Questões de Sistemas Operacionais

Lista completa de Questões de Sistemas Operacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Obter uma coleção de itens de uma localização específica é uma tarefa comum em um Sistema Operacional, o Windows PowerShell pode, por exemplo, também auxiliar nessa tarefa. Assim sendo, o cmdlet do Windows PowerShell que especificamente retorna os itens encontrados em um contêiner (como, por exemplo, em uma pasta) é:

    A) Get-Command.

    B) Get-Dir

    C) Get-ChildItem.

    D) Get-Child.

    E) Get-Ls.

Acerca do sistema de arquivos NTFS, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas: ( ) Em algumas ocasiões, pode ser necessário ter um mesmo arquivo ou diretório replicado em várias posições dentro do sistema de arquivos. Quanto ao sistema de arquivos NTFS, este suporta os atalhos do tipo físico (hard links), porém não suporta os atalhos simbólicos (soft links). ( ) A MFT é a principal estrutura do sistema de arquivos NTFS. ( ) A fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia, o NTFS se utiliza de journaling. ( ) O NTFS possui três modos de operação: ordered (o padrão), writeback e journal. ( ) No NTFS, os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII. Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – F – V - F.

    B) F – V – V – F - V.

    C) V – F – V – F - V.

    D) V – V – F – F - V.

    E) F – F – V – V - F.

No sistema de arquivos distribuídos NFS, o comando que pode ser utilizado para visualizar os diretórios compartilhados é:

    A) shared

    B) share

    C) common

    D) dfshares

    E) avaiable

Em ambiente Linux, observa-se:

1. #!/bin/bash

2. i=3

3. k=2

4. let j=k**i

5. echo $j

6. exit 0

Isso posto, ao executar o script bash acima, obter-se-á a seguinte saída:

    A) 6.

    B) NaN.

    C) 8.

    D) 0.

    E) 2.

Analise as seguintes afirmativas sobre a Cloud Computing.


I. O usuário não precisa se preocupar com o hardware para executar a aplicação.

II. Todos os usuários acessam as aplicações de um mesmo lugar, a nuvem.

III. O usuário tem melhor controle de gastos, pois o armazenamento de dados é feito no computador local.


Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Sobre comandos do Linux, para que você não tenha que trocar de usuário a todo instante, qual o comando que garante credenciais de usuário root temporariamente, mediante a informação de uma senha?

    A) sudo.

    B) df.

    C) grep.

    D) clear.

    E) more.

Verifica erros no Windows, fazendo uma varredura completa em arquivos do sistema. Se houver algum erro ou item corrompido, o próprio sistema tentará fazer um reparo rápido. Contudo, isso só funciona para problemas gerados pelo próprio Windows, então não é válido para, por exemplo, procurar por vírus. Esse texto trata de qual comando do Windows?

    A) ping.

    B) telnet.

    C) repeat.

    D) sfc /scannow.

    E) dropscan.

No Windows 10, acessando o Prompt de Comando e utilizando somente o comando ipconfig, sem parâmetros adicionais, é possível:

    A) Realizar um renew de IP da máquina.

    B) Obter outro IP por DHCP.

    C) Saber os dados exatos de DNS, IPv4, IPv6 e outros, para depois, se preciso, fazer alterações na "Central de Rede e Compartilhamento".

    D) Alterar a configuração de IP.

    E) Realizar o shutdown da máquina.

Um usuário elaborou um arquivo de 5,8 GB e pretende armazená-lo em um PenDrive de 32 GB, que acabou de ser formatado e está completamente sem conteúdo. Para que esse PenDrive possa armazenar tal arquivo, ele pode ser formatado com o seguinte sistema de arquivos:
I. FAT 16. II. FAT 32. III. NTFS.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A questão baseia-se nas Figuras 3(a) e 3(b) abaixo, que mostram uma abordagem de virtualização de servidores computacionais. A Figura 3(a) exibe os seguintes detalhes dessa abordagem: (1) o Sistema Operacional Virtualizado (SO Hóspede) é executado em uma máquina virtual similar ao hardware físico; (2) o SO Hóspede é modificado para recorrer ao Hypervisor quando necessitar de qualquer instrução privilegiada e não diretamente ao processador. Assim, o Hypervisor não precisa interceptar essas solicitações e testá-las; e (3) essa abordagem diminui expressivamente os problemas com compatibilidade de hardware, porque o SO Virtualizado pode utilizar drivers adequados. A Figura 3(b) mostra a hierarquia do processador x86 nessa abordagem de virtualização, em que o núcleo (kernel), do SO Hóspede foi modificado especificamente para ser executado no Hypervisor. Isso normalmente envolve a substituição de quaisquer operações privilegiadas, que só seriam executadas no anel 0 da CPU por chamadas para o Hypervisor, conhecidas como Hiperchamadas (Hypercalls). O Hypervisor, por sua vez, executa a tarefa em nome do núcleo hóspede e também fornece interfaces de Hiperchamada para outras operações críticas do núcleo, tais como gestão de memória ou gestão de interrupções.

As Figuras 3(a) e 3(b) exibem a seguinte abordagem de virtualização de servidores:

    A) Paravirtualização.

    B) Virtualização total.

    C) Virtualização assistida por software.

    D) Virtualização assistida por hardware.

    E) Virtualização de Virtual Machine Monitor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...