Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
De acordo com a análise da autora Marilda Iamamoto sobre a questão social no contexto atual, é INCORRETO afirmar:
A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.
Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais.
As múltiplas manifestações da questão social, sob a órbita do capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de programas focalizados de combate à pobreza.
O enfrentamento da questão social tem se realizado através da iniciativa privada que, na busca da harmonia social, vem tecendo críticas ao Estado, em virtude da desregulamentação das políticas sociais, convocando-o para assumir a responsabilidade pública sobre os problemas sociais.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Considere as afirmativas sobre o sistema de proteção social brasileiro.
I - O sistema de proteção social brasileiro, até o final da década de 80, combinou um modelo de seguro social na área providenciária, incluindo a atenção à saúde, com um modelo assistencial para a população sem vínculos trabalhistas formais.
II - Entre as décadas de 1930 e 1940, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) em substituição às Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs).
III - Entre 1900 e 1920, a assistência social configurou-se como uma política pública no sistema brasileiro de proteção social.
IV - O modelo de seguro social estabelece uma relação de direito contratual, na qual os benefícios são condicionados às contribuições pretéritas e à afiliação dos indivíduos a categorias ocupacionais que são autorizadas a operar um seguro.
Estão CORRETAS as afirmativas
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza
têm expressado uma radical reorientação no sentido da centralização dessas em ações em nível federal, estando dispersas entre vários setores, carecendo de mecanismos de controle público.
têm ocorrido através de programas seletivos e focalizados, centradas nos mais pobres entre os pobres, seletivas e compensatórias, desenvolvendo estratégias fragmentadoras da pobreza e colocando-se em um movimento contrário à universalização de direitos sociais.
têm sido desfavoráveis à filantropia e à solidariedade da sociedade civil.
caracterizam-se pela intervenção de forma burocratizada e ineficiente, embora com aporte de recursos suficientes para responder às demandas da população.
Considerando a análise de Yolanda Guerra sobre a instrumentalidade no trabalho do Assistente Social, marque a alternativa INCORRETA.
Os assistentes sociais, ao intervir e modificar o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais em função de determinado objetivo, estão dando instrumentalidade às suas ações.
Os instrumentais métodos e técnicas, quando adequadas aos objetivos das instituições sociais constituem uma mediação para a instrumentalidade.
A instrumentalidade permite que os sujeitos, em face de sua intencionalidade, invistam na criação e articulação dos meios e instrumentos necessários à consecução das suas finalidades profissionais.
As ações dos assistentes sociais são portadoras de instrumentalidade, na medida em que transformam meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades profissionais.
No contexto brasileiro contemporâneo, exige-se um Assistente Social que, nos dizeres de Iamamoto, seja um profissional:
I - afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações cotidianas.
II - criativo e inventivo, capaz de entender o tempo presente, os homens presentes, a vida presente e nela atuar, contribuindo, também, para imprimir os rumos da história.
III - que desenvolva ações no âmbito da assistência social, com centralidade no indivíduo.
IV - que vise contribuir especialmente para o amortecimento dos conflitos e o controle social do Estado sobre a família.
Está(ão) CORRETA(S) as afirmativa(s)
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, apenas.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Analise as afirmativas abaixo que se referem aos benefícios relativos à assistência social no Brasil.
I - O acesso aos benefícios da assistência social no Brasil é submetido a teste de meios para comprovar a renda familiar.
II - BPC é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social, do Sistema de Previdência Social e do Sistema Financeiro da Caixa Econômica Federal.
III - O BPC é dirigido a idosos e pessoas com deficiência, cujo valor pago por mês é de um salário mínimo.
IV - Os benefícios eventuais, embora não previstos em Lei Federal, vêm beneficiando a população pobre através do pagamento de auxílio por natalidade ou morte, ou para atender a necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
IV, apenas.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
O trabalho do Assistente Social na saúde deve direcionar-se ao fortalecimento dos princípios expressos nos projetos ético-políticos profissionais do Serviço Social e na proposta da reforma sanitária. Todas as alternativas abaixo são condizentes com essa afirmativa, EXCETO
O Assistente Social deve estar compromissado com a qualidade dos serviços prestados à população e com o seu próprio aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
O Assistente Social deve estar compromissado com a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.
O Assistente Social deve priorizar, em sua intervenção, a assistência curativa dos usuários, tendo em vista o estado de bem-estar dessa população.
O Assistente Social deve posicionar-se em favor da equidade e justiça social que assegurem universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Considerando a analise processada pela autora e analisando o Projeto Ético-Político do Serviço Social, marque a alternativa INCORRETA.
Os projetos profissionais dos Assistentes Sociais são indissociáveis de projetos societários.
A construção Projeto Ético-Político do Serviço Social foi propiciada pelo contexto político, produção teórica crítica, formação profissional e conquistas de direitos civis e sociais no Brasil.
O caráter ético-político do Projeto Ético-Político do Serviço Social supõe uma visão de mundo, articulada a uma ética correspondente e se liga à ação no sentido de interferir no comportamento dos homens, no enfrentamento dos conflitos sociais.
O Projeto Ético-Político do Serviço Social é um projeto profissional que busca hegemonia, na perspectiva corporativa de defesa dos interesses específicos da profissão e de sua dimensão técnico-profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...