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Sociologia - Geral - - 0000
Assinale a única opção falsa a partir do conteúdo do texto abaixo.
"O abismo social no interior da própria classe trabalhadora reduz fortemente o poder sindical, historicamente vinculado aos trabalhadores estáveis e, até agora, tem sido incapaz de aglutinar os trabalhadores, parciais, temporários, precários da economia informal, etc. Com isso começa a desmoronar o "sindicalismo vertical", herança do fordismo, mais vinculado à categoria profissional mais corporativa. (Antunes, 1995)Na sociedade brasileira a presença de formas precárias de trabalho é um fenômeno inquestionável. Isso vem provocando uma enorme dificuldade na organização dos sindicatos no país, provocando sérios limites à constituição de um sindicalismo horizontalizado que consolida a identidade de classe dos trabalhadores.
Os trabalhadores a domicílio e os trabalhadores de pequena empresa são marcados por formas de controle que misturam relações familiares com relações de trabalho e reproduzem a situação clássica de controle direto sobre os trabalhadores.
A identidade operária na conjuntura atual tem-se fortalecido sobretudo pela expansão do sindicalismo horizontal, agregando o coletivo de trabalhadores dos diferentes setores do país.
Há uma dificuldade estrutural em se passar de um sindicalismo vertical para outro horizontal, em função da fraca mobilização dos trabalhadores do setor informal que encontram barreiras estruturais, em se transformarem em classes para si.
Os sindicatos podem se organizar por ramos, por categoria e por empresa e a estrutura sindical pode fundamentar-se num sindicato único (no caso do Brasil) ou no pluralismo sindical (modelo europeu).
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Assinale a única reflexão falsa entre as cinco opções apresentadas a partir do texto abaixo.
O irrompimento do movimento grevista em 1978, por meio do sindicato dos metalúrgicos do ABC paulista, impõe uma nova fase na ação sindical em todo o país. O termo "novo sindicalismo" passou a ser utilizado como expressão da atuação dos sindicatos identificados com lutas mais amplas como o fim da ditadura militar, a ação política contra as políticas econômicas recessivas e de arrocho salarial, o apelo à negociação coletiva e à greve. (C. E. B. Oliveira e L.Mattoso, 1996)O movimento grevista de 1978 se coloca no bojo de um conjunto de movimentos sociais que eclodiram no Brasil durante aquela década e fez, a partir de então, aparecer um ato renovado na cena política do país.
A partir do aparecimento do novo sindicalismo no Brasil, a política salarial passou a ser definida levando em conta as variações no PIB, terminando assim o arrocho salarial.
A política econômica em vigor no país, a partir do momento em que eclodem as greves do ABC paulista, passa a considerar as propostas apresentadas durante o movimento, modificando assim parte de suas prioridades.
A cultura do dissídio coletivo que caracterizava a forma de atuação sindical no período anterior aos anos 70 foi, de certa forma, alterada pela ampla prática da negociação coletiva.
Com o novo sindicalismo pode-se afirmar que ocorreram mudanças na articulação dos setores estatais, empresariais e trabalhistas.
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Assinale a única opção que não corresponde ao conteúdo do texto abaixo.
"A experiência clínica nos ensina que, fundamentadamente, o sujeito, em sua relação com o trabalho, espera que a organização do trabalho lhe ofereça uma possibilidade de contribuição, e não, como se diz com tanta freqüência, que ela lhe oferece unicamente uma retribuição. Por trás dessa expectativa de poder fornecer uma contribuição no campo do trabalho, há sem dúvida uma busca de identidade." (C. Defours, 1993)A expectativa de contribuição no trabalho exige certos fatores como o de confiança nas relações de trabalho.
A condição da "contribuição" exige que se diminua a coerção e a fiscalização sobre os trabalhadores.
Uma excelente retribuição monetária é condição necessária e suficiente para se situar no interior do mundo do trabalho.
O exercício da criatividade tem a ver com a esfera do sofrimento e permite a construção de identidade no trabalho, aliviando também o sofrimento.
A contribuição no trabalho exige que seja convocada a inteligência prática e a mobilização do corpo.
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Assinale a única opção que contraria os elementos dados na afirmação abaixo.
"Kets de Uries desenvolve o exemplo de Iacocca, executivo da Crysler, destacando que, além de seu agudo senso pelo teatro que lhe permitiu obter uma ajuda financeira do Estado, ganhar os sindicatos para uma redução dos salários e convencer o público de comprar seus veículos, ele possuía um estrito conhecimento da indústria automobilística, de seus princípios e de seus objetivos. Ele sabia o que significava fabricar um automóvel e como se articulam as diversas fases do processo de produção... É justamente um saber assim preciso que deu à sua visão as condições para redefinir os rumos da empresa. A partir do caso Iacocca, percebe-se que o poder de decisão na grande empresa não se confunde, necessariamente, com a propriedade da empresa". (De Coster, F. Pichault, 1994)As capacidades próprias do líder lhe dão os elementos necessários para que ele se diferencie dos outros, dando ao grupo o que é necessário para a situação no momento certo. Nesse sentido, os líderes são aqueles que são colocados no lugar para fazer a gestão de uma crise e são dispensados quando esta se resolve.
