Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos. O método estrutural-funcionalista consiste em evidenciar as contribuições observáveis que alguns fenômenos fazem à manutenção e ao funcionamento de sistemas sociais mais amplos, no interior dos quais estão em interação com outros fenômenos.
Analise as afirmativas sobre a noção de trabalho em Marx, e assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos. O estrutural-funcionalismo abandona a abordagem histórica e interessa-se pelo agente social enquanto lugar de interiorização e de exercício de mecanismos de regulação e de controle próprios dos sistemas.
Analise as afirmativas sobre a relação indivíduo/sociedade nos três principais autores clássicos da sociologia, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em termos teóricos e analíticos, em Marx tanto quanto em Durkheim o indivíduo age sob determinação de elementos estruturais externos a ele. Entretanto, nas entrelinhas, para o caso de Durkheim e, mais claramente, no caso de Marx, ambos projetam uma sociedade pós-condições por eles criticadas, em que os indivíduos serão dotados de maiores graus de liberdade em relação a essas mesmas condições.
( ) Weber, ao contrário de Marx e Durkheim, parte, em termos teóricos, de orientações individuais para tentar explicar a existência e permanência das condições estruturais e, nas entrelinhas, pensa o mesmo quanto ao futuro da humanidade.
( ) Weber, ao contrário de Marx e Durkheim, parte, em termos teóricos, de orientações individuais para tentar explicar a existência e permanência das condições estruturais, mas, nas entrelinhas, antevê um futuro de sérias determinações das condições estruturais sobre os indivíduos.
( ) Marx e Durkheim, cada um a seu modo e, ao contrário de Weber, subestimam, em termos teóricos, a ação dos indivíduos, em clara hipostasia das estruturas, mantendo tal atitude em relação aos desdobramentos futuros da modernidade.
Assinale a sequência CORRETA.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos. Com o estrutural-funcionalismo, a análise sociológica está em busca de causas sociais e extrassociais e de razões utilitárias e culturais dos fenômenos.
A respeito da discussão teórica que Weber propõe a respeito de poder e dominação (ou autoridade), assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos. A função social de um fenômeno depreende-se das relações que este mantém com outros aspectos que o originam.
Analise as seguintes afirmativas em relação à noção de classes sociais em Marx, e assinale com V as verdadeiras, e com F as falsas.
( ) Na medida em que milhões de famílias vivem em condições tais, que o seu modo de vida, os seus interesses e a sua cultura os distinguem das outras classes, colocando-os em relação a essas outras classes numa posição de hostilidade, constituem uma classe.
( ) É elemento primordial para a constituição de uma classe a mistura de grandezas homólogas, tal como as batatas misturadas numa saca constituem uma saca de batatas.
( ) Na medida em que existe, apenas, entre os camponeses que arrendam uma pequena propriedade, uma relação local, e que a identidade dos seus interesses não cria entre eles uma relação de comunidade, um laço nacional ou uma organização política não constituem uma classe.
( ) No capitalismo, as condições econômicas transformam a massa da população em trabalhadores, criando para eles uma situação comum. Isto já é suficiente para torná-la tanto uma classe em si, quanto uma classe para si.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.
Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo.Analise as seguintes afirmativas a respeito das preocupações de Durkheim com as condições de anomia prevalecente em certos setores das sociedades modernas e assinale a alternativa CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...