a frequência escolar.
( ) Os profissionais de Serviço Social precisam destacar em suas ações que somente a permanência e elevação dos níveis de escolaridade garantem o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes e a melhoria da escola.
( ) Na realidade contemporânea, educar é uma tarefa central para o capitalismo, visto que este solicita uma formação propedêutica para uma minoria e um aprendizado simplificado e voltado para o mercado às grandes massas populacionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Faleiros (2001) faz referência ao conceito de fortalecimento ou empowerment. Analise as assertivas abaixo, considerando as ideias defendidas pelo autor:
I. O conceito de fortalecimento ou empowerment é objeto construído de intervenção profissional.
II. Indivíduos sozinhos não têm condições de se fortalecer.
III. O Serviço Social, ao trabalhar o fortalecimento, pode prescindir o trabalho articulado em redes particulares e gerais.
Quais estão corretas?
Behring (2013), quando problematiza a lógica da alocação do fundo público do orçamento no Brasil, destaca os principais fundamentos de composição do fundo público, quais sejam:
I. No Brasil, existem três orçamentos que compõem o Orçamento Geral da União (OGU) desde a Constituição Federal de 1988: Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e Orçamento das Estatais.
II. No Brasil, criou-se, na Constituição de 1988, um Orçamento da Seguridade Social em separado, sob gestão do Estado, mas que sofre fortemente as injunções das disponibilidades de caixa.
III. O desenho do sistema de Seguridade Social brasileiro envolve direitos referentes à moradia, os quais são extremamente frágeis no Brasil.
Quais estão corretos?
Considerando o papel do mediador no processo definido por Sampaio e Castaldi (2014), analise as assertivas abaixo:
I. O mediador tem um papel definido como um árbitro no processo de mediação de conflito.
II. O mediador é um bom conselheiro, usando sua experiência para apontar qual o melhor caminho a ser seguido pelas partes.
III. O mediador não explora os conflitos interpessoais.
IV. O mediador deve orientar ambos ou um dos mediados a buscar informações úteis para melhorar a compreensão dos fatos relacionados ao conflito.
Quais estão corretas?
O paradigma da mediação busca mudanças. Tendo como parâmetro essa afirmação, constante em O que é mediação de conflitos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos elementos envolvidos nessas mudanças.
( ) Bens de patrimônios não são elementos envolvidos em mudanças.
( ) Não fazem parte dos elementos envolvidos em mudanças as crenças religiosas e os valores.
( ) A mediação busca mudanças em relacionamentos interpessoais.
( ) O poder, em suas diferentes acepções, é elemento de mudança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Barbosa (1998), o argumento para a requisição do trabalho do assistente social está circunscrito às ___________________ e às ________________ mantidas com as mesmas pelos sujeitos sociais carentes e de recursos privados de reprodução espiritual e material no contexto das sociedades urbano-industriais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...