Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
O profissional de Serviço Social experimenta o desafio de levar a efeito a ruptura com a atividade burocrática e rotineira que o reduz à condição de mero profissional executivo. Para Iamamoto, tal ruptura impõe ao assistente social:
atenção suficiente para perceber as alternativas que estão postas e dadas na realidade social.
a busca por apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades nela presentes passíveis de serem impulsionadas por ele.
o desenvolvimento da capacidade de mobilizar os sentimentos de justiça e respeito nas populações que são alvo das políticas públicas.
o aguçamento de seu senso de oportunidade, para não deixar escapar as chances de minimizar os problemas dos usuários das políticas públicas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
As Audiências Públicas previstas na Elaboração de EIA/RIMA visam
melhorar o EIA/RIMA.
impedir o Licenciamento Ambiental.
discutir o RIMA com a Comunidade .
apresentar o EIA à Sociedade.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
Ao idoso é reservado o direito de opção pelo tratamento de saúde que entenda como o mais favorável para si. Mas, quando o idoso não se apresenta em condições de realizar essa opção, cabe ao familiar ou curador fazê-la em seu nome. Há, no entanto, duas outras circunstâncias em que o médico é quem procede tal escolha. Essas circunstâncias são:
a necessidade imediata de desocupação de leitos em hospitais públicos; a concorrência de atendimento de urgência entre o idoso e a criança e o adolescente.
aquelas em que a manutenção do paciente idoso em regime de internação hospitalar representa tão somente ônus aos cofres públicos, uma vez que a enfermidade que os acomete, via de regra, é crônica; quando o idoso está em estágio terminal
a inexistência de curador ou familiar; a não disponibilidade de tempo hábil para consulta ao curador ou familiar, em razão do risco iminente que a vida do idoso corre
inexistentes, pois a Lei Federal N° 10741, de 1° de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso –, prescreve que, em hipótese alguma, o médico pode realizar, por si próprio, a escolha do tratamento a ser dispensado ao paciente idoso
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
Na efetivação do direito de crianças e adolescentes à vida e à saúde, fica incluída, dentre outras, a garantia de que
além de proporcionar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitarem, o Poder Público também forneça gratuitamente medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação àqueles que deles necessitarem.
por um período de doze anos, os hospitais e os estabelecimentos de atenção à saúde, quer públicos quer particulares, manterão o registro, em prontuários individuais, dos atendimentos realizados à criança e à gestante
pelo menos, as unidades hospitalares públicas procedam a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido.
aos filhos de mães privadas de liberdade, seja fornecido gratuitamente todo suprimento alimentar de que necessitam, tendo em vista que não mais se aconselha a permanência da criança junto da mãe, mesmo na fase de aleitamento
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
No que concerne à avaliação de política pública, marque a opção FALSA
Numa avaliação completa, segundo Baker, estão presentes: supervisão, avaliação do processo, avaliação do custo-benefício ou efetividade do custo, avaliação do impacto.
Segundo Draibe, as avaliações de natureza qualitativa que buscam identificar os fatores facilitadores e os obstáculos que operam ao longo da implementação, condicionando, positiva ou negativamente, o cumprimento das metas e objetivos de uma política pública ou programa social, são avaliações de processo.
Quanto à natureza, as avaliações podem ser ditas ex ante e ex post. E, segundo Draibe, as ex post objetivam produzir parâmetros que melhorem os desenhos e as suas estratégias metodológicas.
Segundo Baker, as avaliações de impacto qualitativo usam métodos de avaliações rápidas ou avaliações participativas que se pautam na participação dos beneficiários e gestores dos programas.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
Para que o agir profissional do assistente social diga-se pautado em seu projeto ético-político, impõe- se a observância, dentre outros, dos seguintes princípios
defesa intransigente dos direitos humanos; restrição a algumas expressões de autoritarismo; garantia do pluralismo; empenho na eliminação das formas mais graves de preconceito.
reconhecimento da liberdade como valor ético central; luta pela eliminação das formas mais graves de exploração; defesa intransigente da ordem social; busca de autonomia política.
reconhecimento da autonomia e da emancipação de todos os sujeitos como valor ético central; defesa dos direitos humanos e eliminação daquelas formas de autoritarismo que impeçam a livre expressão dos indivíduos; garantia do pluralismo; defesa da manutenção da ordem pública.
empenho na eliminação de todas as formas de preconceito; garantia do pluralismo; reconhecimento da liberdade como valor ético central; ampliação e consolidação da cidadania.
O entendimento de que as políticas sociais constituem-se em instrumentos de igualdade social, de melhoramento do bem-estar e de igualdade de oportunidades encontra leito, segundo Faleiros, nas ideologias:
materialistas, quer de centro quer de esquerda.
marxistas, radicais ou renovadas.
materialistas mecanicistas.
humanistas, progressistas ou liberais
Em relação à política social, marque a alternativa que, de fato, expressa uma concepção ofertada por seu(sua) respectivo(a) autor(a) ou fonte, sem qualquer distorção ou erro é a:
As políticas sociais conduzidas pelo Estado capitalista representam um resultado da relação e do complexo desenvolvimento das forças produtivas e das forças sociais. Elas são o resultado da luta de classes, ainda assim, não ofertam contribuição para a reprodução das classes sociais, diz Vicente Faleiros.
No estabelecimento das políticas sociais, combinam-se necessidades decorrentes do atendimento às demandas próprias do estágio de desenvolvimento do capitalismo e das pressões das lutas de classes ativadas pelas mobilizações da classe trabalhadora, afirma Raquel Raichelis.
As políticas sociais do Estado, embora instrumentos de realização de um bem-estar abstrato, não são medidas nem boas nem más em si mesmas. Em face disso, não se pode dizer, corretamente, que as políticas sociais sejam instrumentos de manipulação e de pura escamoteação da realidade da exploração da classe operária, é o alerta que faz Vicente Faleiros
Na área da assistência social, a política social será formulada exclusivamente pelo Poder Público nas três esferas de governo, tendo em vista que essa política é pautada na concessão de mínimos sociais, é o que preceitua a Constituição Federal de 1988.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
A auditoria ambiental é uma ferramenta do Processo de Gestão Ambiental que tem por objetivo:
identificar infrações
acusar violadores das leis ambientais
verificar sistematicamente de forma documentada se uma empresa está em conformidade com critérios ambientais preestabelecido
aumentar a consciência ambiental dos empreendedores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...