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Basta uma vista de olhos pelas estatísticas ocupacionais de um país pluriconfessional para constatar a notável frequência de um fenômeno por diversas vezes vivamente discutido na imprensa e na literatura católica bem como nos congressos católicos da Alemanha: o caráter predominantemente protestante dos proprietários do capital e empresários, assim como das camadas superiores da mão de obra qualificada, notadamente do pessoal de mais alta qualificação técnica ou comercial das empresas modernas. (WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 29).
O livro A ética protestante e o espírito do capitalismo inicia com a constatação de uma relação entre dois fenômenos, a confissão religiosa e a estratificação social. A partir de dados estatísticos, Max Weber procurou estabelecer conexões entre a doutrina protestante e o desenvolvimento do capitalismo. A respeito das teses do autor sobre essas conexões, analise as assertivas abaixo.
I. A relação entre a religião e a sociedade não se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nos indivíduos e transformados em motivos da ação social.
II. A formação do ethos protestante mostrou-se propícia ao desenvolvimento do capitalismo, em oposição ao ethos contemplativo atribuído ao catolicismo.
III. A recusa de um modo de vida ascético, baseado na autodisciplina, na poupança, na austeridade, no dever e na propensão ao trabalho, foi determinante para o sucesso dos indivíduos protestantes na sociedade capitalista.
IV. Certos tipos de Protestantismo, em particular o Calvinismo, favoreciam o comportamento econômico racional, característico do espírito do capitalismo.
Quais estão corretas?
Segundo o cientista social C. Wright Mill, o olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de pré-noções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Para descrever essa atitude metodológica do sociológico, C. Wright Mill utilizou o conceito de:
Porto Alegre, assim como outras grandes capitais, é uma cidade marcada pela pichação de muitos muros e prédios. Esse movimento de pichação é bastante complexo, não podendo ser considerado como uma simples expressão de vandalismo. Segundo a perspectiva sociológica, a pichação pode ser compreendida como:
____________ é uma noção mediadora que ajuda a romper com a dualidade de senso comum entre indivíduo e sociedade ao captar a interiorização da exterioridade e a exteriorização da interioridade, ou seja, o modo como a sociedade torna-se depositada nas pessoas sob a forma de disposições duráveis ou capacidades treinadas e propensões estruturadas para pensar, sentir e agir de modos determinados, que então as guiam em suas respostas criativas aos constrangimentos e solicitações de seu meio social existente. (WACQUANT, Loic. Educação e Linguagem, ano 10, nº 16, jul-dez, 2007, p. 65-66).
No texto acima, Loic Wacquant se refere a um conceito empregado por Pierre Bourdieu para tentar compreender as formas de dominação na nossa sociedade. A noção que melhor preenche a lacuna no texto acima é:
Assinale a alternativa que expressa a concepção sociológica de poder, de acordo com a perspectiva sociológica de Max Weber.
A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente (MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. Com adaptações).
As Ciências Sociais lançam mão de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, assinale a alternativa correta.
A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Sobre o conceito de economia solidária, analise as assertivas abaixo:
I. É sinônimo de Terceiro Setor.
II. Pressupõe uma nova lógica de desenvolvimento econômico e de distribuição de renda.
III. Surge como alternativa ao modo capitalista de organizar as relações sociais dos seres humanos entre si e destes com a natureza.
IV. Corrobora a crença de que o mercado é capaz de autorregular-se para o bem de todos e que a competição é o melhor modo de relação entre os atores sociais.
V. Possui as seguintes características: cooperação, autogestão e solidariedade.
Quais estão corretas?
O Século XXI apresenta [...] um cenário profundamente contraditório e agudamente crítico: se o trabalho ainda é central para a criação do valor reiterando seu sentido de perenidade estampa, em patamares assustadores, seu traço de superfluidade, da qual são exemplos os precarizados, flexibilizados, temporários, além do enorme exército de desempregados e desempregadas que se esparramam pelo mundo (ANTUNES, Ricardo. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? In: Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho - São Paulo, 28 e 29 de novembro de 2008).
Diversos cientistas sociais contemporâneos apontam para as mutações ocorridas no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, NÃO é correto afirmar que:
Acerca de conceitos presentes nas obras de Anthony Guiddens e a respeito de suas ideias, julgue os próximos itens.
As estruturas sociais não estão intimamente implicadas na produção da ação.
Acerca de conceitos presentes nas obras de Anthony Guiddens e a respeito de suas ideias, julgue os próximos itens.
O autor introduziu no pensamento sociológico o conceito de estruturação, o qual designa a dependência mútua entre a capacidade de realizar coisas e a estrutura social.
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