Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O termo que NÃO corresponde ao arcabouço metodológico da abordagem dialética é
organicidade.
totalidade.
contradição.
determinação.
historicidade.
Com relação às ideias de Max Weber, julgue os itens seguintes. A especialização é o instrumento capital da superioridade da administração burocrática.
Considere o trecho abaixo.
Preenche corretamente a lacuna do trecho acima:
Giddens
Veblen
Mills
Goldthorpe
Thompson
Com relação às ideias de Max Weber, julgue os itens seguintes. O tipo ideal não é uma utopia, pois trata-se de um reflexo ou repetição da realidade.
A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.
Essa concepção da ciência social é proposta por
Giddens.
Durkheim.
Weber.
Wright Mills.
Simmel.
Com relação às ideias de Max Weber, julgue os itens seguintes. Uma casta é um estamento fechado.
Considere a passagem abaixo.
O autor a quem se dirige a crítica acima delineada é
Karl Korsch.
Antonio Gramsci.
Louis Althusser.
Georg Lukacs.
Karel Kosik.
Preenche corretamente a lacuna do texto acima:
Ruy Mauro Marini
André Gunder Frank
Sérgio Buarque de Hollanda
Florestan Fernandes
Gino Germani
O acesso à justiça por comunidades tradicionais, como as de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, vaqueiros etc., é realizado por meio da justiça comunitária. Os julgamentos são feitos com base nos símbolos, mitos e rituais desses grupos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A justiça comunitária foi criada para atender, exclusivamente, indígenas e ciganos.
Por formarem comunidades com cultura diferente da cultura da etnia dominante no local onde vivem, os grupos citados necessitam de justiça específica.
A justiça comunitária complementa o atual modelo jurídico ao mitigar a crise do ordenamento jurídico-estatal diante das formas alternativas de solução para litígios que têm surgido.
Povos de etnias não dominantes atuam como apêndices da sociedade dominante, o que justifica a criação de estrutura jurídica específica.
O multiculturalismo e o pluriculturalismo dos diversos grupos étnicos resultam em tratamento jurídico igualitário para os grupos não dominantes em determinada sociedade.
O tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado, desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a situação é sociologicamente definida como
fenômeno psicossocial em que o aspecto emocional prevalece sobre o jurídico.
fenômeno normal, devido à particularidade de cada pessoa e de cada grupo social.
fenômeno patológico, porque representa desvio da função do Estado.
conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que caracteriza o direito estatal.
conflito entre a justiça dos traficantes e a representação social de justiça dos moradores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...