Para ser um Leadership três elementos devem funcionar juntos: a convicção do líder, a competência do líder, que o deixa mais ou menos apto para fazer frente às dificuldades do grupo e a situação na qual o líder tem que assumir o exercício de suas qualidades e competências.
Podemos classificar a capacidade interior do líder segundo três pontos: a capacidade visionária, a capacidade comunicativa e uma imagem de si, forte e coerente.
Na grande empresa moderna a classe dirigente mescla simultaneamente a dominação carismática (capacidade de convicção) e a dominação legal (poder oriundo de um direito abstrato e impessoal), sobretudo porque no interior da classe existem diferentes posições de classe.
Para uma eficaz administração da empresa é necessária a coincidência entre a capacidade de liderança e a propriedade dos meios de produção. Esta seria a condição perfeita para o aparecimento do Leadership e o sucesso empresarial.
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Assinale a única dedução incorreta entre aquelas apresentadas a partir do texto.
"Economistas clássicos (Ricardo) destacavam o fato de que a incorporação de máquinas nos processos produtivos poderia ser poupador de mão-de-obra, o que os levou a concluir que o desemprego tecnológico resulta do impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, do ponto de vista macroeconômico, sempre que houver crescimento sistemático da produtividade do trabalho superior ao do produto, face à incorporação de algum tipo de inovação, estar-se-á diante de um processo poupador de mão-de-obra". (Catami, 1997)Ao nível das firmas, existe sempre uma tendência à inovação técnica da produção sem maiores cuidados com os impactos que esta vocação possa provocar no mercado de trabalho total.
A inovação tecnológica da produção gera desemprego crescente na indústria, mas no conjunto geral do total de emprego ofertado na economia o resultado é um saldo de soma zero entre emprego e desemprego.
O principal impasse das políticas públicas de emprego é adequar decisões macroeconômicas à lógica das empresas vistas isoladamente. Nestas, a evolução tecnológica para aumentar a produtividade é parte constitutiva da sua lógica de existência e vem antes da função social de gerar novos postos de trabalho.
Com o progresso técnico incorporado ao processo produtivo, a produtividade do trabalho aumenta substancialmente. Assim as empresas tendem a priorizar investimentos em tecnologias modernas que lhes garantem maior produtividade e menor problema na relação empregador/empregado.
Todas as análises sobre a relação progresso técnico/trabalho desenvolvidas a partir dos economistas clássicos apontam na direção de comprovação das teses então elaboradas. Entretanto, o mundo atinge um estágio no desenvolvimento de novas técnicas de produção e de suas funções sociais que se torna urgente rever a sua adequação às necessidades sociais do emprego.
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Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo.
"A manufatura padrão na transição do artesanato para a manufatura é a têxtil. É nesse setor de produção que ocorreram as transformações mais significativas. A produção baseada na cooperação desaparece quando se instalam as manufaturas nas cidades européias e são elas que responderão pela separação entre capital e trabalho, acelerando a divisão do trabalho complexo nas grandes indústrias no capitalismo". (C.R. Oliveira, 95)Sem dúvida a divisão do trabalho e a produção de mercadorias são fundamentais para explicar o papel das manufaturas na transição mesmo se vários fatores são imbricados sem poder dizer que um é dominante.
A partir do século XVI o trabalho artesanal começa a modificar-se. O aumento da demanda exige a expansão das oficinas e a melhoria qualitativa dos tecidos – o algodão e a seda convivem com a lã. Neste momento, altera-se a condição do trabalhador.
A transição do artesanato para a manufatura significou a urbanização da produção de mercadorias. As oficinas expandem-se e instalam-se nos subúrbios das cidades, livrando-se gradativamente das regulamentações feudais.
A lógica das corporações era suficientemente sólida para se adaptar com agilidade às novas condições da economia européia de então. Mesmo reagindo contra a divisão do trabalho, as corporações sobreviveram diante da nova realidade econômica.
A divisão do trabalho é organizada para atender ao aumento da demanda com maior produtividade. Nesses casos, a divisão profissional do trabalho é substituída pela divisão técnica do trabalho.
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reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre a "divisão sexual do trabalho". Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.
