Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Teorias sociológicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Sobre o racismo no Brasil, analises as afirmativas a seguir.
I. Depois de 1888, após a abolição da escravidão, em resposta à falta de uma política de inserção dos afrodescendentes na sociedade, surgiram organizações de protesto.
II. Já havia, anteriormente à Constituição de 1988, leis que proibiam a discriminação racial e já previam punição para quem a manifestasse.
III.A tomada de posição mais firme por parte das pessoas que se sentem discriminadas tem trazido resultados mais efetivos em relação ao racismo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A judicialização constitui um fato inelutável, uma circunstância decorrente do desenho institucional vigente, e uma opção política do Poder Judiciário: o modo como os juízes exercem essa competência determina a existência de ativismo judicial.
Sociologia - Teorias sociológicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A partir dos conceitos de Max Weber sobre os tipos de dominação, a que se adequa ao texto sobre Lênin é:
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A judicialização parece decorrer, sobretudo, do sistema de controle de constitucionalidade vigente no Brasil, que combina a matriz norte-americana em que juiz e tribunal podem pronunciar a invalidade de norma no caso concreto e a matriz europeia em que ações diretas podem ser ajuizáveis perante a corte constitucional.
Sociologia - Teorias sociológicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Em relação aos dois autores e suas visões sobre classe social expressas anteriormente, infere‐se corretamente que:
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A luta por direitos (incluindo-se os direitos políticos) deriva de intensa e incansável trajetória de pressões das organizações de caráter social, que disputam os espaços de deliberação pública com os partidos políticos e raramente recorrem aos tribunais com o fim de alcançar os seus objetivos.
Sociologia - Teorias sociológicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A referida obra, Casa‐grande e Senzala, tanto quanto seu autor são ícones da sociologia do Brasil. Dentre as grandes contribuições dessa obra de Gilberto Freyre, aponta‐se a disseminação da ideia de:
O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Entende-se que a judicialização da política decorre da consolidação democrática, propiciada pela adoção de uma constituição repleta de direitos políticos e pela aceitação de que os indivíduos são titulares de direitos.
No que se refere às transformações contemporâneas no padrão de acumulação e às respectivas implicações nos mecanismos de regulação social e socioambientais, julgue os itens a seguir. O período fordista-keynesiano foi caracterizado por altas taxas de crescimento econômico e de oferta de empregos, bem como de ampliação dos salários e de uma forte intervenção do Estado.
Acerca do papel do Poder Judiciário no sistema político brasileiro, julgue os itens subsequentes. Os tribunais agem em três dimensões de relevância para a ciência política: as dimensões hobbesiana, smithiana e madisoniana, que correspondem, respectivamente, às regras de funcionamento da economia, à relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao monopólio da violência pelo Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...