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Em relação ao pensamento de Pierre Levy sobre as novas tecnologias e a sociedade da informação, analise as questões a seguir e indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.
( ) É possível separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo.
( ) Os hipertextos são mundos de signifi cação em que os atores da comunicação ou os elementos de uma mensagem constróem e remodelam universos de sentido.
( ) As novas tecnologias da informação geram impacto sobre a sociedade e a cultura.
( ) O foco principal dos estudos de comunicação não está mais na circulação de informações, mas no sentido das mensagens trocadas.
( ) A transmissão de informações digitais pode ser feita por todas as vias de comunicação imagináveis.
NÃO pertence ao pensamento de Durkheim o par conceitual
fato social e historicidade.
solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
comunidade e sociedade.
consciência coletiva e consciência individual.
coesão e diferenciação.
O processo descrito e sua principal conseqüência são, respectivamente,
conversão da filosofia em lógica e imbricação entre ciência e técnica.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
fusão entre poder e saber e propagação da indústria cultural de massas.
decadência do fetichismo da mercadoria e propagação da alienação.
No excerto acima, a etapa do circuito de valorização do capital a que o autor se refere é a da transformação
da ideologia em capital.
do valor de uso em valor de troca.
do valor de troca em capital.
do capital em capital fictício.
do dinheiro em mais-valia.
I, II, III, IV, V e VI referem-se, respectivamente, às seguintes religiões:
budismo, confucionismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e cristianismo.
hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo.
Associe as noções presentes na obra de Pierre Bourdieu às definições mais adequadas.
I. Campo.
II. Habitus.
III. Capital cultural.
IV. Dominação simbólica.
a - Relação entre consentimento e coerção operada por mecanismos sociais inconscientes e indiretos.
b - Um ponto de vista à partir do qual se pode captar posições produtoras de visões e tomadas de posição.
c - Princípio unificador e gerador de todas as práticas sociais.
d - Forma de conhecimento, código internalizado e desigualmente distribuído capaz de atuar como fiador de distinção.
I-b; II-c; III-d e IV-a.
I-c; II-d; III-a e IV-b.
I-b; II-d; III-c e IV-a.
I-a; II-c; III-d e IV-b.
I-d; II-b; III-a e IV-c.
Para o autor, são, sucessivamente, etapas do processo civilizador
as restrições ao livre-arbítrio, o aumento da psicologização e a intensificação da racionalização.
a mudança nos costumes, a instituição da moralidade e a transformação da cultura em civilização.
a imposição do controle social, o desenvolvimento do auto-controle e a monopolização da violência.
a difusão da cultura, o enraizamento da racionalização e a consolidação da civilização.
a alteração nos comportamentos, a formação da psicogênese e o desenvolvimento da sociogênese.
Considere as proposições.
I. "um presente que se compreende, a partir do horizonte dos novos tempos, como a atualidade da época mais recente."
II. "uma subjetividade descentrada e liberta de todas as limitações da cognição e da atividade com respeito a fins."
III. "derrubada de contextos de fundação e de relações conceituais de dominação, como entre a fala e a escrita, a lógica e a retórica."
IV. "não quer tomar dos modelos de outra época os seus critérios de orientação, ela tem de extrair de si mesma a sua autocompreensão."
(Jurgen Habermas, O Discurso Filosófico da Modernidade)
No quadro abaixo, a modernidade e a pós-modernidade estão caracterizadas em
Modernidade - I e IV ; Pós-Modernidade - II e III
Modernidade - I e III ; Pós-Modernidade - II e IV
Modernidade - II e III ; Pós-Modernidade - I e IV
Modernidade - I e II ; Pós-Modernidade - III e IV
Modernidade - II e IV ; Pós-Modernidade - I e III
São escolas de pensamento que representam a classe social como um local estrutural e como uma relação social, respectivamente:
idealismo e dialética.
funcionalismo e marxismo.
historicismo e teoria crítica.
interacionismo e materialismo.
estruturalismo e dialética.
O trecho acima descreve a concepção de história incorporada pela sociologia crítica brasileira. Melhor caracteriza essa concepção, a História que nega
o etapismo e afirma a contradição.
o progresso e afirma a particularidade nacional.
o desenvolvimento e afirma a evolução do capitalismo.
a nacionalidade e afirma o internacionalismo.
a totalidade e afirma a contradição.
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