Questões de Serviço Social da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Considerando as afirmações abaixo:

I- O serviço social se torna possível como profissão institucionalizada como parte da estratégia do bloco do poder, que articula interesses homogeneizado pelo grande capital;

II- O serviço social se institucionaliza com o propósito subjacente de criar um tipo de socialização do operário às novas condições da vida industrial;

III- O serviço social surge e se expande a partir da ampliação da filantropia destinada à classe trabalhadora;

As determinações da institucionalização do serviço social é o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    I e III, apenas;

  • D.

    I, II, III;

  • E.

    II e III apenas.

A profissão do serviço social no Brasil se institucionalizou a partir dos anos 30. O seu processo de profissionalização e legitimação está vinculado à expansão das grandes instituições assistenciais. Causaram a institucionalização profissional e portanto sua legitimação os seguintes atores:

  • A.

    Estado, empresariado e movimentos sociais;

  • B.

    Estado, comunidades eclesiais de base e sistema bancário;

  • C.

    Estado, empresariado e igreja católica;

  • D.

    Igreja católica, universidades e movimentos dos trabalhadores;

  • E.

    Estado, igreja católica e sindicatos.

As políticas públicas de seguridade social no mundo capitalista tomam perfis diferenciados, a partir do pensamento Keynesiano, sugerindo modos diversos do Estado-Nação, isto é, a proteção social no âmbito de seu território. Assim sendo, as políticas públicas:

  • A.

    no Brasil, o Estado de Bem-estar social garantiu à sua população pactos da mesma ordem que os estabelecidos no primeiro mundo;

  • B.

    de seguridade social constituíram o que denominamos Estado de assistência à classe menos favorecida, nos países do terceiro mundo;

  • C.

    no Brasil, é o Estado de Bem-Estar social que consagrou, porque foi considerado a oitava potência econômica mundial;

  • D.

    nos países do terceiro mundo, introduzidos no chamado capitalismo tardio transnacional, porque já iniciaram a reversão da sua condição de colônia;

  • E.

    consagraram o que se costuma denominar estado do Bem-Estar Social ou Estado Providência, nos países capitalistas avançados.

O consequente fortalecimento da Política de Assistência Social como política de seguridade social e, portanto, como um direito do cidadão consolida os principais eixos a serem considerados para a gestão do trabalho na área da assistência social. São eles:

  • A.

    diretrizes nacionais para plano de carreira, cargos e salários, controle social da gestão do trabalho e princípios éticos;

  • B.

    princípios éticos, equipes de referência, diretrizes para a política nacional de capacitação, diretrizes nacionais para planos de carreira, cargos e salários, controle social da gestão do trabalho e regras de transição;

  • C.

    princípios éticos, equipes de saúde especializada, diretrizes para a política nacional de capacitação, diretrizes nacionais para planos de carreira, cargos e salários das equipes de saúde, e, regras de transições e princípios éticos;

  • D.

    organização do cadastro nacional de trabalhadores do SUAS, regras de transição e princípios éticos;

  • E.

    diretrizes nacionais para capacitação dos profissionais de assistência dentro de parâmetros específicos do conjunto das Categorias Profissionais.

A Previdência Social brasileira, como sistema de proteção ao trabalhador e sua família, esteve e está fortemente marcada pela lógica do:

  • A.

    Regime de simples repartição;

  • B.

    Regime de capitalização;

  • C.

    Seguro social;

  • D.

    Déficit previdenciário;

  • E.

    Imposto sindical.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência social no campo da proteção social brasileira. O SUAS comporta quatro tipos de gestão, dentre eles podemos assinalar:

  • A.

    Média complexidade;

  • B.

    Alta complexidade;

  • C.

    Proteção social básica;

  • D.

    Gestão Estadual;

  • E.

    Proteção social especial.

As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para:

  • A.

    a sociedade civil e os conselhos de direitos;

  • B.

    o gestor público e os usuários;

  • C.

    as entidades assistenciais e os usuários;

  • D.

    os usuários e os profissionais da assistência;

  • E.

    o gestor público e a rede socioassistencial.

A proteção social na Assistência Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Quais são as proteções afiançadas pela Assistência Social e aonde as ações previstas são desenvolvidas, respectivamente?

  • A.

    A transferência de renda e a prestação de serviço à comunidade / CRAS e CREAS.

  • B.

    A proteção social básica e a proteção social especial/ CRAS e CREAS.

  • C.

    A convivência familiar e a medida sócio-educativa /CREAS E CRAS.

  • D.

    A prestação de serviço à comunidade e o benefício de prestação continuada / CRAS e CREAS.

  • E.

    O abrigamento e o programa de atenção integral à família / CRAS e CREAS.

A noção de matricialidade sócio-familiar constitui uma das bases organizacionais do(a):

  • A.

    Sistema Único de Assistência Social;

  • B.

    Novo Código Civil;

  • C.

    Seguridade Social;

  • D.

    Estatuto da Criança e do Adolescente;

  • E.

    Sistema Único de Saúde.

Um desafio fundamental ao exercício profissional crítico é o de não desconsiderar uma agenda de pesquisa no processo de intervenção. Isso posto, é CORRETO afirmar que a pesquisa:

  • A.

    confere ao trabalho profissional um distanciamento necessário do sujeito em relação ao objeto de intervenção;

  • B.

    fortalece a natureza qualificável da profissão, na busca pela excelência na análise da relação custo-benefício;

  • C.

    concorre para justificar a sustentação teórica do sentido conservador do projeto ético-político da profissão;

  • D.

    confere ao trabalho um estatuto de argumento de autoridade e potencializa a transparência dos processos de intervenção;

  • E.

    concorre para justificar a necessidade de identificação dos argumentos institucionais aos profissionais.

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