Questões de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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Sobre a expressão “questão social” é afirma-se:

I. A expressão surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental que experimenta os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII: trata-se do fenômeno do pauperismo.

II. O desenvolvimento capitalista produz compulsoriamente a questão social.

III. A tese sustentada por José Paulo Netto em seu texto “Cinco Notas a Propósito da Questão Social” é que, em função das novas configurações societárias a partir do século XXI, é possível se falar em uma “nova questão social”.

IV. As expressões da questão social podem ser resolvidas e superadas com vontade política e bons investimentos públicos.

Está(ão) CORRETA(s):

  • A.

    Somente as alternativas II e III.

  • B.

    Somente as alternativas II e IV.

  • C.

    Somente as alternativas I e IV.

  • D.

    Somente as alternativas I e II.

  • E.

    Somente as alternativas II, III e IV.

Segundo José Paulo Netto em seu texto “Cinco Notas a Propósito da Questão Social” publicado na Revista Temporalis, a expressão “questão social” começou a ser utilizada:

  • A.

    Esse termo começou a ser utilizado somente no início do século XX.

  • B.

    Esse termo foi utilizado desde o século XVI e permaneceu durante todo o chamado período Iluminista.

  • C.

    No final do século XIX os filantropos começaram a fazer uso do termo.

  • D.

    Esse termo é uma expressão recorrente utilizada durante todo o período da sociedade medieval.

  • E.

    Na terceira década do século XIX e foi divulgada até metade daquela centúria por críticos da sociedade e filantropos nos mais variados espaços do espectro político.

Segundo a Política Nacional de Assistência Social, considere as assertivas a seguir:

I. “Significa a adesão do município ao sistema em um grau preliminar, onde esse apenas executa os serviços e administra as transferências já efetuadas antes da implantação do SUAS”.

II. “Caracterizada pelo aspecto antecipador e proativo para evitar o agravamento de vulnerabilidades, atua na redução do risco social nos territórios”.

III. “É onde o município compromete-se com a cobertura de proteção social básica e com a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais que fortalecem vínculos familiares e comunitários”.

IV. “É a unidade pública estatal de prestação de serviços especializados a pessoas com seus diretos violados”.

V. “É onde o município possui condições para executar a gestão total da ações de assistencial social”

As assertivas correspondem às definições dos seguintes conceitos, respectivamente:

  • A.

    Gestão Básica, Proteção Social Básica, CREAS, Gestão Plena e Gestão Inicial.

  • B.

    Gestão Inicial, Proteção Social Básica, Gestão Básica, CREAS e Gestão Plena.

  • C.

    Gestão Plena, CREAS, Gestão Inicial, Proteção Social Básica e Gestão Básica.

  • D.

    Proteção Social Básica, Gestão Inicial, Gestão Básica, CREAS e Gestão Plena.

  • E.

    Gestão Inicial, Gestão Básica, Gestão Plena, Proteção Social Básica e CREAS.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) devem ser implantados em:

  • A.

    Áreas de concentração urbana e rural de famílias, independente de sua condição social, pois a assistência social é uma política universal à qual por lei todos têm direito de acesso.

  • B.

    Áreas com grande contingente de famílias desestruturadas, território no qual o CRAS pode pensar estratégias de estruturação psicossocial destas famílias, tendo como referência a matricialidade familiar.

  • C.

    Áreas com concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social para executar ações de proteção social básica e especial, sobretudo aquelas que visam a institucionalização e cuidados de crianças, adolescentes, portadores de deficiência e idosos que as famílias não conseguem manter.

  • D.

    reas com concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social para executar ações de proteção social básica.

  • E.

    Áreas com concentração de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social para executar ações de proteção social especial.

A editora Cortez, em 2003, publicou o livro intitulado: “O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos”. Segundo esse livro, no que se refere à elaboração do estudo social, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O estudo socioeconômico deve ser encaminhado, junto com o parecer, aos setores solicitantes.

  • B.

    O órgão requisitor, quando da solicitação do parecer, pode determinar os instrumentos de estudo e observação (visita domiciliar, entrevista com os colaterais, etc) que o assistente social deverá utilizar para a elaboração do parecer.

  • C.

    Ao realizar a entrevista, explicitar para o usuário os objetivos, buscando uma postura horizontal com o entrevistado.

  • D.

    A coleta de dados no processo de elaboração do parecer tem como objetivo a comprovação de informações fornecidas pelo usuário.

  • E.

    Não cabe ao assistente social fornecer explicações ao usuário quanto ao processo realizado, às exigências institucionais e legais, bem como quanto à conclusão do estudo realizado e sim cabe ao advogado que acompanha o processo.

Myrian Veras Baptista, (2000, pp.113-114), afirma: “a avaliação é o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. [...] elementos fundamentais da dialética são reconhecíveis no momento da avaliação”.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo a autora, a “dimensão da contradição” presente no momento da avaliação no processo de planejamento:

  • A.

    Não pode ser esquecido que as determinações da sociedade maior se impõem na conjuntura e na ação que se realiza no trabalho localizado.

  • B.

    A avaliação é uma negação do planejado e do realizado para superação. Quando se avalia, coloca-se em questão a proposta, sua realização e seus resultados.

  • C.

    A ação planejada, objeto do planejamento, ocorre no cotidiano, diante das questões imediatas, e o que vai determinar o desempenho é o controle que o planejador e o executor do planejamento tenham sobre as variáveis da objetividade posta pela sociedade.

  • D.

    Nesta dimensão, não se trata de apenas recuperar o processo histórico, mas também de saber interpretá-lo e reconstruí-lo na particularidade da intervenção.

  • E. Na avaliação, será feita, a partir do presente, uma análise crítica do passado, tendo-se a perspectiva de uma intencionalidade social que não está explícita na prática imediata e tem de ser apreendida através da busca de sua significação social.

Segundo Myrian Veras Baptista (2000, p.97), “A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão.” Nesse sentido, considere as assertivas a seguir:

I. Quando o documento se dedica a um setor, uma área ou a uma região.

II. Quando o documento se refere a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro.

III. Quando o documento se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção.

IV. O documento é o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

 V. O documento delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidade.

Cada assertiva refere-se respectivamente a:

  • A.

    Programa, plano, projeto, projeto, plano.

  • B.

    Plano, programa, projeto, plano, programa.

  • C.

    Projeto, programa, plano, plano, projeto.

  • D.

    Programa, projeto, programa, plano, plano.

  • E.

    Plano, plano, programa, projeto, plano.

Segundo Martinelli (1994, p.137), “instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional”. Para Magalhães (2003, p.43), “a utilização do instrumental pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face ou por meio da escrita. No primeiro caso, estão a entrevista, o grupo, a reunião de equipe, a visita domiciliar e, no segundo, os relatórios e os laudos.” Tendo presente a entrevista enquanto instrumental do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indícios importantes para avaliação. Tal fato significa “falar igual”, para que o usuário se sinta à vontade e acolhido.

  • B.

    Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco, ou seja, deixa o usuário falar à vontade; mesmo que este seja prolixo e repetitivo, não há pressa.

  • C.

    Quando na entrevista é utilizado um roteiro, este não pode se caracterizar como questionário.

  • D.

    Na relação de igualdade estabelecida com o usuário é permitido ao profissional de Serviço Social estabelecer críticas e aconselhar os usuários sobre seus serviços.

  • E.

    Silêncios também são diálogos que comunicam mensagens, por isso o assistente social deve interrompê-los e questionar o usuário quanto ao seu significado.

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