Questões de Sociologia

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A partir da década de 70 do século XX, os movimentos sociais intensificaram-se no Brasil, e os (as)

  • A. elites passaram a reconhecer a legitimidade desses movimentos.
  • B. segmentos da classe dominante adotaram as bandeiras de luta do campesinato.
  • C. negros, índios e estrangeiros uniram-se para constituir um partido político supranacional.
  • D. excluídos englobavam os pobres em geral no sistema socioeconômico; posteriormente, passou-se a distinguir os pobres dos novos excluídos, como jovens, imigrantes, mulheres, menores de rua, entre outros.

Para o autor, são, sucessivamente, etapas do processo civilizador

  • A.

    as restrições ao livre-arbítrio, o aumento da psicologização e a intensificação da racionalização.

  • B.

    a mudança nos costumes, a instituição da moralidade e a transformação da cultura em civilização.

  • C.

    a imposição do controle social, o desenvolvimento do auto-controle e a monopolização da violência.

  • D.

    a difusão da cultura, o enraizamento da racionalização e a consolidação da civilização.

  • E.

    a alteração nos comportamentos, a formação da psicogênese e o desenvolvimento da sociogênese.

Segundo Marx Weber, a sociologia é a ciência da ação social, que ela quer compreender, interpretando, e cujo desenvolvimento quer explicar socialmente. Os três termos fundamentais são compreender (verstehen), interpretar (deuten) e explicar (erklaren), respectivamente, apreender a significação, organizar o sentido subjetivo em conceitos e evidenciar as regularidades das condutas.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Trata-se de costume a relação social cuja origem é uma longa tradição que se transforma em uma segunda natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos movimentos sociais que representou todo o povo brasileiro no período de 1966 a 1968 foi o movimento

  • A. estudantil.
  • B. religioso católico.
  • C. contra a carestia de vida.
  • D. por reformas de base na educação nacional.

Considere as proposições.

I. "um presente que se compreende, a partir do horizonte dos novos tempos, como a atualidade da época mais recente."

II. "uma subjetividade descentrada e liberta de todas as limitações da cognição e da atividade com respeito a fins."

III. "derrubada de contextos de fundação e de relações conceituais de dominação, como entre a fala e a escrita, a lógica e a retórica."

IV. "não quer tomar dos modelos de outra época os seus critérios de orientação, ela tem de extrair de si mesma a sua autocompreensão."

                   (Jurgen Habermas, O Discurso Filosófico da Modernidade)

 

No quadro abaixo, a modernidade e a pós-modernidade estão caracterizadas em

  • A.

    Modernidade - I e IV ; Pós-Modernidade - II e III

  • B.

    Modernidade - I e III ; Pós-Modernidade - II e IV

  • C.

    Modernidade - II e III ; Pós-Modernidade - I e IV

  • D.

    Modernidade - I e II ; Pós-Modernidade - III e IV

  • E.

    Modernidade - II e IV ; Pós-Modernidade - I e III

Segundo Marx Weber, a sociologia é a ciência da ação social, que ela quer compreender, interpretando, e cujo desenvolvimento quer explicar socialmente. Os três termos fundamentais são compreender (verstehen), interpretar (deuten) e explicar (erklaren), respectivamente, apreender a significação, organizar o sentido subjetivo em conceitos e evidenciar as regularidades das condutas.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

O professor age socialmente na medida em que o ritmo lento de sua alocução se relaciona com a conduta de seus estudantes, que devem fazer um esforço para tomar nota da matéria escrita no quadro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A história do movimento social no Brasil, no período de 1930 a 1945, registrou a existência do "Movimento dos Pioneiros da Educação", que propunha a

  • A. anistia aos estudantes revolucionários e uma greve geral.
  • B. queda do Estado Novo e o aumento de vagas nas universidades.
  • C. criação de bibliotecas e a aliança com o operariado do Centro-Sul do país.
  • D. criação de um sistema nacional para administrar as políticas educacionais, o ensino público gratuito e de caráter universalizante e a abolição da proibição de estudantes de sexos diferentes freqüentarem as mesmas escolas.

São escolas de pensamento que representam a classe social como um local estrutural e como uma relação social, respectivamente:

  • A.

    idealismo e dialética.

  • B.

    funcionalismo e marxismo.

  • C.

    historicismo e teoria crítica.

  • D.

    interacionismo e materialismo.

  • E.

    estruturalismo e dialética.

Os sociólogos da escola durkheimiana são os primeiros que procuraram dar à palavra instituição um sentido preciso. Instituições como a família e a propriedade, durante muito tempo, foram estudadas pelos etnólogos de uma perspectiva historicista e comparativa um pouco ingênua. Os durkheimianos empenharam-se em delimitá-la e elaborar-lhe a noção.

 

                                 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Para os durkheimianos, as instituições reservam-se o direito de ferirem o indivíduo que as viola e, ao mesmo tempo, de repreendê-lo no terreno moral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a globalização e os conseqüentes processos de exclusão social e econômica, os (as)

  • A. classes sociais tendem a desaparecer.
  • B. práticas de violência são adotadas como norma social.
  • C. Estados nacionais são forçados a propor políticas sociais.
  • D. países europeus estabelecem acordos de integração econômica supranacionais.
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