"A divisão sexual do trabalho, um fato persistente na história humana, foi muitas vezes tratado como um fenômeno invariável no tempo. Contrariando esta tendência, abordagens mais amplas passaram a sublinhar o caráter específico da subordinação por sexo entendido como assimetria nas relações de gênero. Desse modo pretendiam salientar o caráter socialmente constituído destas diferenças, enfatizando as dimensões sociais e culturais da subordinação." (Bandeira, 1997)Do ponto de vista internacional, historicamente as políticas sociais foram dirigidas a fixar a mão-de-obra feminina no âmbito familiar, reforçando desta forma a menor presença da mulher no mercado de trabalho, devido à divisão sexual do trabalho.
A assertiva segundo a qual no Brasil o "trabalho tem um sexo" mostra o quanto a legislação trabalhista tem dificuldade em incorporar a especificidade de gênero na questão da eqüidade.
Mesmo nas camadas de renda mais desfavorecidas, o trabalho feminino é submetido a uma maior precarização, pois nestas a mulher é vista com ressalvas pelos empregadores devido à sua própria condição de mulher.
Do pondo de vista histórico, o processo de diferenciação entre os sexos, em termos de relações de hierarquia e subordinação, aprofundam-se com as complexidades crescentes da sociedade capitalista, com sua especialização e com o aumento da produtividade.
A generalização de uma divisão do trabalho sexualmente ordenada estaria baseada no controle exercido sobre o trabalho da mulher e dos filhos, construído como base no poder masculino.
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Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem. Assinale-a.
"O trabalho pode existir segundo formas sociais diferentes. A análise de suas relações com a família revela a estreita imbricação das esferas do profissional e do doméstico. O movimento que se instaurou através do assalariamento conduziu a uma pulverização da forma família, o trabalho profissional se exteriorizando em relação a ela. Entretanto a relação de articulação entre os dois se manteve: a família participando ao mesmo tempo de uma atividade produtiva e do sustento doméstico para assegurar a reprodução do conjunto de seus membros. O trabalho profissional e o trabalho doméstico têm, entre si, relação de justaposição quando realizados juntos num só lugar. Entretanto, essas relações de imbricação persistem da mesma forma, quando eles são aparentemente dissociados." (De Coster e Pichault, 1994)A qualificação exigida no trabalho profissional feminino guarda estreita relação com aquelas qualidades exigidas no trabalho doméstico.
A transferência de qualificação "às vezes se opera no sentido inverso" do profissional ao doméstico; por exemplo, o exercício profissional de trabalho manual pelos homens torna-se atividade de reparos domésticos nas suas famílias.
A família é a unidade, a instância social que permite a regulação do trabalho entendido como o conjunto do profissional e do doméstico, sendo, portanto, o lugar da regulação do trabalho.
A ocorrência simultânea no mesmo espaço dos dois tipos de atividade profissional e doméstico conduz não só a dificuldade de separar claramente o que diz respeito a uma ou outra atividade, mas também a uma intensificação da produção doméstica.
A passagem do artesanato à manufatura exigiu novo perfil profissional dos trabalhadores. Nesse sentido o trabalho exigido na manufatura era qualitativamente incompatível com o trabalho doméstico.
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A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
O trabalho dos assalariados não é remunerado à medida de seu resultado. Os detentores dos meios de produção apropriam-se da mais-valia, então, concluiu Marx, existe exploração. Esta apropriação está no coração dos conflitos de classe. O princípio desta condição é que o trabalhador seja livre para vender seu trabalho a quem quiser. O que regula esta venda é o contrato de trabalho.O valor de troca do trabalhador é sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existência da exploração capitalista.
Entre o trabalho livre e a exploração, nos termos de Marx, está sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho.
Pelo fato de o trabalhador livre ser destituído de todo meio de produção, ele se submete à condição de exploração quando vende a sua força de trabalho no mercado.
O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a exploração no processo de trabalho.
Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparências do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenômenos de troca no mercado.
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As opções abaixo dão seguimento coerente e lógico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a.
"Na interpretação de Max Weber acerca da doutrina calvinista em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", publicado inicialmente em 1905, o conceito de trabalho no sentido ascese, operou uma ruptura com a tradição cristã que separava a vida espiritual do mercado. A recompensa pelo trabalho passou a ser entendida como sinal de cumprimento do dever espiritual e da escolha divina."
(Kumar, 1985)
Comportamentos individuais e de grupo voltados para uma vida dedicada ao trabalho são considerados absolutamente adequados à vida espiritual.
Na "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" mostra-se que se criou um ethos novo que conduz, na modalidade de um imperativo moral, uma elite protestante a investir-se no trabalho e na indústria.
O fundamento da sociedade capitalista é caracterizado pela ética social e divina do dever.
Em virtude da doutrina protestante, o êxito no mundo terreno através de uma atividade profissional é, antes de tudo, um meio de glorificar a Deus.
Resta aos homens submeterem-se ao seu destino e no exercício do seu trabalho, gozar dos bens deste mundo.
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