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Para Émile Durkheim, citado no texto acima,
os sociólogos devem aplicar métodos sociológicos para o estudo dos indivíduos.
a sociedade é a soma das ações e interesses dos indivíduos.
culturas tradicionais, com uma baixa divisão do trabalho, se caracterizam pela solidariedade orgânica.
a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos da natureza.
os fatos sociais são fáceis de estudar, pois são visíveis e tangíveis.
Considerando que os sociólogos que empregam teorias do conflito enfatizam a importância das estruturas dentro da sociedade, assinale a opção correta.
Os teóricos do conflito aceitam a ênfase funcionalista no consenso.
Os teóricos do conflito tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses.
Ralf Dahrendorf relaciona os conflitos às diferenças de interesses, principalmente em termos de classes.
Teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Auguste Comte.
Os teóricos do conflito foram influenciados pelas ideias de Emile Durkheim.
Em comum com outros pensadores de seu tempo, Max Weber procurava entender a natureza e as causas da mudança social. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.
Max Weber foi influenciado pelas ideias de Karl Marx, muito embora tenha sido extremamente crítico com relação a algumas das principais concepções marxistas.
Weber aceitou a concepção materialista da história e considerou ser o conflito de classes tão relevante como o era para Karl Marx.
C Para Max Weber, as ideias e os valores constituem aspectos irrelevantes na compreensão da mudança social.
Max Weber acreditava que a sociologia deveria se concentrar no estudo das estruturas sociais.
Max Weber acreditava que as estruturas sociais existiam de forma externa aos indivíduos e independentemente deles.
As ideias de Karl Marx contrastam radicalmente com as de Comte e Durkheim, mas, como estes últimos, ele buscava explicar as mudanças que tinham lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial. No que concerne a esse tema, assinale a opção correta.
Para Karl Marx, a mão-de-obra assalariada refere-se ao conjunto de trabalhadores que possuem os meios de sua sobrevivência.
Do ponto de vista de Karl Marx, à medida que a industrialização se espalhou, um grande número de camponeses que antes se sustentava trabalhando a terra mudou-se para as cidades que cresciam e ajudou a formar o proletariado.
De acordo com Karl Marx, no capitalismo, as relações de classe são caracterizadas pelo consenso.
Para Karl Marx, as ideias e os valores dos seres humanos constituem as principais fontes da mudança social.
O efeito social do trabalho intelectual e político de Karl Marx ficou restrito ao mundo do século XIX.
Acerca das ideias desenvolvidas por Karl Marx e Max Weber, que formam a base da maioria das análises sociológicas de classe e estratificação, assinale a opção correta.
Para Marx, uma classe é um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção, isto é, os meios pelos quais elas extraem seu sustento.
Para Karl Marx, nas sociedades pré-industriais, as duas classes principais eram a burguesia e o proletariado.
De acordo com Marx, existe, entre as classes sociais, uma relação de perfeita harmonia.
Para Max Weber, a estratificação social é simplesmente uma questão de classe.
Max Weber acreditava que a posição de mercado do indivíduo não tinha influência sobre suas opções de vida.
Uma das mais importantes perspectivas teóricas, o funcionalismo tem conexão direta com o pensamento de Émile Durkheim. Com relação à perspectiva funcionalista, assinale a opção correta.
O funcionalismo surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado.
O funcionalismo pressupõe atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem.
O funcionalismo concentra-se em questões de poder, desigualdade e luta.
O funcionalismo afirma que a sociedade constitui um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.
De acordo com o funcionalismo, na sociedade existem áreas marcadas pelos conflitos e pela divisão.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
Em que pese o histórico da participação brasileira nos debates internacionais ocorridos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, passando pela conferência de Estocolmo em 1972, e culminando com a conferência Rio-92, somente em 1999 é que o Brasil passou a contar com a Lei n.º 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
As decisões internacionais sobre meio ambiente têm sido historicamente tomadas pelos países ricos, de forma unilateral, em detrimento da opinião dos países em desenvolvimento e dos países pobres, já que os ricos promovem as conferências internacionais em seus próprios territórios, obtendo assim controle dos resultados de tais reuniões.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Nova Iorque (EUA), foi resultado da Conferência da Biodiversidade, a Rio-92, que estabeleceu novos conceitos acerca de educação ambiental.
No que diz respeito à história da educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir.
A Declaração sobre o Ambiente Humano, fruto da Conferência de Estocolmo em 1972, é considerada o ponto de partida dos entendimentos internacionais acerca dos conceitos inter-relacionados de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental, pois colocou pela primeira vez, oficialmente, a responsabilidade do homem sobre o seu meio ambiente.
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