Lista completa de Questões de Serviço Social da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Sá (2010) nos coloca que a interdisciplinaridade acontece por ascensão, ou seja, há níveis de conhecimento interdisciplinar. Com base na análise da autora, o nível mais alto de interdisciplinaridade denomina-se:
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2016
Granemann (2006) recupera o desenvolvimento histórico-social das políticas sociais no Brasil. De acordo com a autora, podemos afirmar que:
I. O marco de expansão das políticas sociais no Brasil foi a Constituição de 1988.
II. O período de maior expansão das políticas sociais no Brasil foi no contexto da Ditadura.
III. No Brasil, nos anos 1990, tivemos a consolidação do Estado de Bem-Estar Social.
IV. Nos anos 1990 e 2000 as políticas sociais foram assoladas pelas onda neoliberalizante.
Estão corretas:
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2016
Bravo (2006) indica-nos uma série de eventos afetos ao desenvolvimento histórico e social da Saúde no Brasil. Dentre esses eventos, a autora cita as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs). Considerando as colocações da autora sobre as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), julgue os itens abaixo:
I. O presidente das mesmas era nomeado pelo presidente das empresas e os patrões e empregados participavam paritariamente da administração.
II. As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas empregadoras e pelos empregados.
III. A criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) aconteceu em 1923 por meio da Lei Elói Chaves.
IV. As CAPs eram organizadas pelo Estado, de modo que só os grandes estabelecimentos tinham condições de mantê-las.
Estão corretos:
Guerra (2009) tornou-se célebre no Serviço Social por sua ampla colaboração no sentido da fundamentação teórica para sua profissão. Um dos conceitos elaborados por essa autora refere-se ao termo instrumentalidade. Considerando assim as colaborações de Guerra (2010) julgue as afirmativas abaixo:
I. O termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo idade tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo e por conseguinte,não se aplica ao Serviço Social.
II. A instrumentalidade é construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
III. A instrumentalidade no exercício profissional refere- se a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão.
IV. A instrumentalidade no exercício profissional refere-se apenas ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica).
Estão corretas as afirmativas:
lamamoto (2001) nos coloca acerca da necessidade de sintonizarmos o Serviço Social com os novos tempos. Dentre os aspectos indicados pela autora visando essa sintonização, indica a necessidade da profissão romper com a visão endógena. Essa visão endógena, corresponde a:
Analisando os processos de intervenção do Assistente Social na área da Saúde, Nogueira; Mioto (2006) indicam a necessidade de planejamento, ressaltando, dessa maneira, a necessidade do instrumental denominado plano. De acordo com as autoras, o plano pode ser compreendido como:
Granemann (2006) faz uma análise sobre as políticas sociais e sua relação com o Serviço Social. De acordo com a autora em tela a relação entre as políticas sociais e o Serviço Social teve um surgimento, o qual, pode ser precisado em:
Assinale a alternativa corrreta.
Mota (2006) nos coloca que as políticas sociais de Seguridade Social no Brasil apresentaram especificidades no que diz respeito a seu desenvolvimento histórico. Considerando o pensamento da autora, podemos inferir que constituem especificidades que demarcaram o surgimento e desenvolvimento da Seguridade Social brasileira:
I. As políticas sociais são produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores.
II. As intervenções em política social decorrem tão somente da evolução e do desenvolvimento das formas alternativas de caridade e ajuda.
III. O escopo da seguridade depende das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.
IV. As políticas sociais passam a ser institucionalizadas em decorrência da ausência da Igreja Católica em desempenhar tais intervenções.
Estão corretas as afirmativas:
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2016
Dentre os eventos que demarcaram, no Brasil, conforme Bravo (2006), o desenvolvimento histórico da Saúde no Brasil, sobretudo no quesito da participação popular na década de 80, podemos citar:
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2016
Conforme o documento Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde, o Assistente Social na área da saúde atua sob quatros grandes eixos. Selecione, dentre as assertivas abaixo, a que cita, corretamente, um dos eixos de atuação do Assistente Social na Saúde, de acordo com o documento citado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...