Lista completa de Questões de Serviço Social da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A questão social é uma nominação surgida no século XIX, a partir das manifestações de miséria e pobreza provenientes da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização. (SERRA, R.M.S., 2000). Sobre a compreensão da questão social hoje, diante das profundas transformações societárias no mundo do trabalho, analise as afirmativas abaixo:
I A questão social é relacionada diretamente ao modo de produção capitalista, no bojo do processo de industrialização e do surgimento do operariado e da burguesia industrial.
II No capitalismo monopolista, a questão social era tratada com ações coercitivas pelo Estado, à medida que a força de trabalho respondia às refrações daquele mediante a organização e mobilização para o alcance de seus direitos sociais. Ou seja, era uma questão de polícia e não de política.
III Com o advento do capitalismo concorrencial a questão social tornou-se objeto de respostas institucionais por meio de políticas sociais como um mecanismo básico para a reprodução social da força de trabalho e de legitimidade das elites.
IV Pode-se considerar que o núcleo da questão social, no final do século XX, advém da desestabilização da condição de trabalho. Ou seja, uma sociedade atingida pelo desemprego e pela precarização do emprego é uma sociedade em estado de risco social, uma ameaça à integração social que advém da condição de estabilidade que o trabalho acarreta.
V O enfrentamento dos efeitos sociais do novo processo de reestruturação produtiva supõe mecanismos de ordens: econômica, ídeopolítica, sociocultural e institucional.
Estão corretas as alternativas:
I , lI e III.
I, lll e IV.
II, lV e V.
I, IV e V.
I, ll, Ill, IV e V.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Segundo SARTI (2010), a concepção de família vem sofrendo mudanças nas últimas décadas. Essas mudanças estão especialmente relacionadas com o impacto do desenvolvimento tecnológico em reprodução humana, que abalaram um modelo idealizado existente, ampliando as possibilidades de atuação da mulher no mundo social. Porém, conforme (BAPTISTA, 2010) a organização familiar ainda atua como ressonância, vítima e reprodutora do sistema e cultura, sendo necessário organizar o trabalho social com famílias de forma a garantir uma reflexão sobre os processos culturais básicos que podem tanto contribuir para mudanças como enraizar procedimentos. Sobre essa temática, marque a alternativa incorreta:
A Constituição Federal de 1988 instituiu alterações no que se refere à família, entre elas: a quebra da chefia conjugal masculina, tornando a sociedade conjugal compartilhada em direitos e deveres pelo homem e pela mulher; e, o fim da diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.
A família monoparental ganhou visibilidade no decorrer dos anos. Porém, ainda não há reconhecimento dessas famílias na legislação brasileira.
Trabalhar com famílias requer a abertura para uma escuta, a fim de localizar os pontos de vulnerabilidade, mas também os recursos disponíveis.
O trabalho com famílias deve ser algo sistemático, processual e contínuo.
São vários os enfoques pedagógicos no trabalho social com famílias, entre eles: aquele que reconhece que todas as pessoas são capazes de produzir conhecimento; o conhecimento e a informação são instrumentos necessários à modificação da realidade.
Iamamoto (2001) diz que ao falar sobre a prática profissional usualmente tem-se em mente o que o assistente social faz, ou seja, o conjunto de atividades que são desempenhadas pelo profissional. A leitura predominante é de que a prática profissional não deve ser considerada de maneira isolada, mas em seus condicionantes, sejam eles internos que dependem do desempenho do profissional ou externos determinados pelas circunstâncias sociais nas quais se realiza a prática do assistente social. Sobre esse debate, marque a alternativa incorreta:
A prática profissional é vista como a atividade do assistente social na relação com o usuário, os empregadores e os demais profissionais. Mas, como esta atividade é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza, distintas da prática e a ela externas, ainda que nela interfiram.
O assistente social, em função de sua qualificação profissional, dispõe de uma relativa autonomia teórica, técnica e ético-política na condução de suas atividades.
Os assistentes sociais são proprietários de força de trabalho qualificada, dispondo, de todos os meios e condições necessários para a efetivação de seu trabalho.
A relação do exercício profissional com a instituição; os recursos orçamentários para os programas sociais, as políticas sociais atinentes ao campo de trabalho, a questão social, não são componentes externos ao trabalho profissional, pois contribuem para moldá-lo tanto material quanto socialmente.
A matéria-prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da questão social em suas múltiplas manifestações, tal como vivenciadas pelos indivíduos sociais em suas relações sociais quotidianas, às quais respondem com ações, pensamentos e sentimentos.
O estudo social se expressa inerente à ação profissional, a descrição, a interpretação e a avaliação da situação, aspectos estes integrantes do relatório social (Guerriero, 1985 apud Fávero, 2011). Como expressão do estudo social, assinale a alternativa incorreta:
Na realização do estudo, o profissional pauta-se pelo que é expresso verbalmente e pelo que não é falado, mas que se apresenta aos olhos como integrante do contexto em foco.
No Judiciário, o assistente social constrói o estudo social, ou seja, constrói um saber a respeito da população usuária dos serviços, por meio de observações, entrevistas, pesquisas documentais e bibliográficas.
O laudo registra por escrito, e de maneira fundamentada, os estudos e conclusões da perícia, relacionado a uma área de formação profissional. Não isentando a interpretação com base no senso comum.
O conteúdo significativo do estudo social, expresso em relatórios ou no laudo social, reporta-se à expressão ou expressões da questão social e/ou à expressão concreta de questões de ordem psicológica.
O assistente social é autônomo no exercício de suas funções, o que se legitima, fundamentalmente, pela competência teórico-metodológica e ético-política por meio da qual executa seu trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...