Questões de Sociologia

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Para Émile Durkheim, citado no texto acima,

  • A.

    os sociólogos devem aplicar métodos sociológicos para o estudo dos indivíduos.

  • B.

    a sociedade é a soma das ações e interesses dos indivíduos.

  • C.

    culturas tradicionais, com uma baixa divisão do trabalho, se caracterizam pela solidariedade orgânica.

  • D.

    a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos da natureza.

  • E.

    os fatos sociais são fáceis de estudar, pois são visíveis e tangíveis.

Considerando que os sociólogos que empregam teorias do conflito enfatizam a importância das estruturas dentro da sociedade, assinale a opção correta.

  • A.

    Os teóricos do conflito aceitam a ênfase funcionalista no consenso.

  • B.

    Os teóricos do conflito tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses.

  • C.

    Ralf Dahrendorf relaciona os conflitos às diferenças de interesses, principalmente em termos de classes.

  • D.

    Teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Auguste Comte.

  • E.

    Os teóricos do conflito foram influenciados pelas ideias de Emile Durkheim.

Em comum com outros pensadores de seu tempo, Max Weber procurava entender a natureza e as causas da mudança social. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    Max Weber foi influenciado pelas ideias de Karl Marx, muito embora tenha sido extremamente crítico com relação a algumas das principais concepções marxistas.

  • B.

    Weber aceitou a concepção materialista da história e considerou ser o conflito de classes tão relevante como o era para Karl Marx.

  • C.

    C Para Max Weber, as ideias e os valores constituem aspectos irrelevantes na compreensão da mudança social.

  • D.

    Max Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar no estudo das estruturas sociais.

  • E.

    Max Weber acreditava que as estruturas sociais existiam de forma externa aos indivíduos e independentemente deles.

As ideias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e Durkheim, mas, como estes últimos, ele buscava explicar as mudanças que tinham lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial. No que concerne a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Karl Marx, a mão-de-obra assalariada refere-se ao conjunto de trabalhadores que possuem os meios de sua sobrevivência.

  • B.

    Do ponto de vista de Karl Marx, à medida que a industrialização se espalhou, um grande número de camponeses que antes se sustentava trabalhando a terra mudou-se para as cidades que cresciam e ajudou a formar o proletariado.

  • C.

    De acordo com Karl Marx, no capitalismo, as relações de classe são caracterizadas pelo consenso.

  • D.

    Para Karl Marx, as ideias e os valores dos seres humanos constituem as principais fontes da mudança social.

  • E.

    O efeito social do trabalho intelectual e político de Karl Marx ficou restrito ao mundo do século XIX.

Acerca das ideias desenvolvidas por Karl Marx e Max Weber, que formam a base da maioria das análises sociológicas de classe e estratificação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Marx, uma classe é um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção, isto é, os meios pelos quais elas extraem seu sustento.

  • B.

    Para Karl Marx, nas sociedades pré-industriais, as duas classes principais eram a burguesia e o proletariado.

  • C.

    De acordo com Marx, existe, entre as classes sociais, uma relação de perfeita harmonia.

  • D.

    Para Max Weber, a estratificação social é simplesmente uma questão de classe.

  • E.

    Max Weber acreditava que a posição de mercado do indivíduo não tinha influência sobre suas opções de vida.

Uma das mais importantes perspectivas teóricas, o funcionalismo tem conexão direta com o pensamento de Émile Durkheim. Com relação à perspectiva funcionalista, assinale a opção correta.

  • A.

    O funcionalismo surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado.

  • B.

    O funcionalismo pressupõe atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem.

  • C.

    O funcionalismo concentra-se em questões de poder, desigualdade e luta.

  • D.

    O funcionalismo afirma que a sociedade constitui um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.

  • E.

    De acordo com o funcionalismo, na sociedade existem áreas marcadas pelos conflitos e pela divisão.

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

Em que pese o histórico da participação brasileira nos debates internacionais ocorridos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, passando pela conferência de Estocolmo em 1972, e culminando com a conferência Rio-92, somente em 1999 é que o Brasil passou a contar com a Lei n.º 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

As decisões internacionais sobre meio ambiente têm sido historicamente tomadas pelos países ricos, de forma unilateral, em detrimento da opinião dos países em desenvolvimento e dos países pobres, já que os ricos promovem as conferências internacionais em seus próprios territórios, obtendo assim controle dos resultados de tais reuniões.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Nova Iorque (EUA), foi resultado da Conferência da Biodiversidade, a Rio-92, que estabeleceu novos conceitos acerca de educação ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.

A Declaração sobre o Ambiente Humano, fruto da Conferência de Estocolmo em 1972, é considerada o ponto de partida dos entendimentos internacionais acerca dos conceitos inter-relacionados de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, pois colocou pela primeira vez, oficialmente, a responsabilidade do homem sobre o seu meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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