Lista completa de Questões de Serviço Social da Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Iamamoto (1998) destaca que a pesquisa é uma dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social. Sobre pesquisa, é CORRETO afirmar que
ela é uma condição para se formularem respostas capazes de impulsionar a elaboração de propostas que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios ético-políticos norteadores do projeto profissional.
na área social, pesquisas do tipo exploratória têm deixado de contribuir para a compreensão de questões novas que estão sendo percebidas na realidade concreta, denominadas de temas emergentes.
do ponto de vista metodológico, percebe-se, no serviço social, nos últimos anos, a valorização na mesma proporção das pesquisas quantitativas e qualitativas.
o termo quantitativo relaciona-se à ideia de mensuração e busca responder a pergunta Qual?,enquanto o termo qualitativo busca responder as perguntas como Quanto?, Qual tipo?
as amostras não probabilísticas podem ser intencionais, sistemáticas e estratificadas.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Dentro da Seguridade Social, a saúde constitui-se em única política pública universal, sendo segundo o artigo 196 da Constituição Federal Direito de todos e dever do Estado. No que tange ao Sistema Único de Saúde, é CORRETO afirmar que
o Conselho Nacional de Saúde é formado por representantes do Governo, sociedade civil, trabalhadores do SUS e membros do poder legislativo.
a direção dada pelos profissionais à prática na saúde tem demonstrado, com frequência, um desprezo pelas ações de educação e saúde.
os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador devem funcionar como ambulatório especializado para atender trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho.
o Brasil ainda não possui uma Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, mesmo com o acelerado envelhecimento da população.
foi em 1986 que ocorreu a 8ª Conferência Nacional de Seguridade Social, marco histórico importante na trajetória da política de saúde no Brasil.
Segundo Bravo(2006), no campo da saúde, a grande bandeira é a luta pelo fortalecimento do Projeto de Reforma Sanitária. Atuando na perspectiva da garantia desse projeto,
o Assistente Social necessitarepassar as demandas dos usuários do SUS para os gestores do sistema.
o Assistente Social necessitaconhecer as redes de serviços sociais existentes no município e na região para possíveis encaminhamentos.
o Assistente Social necessitadedicar maior atenção aos programas que visem garantir a saúde de crianças e idosos, visto que estes possuem prioridade de atendimento.
o Assistente Social necessitainformar a população sobre os espaços de controle social na saúde, sem incentivar, porém, que ela participe, pois estes espaços são arenas de tensões entre governo e trabalhadores do sistema.
o plantão do serviço social na saúde é uma atividade desnecessária e superada, já que atualmente o Assistente Social é convocado a ocupar cargos que dialogam com a gestão.
Serviço Social - Instituições e Prática Institucional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
As instituições estão imersas na dinâmica social global e são condicionadas pelo movimento histórico da sociedade. Dentre as perspectivas teóricas que conceituam instituição, existe aquela que a entende como Aparelho Contraditório, o que significa afirmar que as instituições
cumprem determinadas funções em resposta aos problemas específicos da sociedade.
estão relacionadas ao sistema social, às normas sociais que refletem os valores sociais.
estão isoladas das relações sociais.
são como bloco monolítico, sem possibilidade de transformações nas relações de poder.
têm a função de executar políticas sociais para manter interesses da classe dominante, embora incorporem demandas do grupo dominado como resposta à correlação de forças.
Serviço Social - Instituições e Prática Institucional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
A demanda institucional aparece parametrada por objetivos, metas e uma determinada forma de inserção espacial, programática ou populacional. Em relação à instituição, é INCORRETO afirmar que
o caráter institucional coloca um relativo limite ao recorte do objeto da ação profissional na apreensão das demandas e definição de objetivos.
ações profissionais e institucionais caminham juntas, pois têm naturezas semelhantes.
as ações profissionais moldam comportamentos institucionais.
para articular, de forma favorável, relação institucional/desempenho profissional, é preciso conhecer a dinâmica societária.
o aspecto conjuntural e as relações sociais entre os sujeitos institucionais são indispensáveis a uma análise institucional.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O planejamento começa a integrar a matriz discursiva do Serviço Social com maior intensidade, na década de 70, parametrado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. O planejamento, como instrumento, está condicionado politicamente, o que determina que seu direcionamento ocorra no interesse da maioria, quando democraticamente utilizado ou de alguns grupos.
II. Planejar a ação profissional garante a possibilidade de formalizar a articulação intrínseca entre as dimensões do fazer profissional.
III. O planejamento exige instrumentos de consolidação das decisões, compostos, apenas, pelos planos e programas.
IV. O planejamento se constrói no âmbito das relações societárias e institucionais que são marcadas pelas divergências, oposições e apoio entre os atores envolvidos.
V. A implementação do planejamento deverá produzir uma alteração sensível no real, alterações, no entanto, que não deverão ser incorporadas à nova situação.
Estão CORRETAS
III, IV e V.
II, IV eV.
I e II.
I, II e V.
I, II, III, IV e V.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Pode-se afirmar que projeto é a unidade mais operativa dentro do processo de planejamento, sendo, portanto, o elo final de tal processo. Sobre planejamento de projetos sociais, assinale a alternativa INCORRETA.
Vários projetos sociais com o mesmo objetivo final podem compor um mesmo programa.
O objetivo é a situação que se deseja obter ao final do período de duração do projeto, mediante a aplicação dos recursos e das ações previstas.
O impacto é consequência dos efeitos de um projeto. Nesse sentido, expressa o grau de consecução dos objetivos em relação à população-meta do projeto.
Boa parte dos projetos sociais tem como objetivo prestar serviços a um grupo focal. Os serviços do projeto são prestados para satisfazer as necessidades do grupo focal.
Eficiência é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados.
Serviço Social - Serviço Social organizacional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
No âmbito do discurso da Responsabilidade Social Empresarial,é INCORRETO afirmar que
a política de Responsabilidade Social das empresas abre um campo potencial para atuação do assistente social.
o principal papel do assistente social é ser um facilitador no acesso e compreensão das informações e conceitos apropriados da responsabilidade social.
a responsabilidade social corporativa ganhou consistência no meio empresarial, no decorrer dos anos 1990.
antes do discurso da Responsabilidade Social, as demandas do serviço social eram basicamente voltadas para o público interno (funcionários e seus familiares).
atualmente, para o controle da classe trabalhadora, a balança empresarial está pendendo para a coerção. Entretanto, em outros momentos históricos, a característica principal era o consenso.
Serviço Social - Serviço Social organizacional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O Assistente Social por sua formação generalista é um profissional apto a atuar em diversas áreas. Sobre a atuação do serviço social em empresas, é INCORRETO afirmar que
no processo de ambiência organizacional, o assistente social participa da aplicação periódica de questionários junto aos empregados, compostos de questões que buscam correlacionar as práticas de gestão com o clima organizacional.
os assistentessociais e demais profissionais que atuam no RH utilizam os resultados da pesquisa de ambiência como indicador para o aprimoramento das políticas de recursos humanos.
com a reestruturação produtiva, ocorre um deslocamento do serviço social para a área de Recursos Humanos, na esfera da assessoria e na criação dos comportamentos produtivos.
atualmente vem ocorrendo uma redução das funções do assistente social na empresa, já que seu trabalho basicamente está restrito ao espaço do RH.
os profissionais de serviço social que atuam no RH das empresas lidam cotidianamente com a dicotomia da prática profissional: a manutenção do capital versus o protagonismo do trabalhador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...