Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perspectiva política do Desenvolvimento de Comunidade é de um processo de trabalho que tem como objeto os bloqueios que impedem a realização dos interesses e objetivos coletivos da população comunitária. Em função desse objetivo e expectativas é que as práticas do D.C. contam com operações metodológicas, que supõem uma relação pedagógica em que o profissional e a população são alvo do processo:
mobilização e participação.
participação e interpretação.
participação e desenvolvimento.
organização e participação.
conscientização e participação.
De acordo com Maria Luiza de Souza, em seu livro Desenvolvimento de Comunidade e Participação, os componentes conceituais do D.C. são:
comunidade, desenvolvimento e participação.
comunidade, organização e participação.
mobilização, conscientização e planejamento.
conscientização, participação e capacitação.
comunidade, participação e mobilização.
Os processos de descoberta e problematização dos interesses, a arregimentação da força social, a reciclagem e redefinição contínua de nossos interesses e mecanismos de enfrentamento, compõem o processo pedagógico da participação em D.C., que se traduz nos seguintes processos:
conscientização, organização, capacitação.
centralização, persuasão, mobilização.
avaliação, estruturação, compreensão.
integração, organização, conscientização.
problematização, reformulação, avaliação.
A pesquisa social envolve métodos que garantam ao pesquisador a objetividade necessária ao tratamento dos fatos sociais. Quais os três métodos mais adotados nas Ciências Sociais?
Experimental, observacional e estrutural.
Estatístico, clínico e explicativo.
Hipotético–dedutivo, Dialético e Fenomenológico.
Científico, indutivo e dedutivo.
Exploratório, descritivo e comparativo.
As pesquisas sociais, tanto por seus objetivos quanto pelos procedimentos que as envolvem, são muito diferentes entre si. No que parece haver consenso por parte da maioria dos autores, todo processo de pesquisa social envolve:
Planejamento.
Coleta de dados.
Análise e interpretação.
Redação do relatório.
Todas as alternativas estão corretas.
O Planejamento em Serviço Social é um instrumento de trabalho indispensável para ordenar as ações no exercício da profissão. Impõe-se cada vez mais como em aperfeiçoamento das qualidades da inteligência humana, e vem sendo progressivamente utilizado para atender às necessidades das instituições. Metodologicamente o Planejamento Social compõe-se de:
Diagnóstico/determinação de metas e meios.
Discussão e decisão para elaborar um plano.
Execução e avaliação.
A, B e C estão corretas.
Apenas A e B estão corretas.
Planejamento é uma intervenção na realidade humana, detectando o problema dentro de uma organização para melhor administrá- la. Todo empreendimento humano deve ser planejado para sua completa realização. Podemos afirmar que são condições necessárias ao planejamento:
ser organizado, atendendo às necessidades, possibilidades e interesses da população a ser trabalhada.
ser objetivo e realizável, levando-se em consideração os recursos disponíveis.
ser graduado e adequado aos fins.
As alternativas A, B e C estão incorretas.
As alternativas A, B e C estão corretas.
A função de assistência do profissional de serviço social significa a prestação de serviços conducentes à solução de problemas imediatos. Cita-se como etapa(s) metodológica(s):
Conhecimento do meio.
Diagnóstico.
Programação.
Execução e Avaliação.
As alternativas A, B, C e D estão corretas.
Os objetivos do serviço social perfilam-se em suprir desajustes sociais, na tentativa de adaptar, acoplar e integrar o homem ao seu meio. Qual o método da profissão que contempla os objetivos propostos?
S.S. caso.
S.S. grupo.
S.S. comunidade.
Nenhuma das alternativas está correta.
A, B e C estão corretas.
O Serviço Social caracteriza-se essencialmente pela caridade, beneficência e filantropia, consideradas como atitudes dominantes na Idade Média. Indivíduos de boa vontade exerciam a assistência procurando soluc ionar situações ou problemas particulares levados pelo espírito de caridade, solidariedade ou responsabilidade pessoal. Estamos falando de qual etapa histórica da evolução do serviço social?
Fase científica.
Fase pré-técnica.
Fase técnica.
Fase pré-científica.
Fase instrumental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...