Questões de Sociologia do ano 2008

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Em relação ao pensamento de Pierre Levy sobre as novas tecnologias e a sociedade da informação, analise as questões a seguir e indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) É possível separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo.

( ) Os hipertextos são mundos de signifi cação em que os atores da comunicação ou os elementos de uma mensagem constróem e remodelam universos de sentido.

( ) As novas tecnologias da informação geram impacto sobre a sociedade e a cultura.

( ) O foco principal dos estudos de comunicação não está mais na circulação de informações, mas no sentido das mensagens trocadas.

( ) A transmissão de informações digitais pode ser feita por todas as vias de comunicação imagináveis.

  • A. V, F, V, F, V
  • B. F, V, F, V, F
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, V, F, V, V
  • E. V, V, F, F, V

NÃO pertence ao pensamento de Durkheim o par conceitual

  • A.

    fato social e historicidade.

  • B.

    solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

  • C.

    comunidade e sociedade.

  • D.

    consciência coletiva e consciência individual.

  • E.

    coesão e diferenciação.

O processo descrito e sua principal conseqüência são, respectivamente,

  • A.

    conversão da filosofia em lógica e imbricação entre ciência e técnica.

  • B.

    crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.

  • C.

    crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.

  • D.

    fusão entre poder e saber e propagação da indústria cultural de massas.

  • E.

    decadência do fetichismo da mercadoria e propagação da alienação.

 

No excerto acima, a etapa do circuito de valorização do capital a que o autor se refere é a da transformação

  • A.

    da ideologia em capital.

  • B.

    do valor de uso em valor de troca.

  • C.

    do valor de troca em capital.

  • D.

    do capital em capital fictício.

  • E.

    do dinheiro em mais-valia.

 

I, II, III, IV, V e VI referem-se, respectivamente, às seguintes religiões:

  • A.

    budismo, confucionismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e cristianismo.

  • B.

    hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.

  • C.

    hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.

  • D.

    confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.

  • E.

    confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo.

Associe as noções presentes na obra de Pierre Bourdieu às definições mais adequadas.

I. Campo.

II. Habitus.

III. Capital cultural.

IV. Dominação simbólica.

 

a - Relação entre consentimento e coerção operada por mecanismos sociais inconscientes e indiretos.

b - Um ponto de vista à partir do qual se pode captar posições produtoras de visões e tomadas de posição.

c - Princípio unificador e gerador de todas as práticas sociais.

d - Forma de conhecimento, código internalizado e desigualmente distribuído capaz de atuar como fiador de distinção.

  • A.

    I-b; II-c; III-d e IV-a.

  • B.

    I-c; II-d; III-a e IV-b.

  • C.

    I-b; II-d; III-c e IV-a.

  • D.

    I-a; II-c; III-d e IV-b.

  • E.

    I-d; II-b; III-a e IV-c.

Para o autor, são, sucessivamente, etapas do processo civilizador

  • A.

    as restrições ao livre-arbítrio, o aumento da psicologização e a intensificação da racionalização.

  • B.

    a mudança nos costumes, a instituição da moralidade e a transformação da cultura em civilização.

  • C.

    a imposição do controle social, o desenvolvimento do auto-controle e a monopolização da violência.

  • D.

    a difusão da cultura, o enraizamento da racionalização e a consolidação da civilização.

  • E.

    a alteração nos comportamentos, a formação da psicogênese e o desenvolvimento da sociogênese.

Considere as proposições.

I. "um presente que se compreende, a partir do horizonte dos novos tempos, como a atualidade da época mais recente."

II. "uma subjetividade descentrada e liberta de todas as limitações da cognição e da atividade com respeito a fins."

III. "derrubada de contextos de fundação e de relações conceituais de dominação, como entre a fala e a escrita, a lógica e a retórica."

IV. "não quer tomar dos modelos de outra época os seus critérios de orientação, ela tem de extrair de si mesma a sua autocompreensão."

                   (Jurgen Habermas, O Discurso Filosófico da Modernidade)

 

No quadro abaixo, a modernidade e a pós-modernidade estão caracterizadas em

  • A.

    Modernidade - I e IV ; Pós-Modernidade - II e III

  • B.

    Modernidade - I e III ; Pós-Modernidade - II e IV

  • C.

    Modernidade - II e III ; Pós-Modernidade - I e IV

  • D.

    Modernidade - I e II ; Pós-Modernidade - III e IV

  • E.

    Modernidade - II e IV ; Pós-Modernidade - I e III

São escolas de pensamento que representam a classe social como um local estrutural e como uma relação social, respectivamente:

  • A.

    idealismo e dialética.

  • B.

    funcionalismo e marxismo.

  • C.

    historicismo e teoria crítica.

  • D.

    interacionismo e materialismo.

  • E.

    estruturalismo e dialética.

O trecho acima descreve a concepção de história incorporada pela sociologia crítica brasileira. Melhor caracteriza essa concepção, a História que nega

  • A.

    o etapismo e afirma a contradição.

  • B.

    o progresso e afirma a particularidade nacional.

  • C.

    o desenvolvimento e afirma a evolução do capitalismo.

  • D.

    a nacionalidade e afirma o internacionalismo.

  • E.

    a totalidade e afirma a contradição.

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