Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns autores recentes afirmam que se deve avaliar a posição de classe do indivíduo também em relação a fatores culturais, como estilo de vida e padrões de consumo. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
De acordo com as abordagens recentes sobre a posição de classe, as identidades individuais estruturam-se, em maior escala, em torno do modo de se vestir, do que comer, de como cuidar do corpo e de onde relaxar e menos em torno de indicadores de classe mais tradicionais, como o emprego.
O sociólogo francês Pierre Bourdieu entende que os grupos de classe são identificáveis, cada vez mais, com base em fatores econômicos ou ocupacionais.
Para Savage e colaboradores, os profissionais do serviço público buscam um estilo de vida baseado em padrões de consumo que implicam médios ou baixos níveis de exercício, pouco empenho em atividades culturais e uma preferência por estilos tradicionais nos móveis da casa e na moda.
A estratificação dentro das classes e entre as classes depende unicamente de diferenças ocupacionais.
Segundo Bourdieu, em uma sociedade consumista, as diferenças de classe são completamente ignoradas.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
A mais extrema forma de vida urbana da atualidade está representada no que alguns chamam de megalópole, a cidade das cidades.
Para a Escola de Chicago, as cidades crescem ao acaso.
A perspectiva ecológica enfatiza os esquemas e planejamentos conscientes na organização da cidade.
Teorias mais recentes do urbanismo, como as de David Harvey e Manuel Castells, enfatizam o fato de que o urbanismo é um processo autônomo, sem relação com os grandes padrões de mudança política e econômica.
Manuel Castells define as megacidades apenas em função do seu tamanho.
A educação está sendo transformada por meio de mudanças na área da tecnologia e das novas demandas da economia do conhecimento global. À luz dessas mudanças, assinale a opção correta.
A educação está sendo transformada por meio de mudanças na área da tecnologia e das novas demandas da economia do conhecimento global. À luz dessas mudanças, assinale a opção correta.
O desenvolvimento industrial fez que as ocupações se diferenciassem e se afastassem cada vez mais do ambiente doméstico, tornando impossível para os pais transmitirem as experiências de trabalho diretamente aos filhos e gerando demanda de ensino especializado.
Uma sociedade avançada precisa apenas desenvolver pesquisas com valor prático imediato.
Nos países mais desenvolvidos, durante séculos, a educação formal esteve disponível para a maioria das pessoas.
Em momentos caracterizados pelas mudanças econômicas e técnicas aceleradas, sempre há sincronia entre as prioridades do sistema educacional e a disponibilidade de oportunidades profissionais.
Considerando que os modos de vida e as instituições sociais características do mundo moderno são radicalmente diferentes quando comparados aos do passado, assinale a opção correta.
Para se decidir em que medida e de que forma um sistema está em processo de mudança, tem-se de mostrar em que grau há alguma modificação das instituições fundamentais durante um período específico.
No mundo de hoje, em que tudo muda muito rapidamente, não existe continuidade com o passado distante.
É possível que uma teoria, baseada em um único fator isolado, como a cultura, consiga explicar a diversidade do desenvolvimento social humano, desde os primórdios da época da pesca, da coleta e das sociedades pastoris, passando pelas civilizações tradicionais e, finalmente, chegando aos sistemas sociais altamente complexos de hoje.
O meio físico não tem influência alguma no desenvolvimento da organização social humana.
A indústria moderna se assemelha, de forma fundamental, aos sistemas de produção preexistentes.
A partir das informações veiculadas no texto acima e com base na relação entre os conceitos de formação discursiva e formação ideológica, julgue os itens que se seguem.
Na sociedade capitalista contemporânea, dada a ideologia dominante, não há espaço para o confronto entre discursos contra-hegemônicos e aqueles que reforçam o aparato ideológico dominante.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado da prática profissional do cientista social. Entretanto, alguns antropólogos vêm chamando a atenção para aspectos relativos aos temas de direitos culturais, desigualdades e discriminações. O argumento que embasa esse posicionamento relaciona-se a
ao fato de que os direitos humanos são direitos universais e, portanto, categorias invariantes de quaisquer sociedades humanas.
às Ciências Sociais, em especial a Antropologia, que têm procurado chamar a atenção para o reconhecimento dos direitos dos outros em oposição aos direitos de todos.
à assimetria das relações de poder que envolve o debate sobre direitos humanos na comunidade internacional.
a posição que contrapõe os direitos culturais como expressão do relativismo em oposição ao humanismo.
a necessidade de regular o debate e optar entre duas vias no campo dos direitos: o universalismo ou o relativismo.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:
a fixação em um salário mínimo do limite inferior para as aposentadorias e pensões, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos, a liberação do voto aos conscritos.
a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que eles tenham contribuído para a previdência, a introdução da licença-paternidade, a liberação do voto aos conscritos.
o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos, a diminuição da idade mínima da obrigatoriedade do voto de 18 para 16 anos, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos.
a introdução da licença-paternidade, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que estes tenham contribuído com a previdência, o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Historicamente, a distância entre os projetos das elites e as visões de mundo dos diferentes conjuntos populacionais no Brasil originou importantes conflitos sociais e políticos. Um dos mais conhecidos foi a guerra de Canudos no interior da Bahia, pouco tempo depois da Proclamação da República. José Murilo de Carvalho descreve que sob a liderança de um líder messiânico, Antonio Conselheiro, formou-se uma comunidade irmanada por práticas religiosas tradicionais. Entre as razões do conflito, que acabou envolvendo o Estado e as forças militares contra milhares de sertanejos, estava a discordância do Conselheiro com relação a medidas adotadas pela República, entre elas,
a proibição do voto dos analfabetos, a ausência de uma política de reforma agrária, a obrigatoriedade do pagamento de impostos.
a secularização dos cemitérios, a separação da Igreja e Estado, a introdução do casamento civil.
a proibição do voto feminino, o banimento da família imperial, a manutenção das grandes propriedades rurais.
a obrigatoriedade do voto, a separação da Igreja e Estado, a introdução do regime federativo.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Para José Murilo de Carvalho, o processo de aquisição dos direitos civis para o exercício da cidadania no Brasil é ainda hoje difícil de ser resolvido. Historicamente, o autor destaca três empecilhos principais:
a herança da escravidão, a herança da pequena propriedade rural e a herança de uma tradição de familismo na política.
a herança do racismo, a herança do machismo e a herança do pessimismo com relação ao futuro da nação.
a herança da descrença nos poderes públicos, a herança da pequena propriedade rural e a herança do paternalismo.
a herança da escravidão, a herança da grande propriedade rural e a herança de um Estado comprometido com o poder privado.
a herança da rigidez burocrática, a herança do paternalismo e a herança das crendices e superstições.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A construção da cidadania é um processo longo e difícil. José Murilo de Carvalho relata que no caso brasileiro, até o final do período colonial, a maioria da população estava excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. A independência não introduziu mudança radical neste panorama. Durante o período do Império, algumas pequenas medidas trouxeram alguns avanços como a aprovação pela Câmara dos deputados, em 1881, da lei que introduzia o voto direto. Entretanto, essa lei trazia uma série de restrições, o que dificultava a ampliação dos direitos civis e que provocaram os protestos de Joaquim Nabuco. Entre estas restrições constavam
a proibição do voto dos escravos e o estabelecimento do voto obrigatório.
a proibição do voto dos analfabetos e o estabelecimento do voto facultativo.
a proibição do voto das mulheres e o estabelecimento do voto facultativo.
o aumento da idade mínima para o direito de voto e a proibição do voto das mulheres.
a proibição do voto dos escravos e o estabelecimento do voto facultativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...