Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber, entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo. Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor, aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da sociologia, julgue os itens que se seguem.
Foi Durkheim quem, pela primeira vez, tentou definir o objeto próprio da sociologia, conceituando o fato social, cuja especificidade consiste nos atos e deveres que sucedem e precedem os indivíduos existindo nas suas consciências.
Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber, entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo. Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor, aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da sociologia, julgue os itens que se seguem.
Durkheim define fato social como as maneiras de agir e pensar que estão fora das consciências individuais; assinala que as correntes sociais tais como reunião, piedade, indignação, multidão e linchamento podem ser considerados como tipos de fato social.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Segundo Clifford Geertz, cultura não é simplesmente um referente que marca uma hierarquia de civilização, mas a maneira de viver de um grupo, sociedade, país ou pessoa; é um código por meio do qual as pessoas de determinado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
A perspectiva marxista sobre a relação entre trabalho e educação desenvolveu-se no Brasil desde o século passado, inicialmente com as escolas de artes e ofícios, para os desvalidos da sorte.
A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Segundo o interacionismo simbólico, todas as pessoas têm tendência a se conformar às regras da vida cotidiana. Interiorizadas, essas regras passam a constituir-se em reguladores interiores das ações.
A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Da perspectiva do interacionismo, as instituições representam uma rede que funciona porque pessoas, em momentos diferentes, fazem alguma coisa, como resultado da forma como definem situações nas quais atuam.
A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
O interacionismo simbólico considera que as ações dos indivíduos resultam de regras interiorizadas durante o processo de socialização.
A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Da perspectiva do interacionismo simbólico, na interação social, a interpretação é um processo formativo, e não uma aplicação sistemática de sentidos estabelecidos.
A escola da interação simbólica reporta-se, em origem, aos clássicos das ciências sociais do fim do século XIX, embora o termo interacionismo simbólico tenha sido cunhado por Herbert Blumer em 1937. G. Mead, o fundador do movimento, não publicou uma obra completa sobre sua teoria. Seu sistema de psicologia social, entretanto, é apresentado de forma completa em Mind, Self and Society, em que o autor explora não somente a complexa relação entre a sociedade e o indivíduo, como expõe a gênese do self e o desenvolvimento dos símbolos significantes.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
De acordo com G. Mead, o comportamento humano constitui uma resposta direta às atividades dos outros.
A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral.
Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo a visão crítica de Karl Marx, para os idealistas, a história é uma ação imaginária de indivíduos imaginários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...