Questões de Sociologia do ano 2011

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São expressões das profundas transformações societárias na década de 1990, no Brasil, determinadas pelas mudanças na esfera do trabalho e da economia:

  • A.

    desmonte do terceiro setor e reorganização da filantropia no âmbito do Estado neoliberal.

  • B.

    cortes no orçamento dos municípios de pequeno porte, fragilizando ainda mais a situação calamitosa dessas unidades federativas.

  • C.

    processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social, com grandes mudanças e rebatimentos nas relações público-privadas.

  • D.

    procedimentos gerenciais transpostos do fordismo e do taylorismo na condução das políticas públicas.

  • E.

    métodos avançados de gestão do trabalho, inaugurando expressiva fase de crescimento do emprego formal.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 16/04/2011, mostram que, no primeiro trimestre deste ano, a periferia da zona sul da capital aparece como a região mais violenta da cidade: os distritos do Parque Santo Antonio (17 vítimas), Campo Limpo (11) e Capão Redondo (9) ocupam os três primeiros lugares em termos do número de homicídios. Esses dados permitem concluir que

  • A.

    o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior nos bairros que apresentam taxas maiores de urbanização.

  • B.

    as taxas de homicídios não apresentam nenhuma correlação com o local das moradias das vítimas.

  • C.

    não se pode associar pobreza e local de moradia à taxa de criminalidade.

  • D.

    o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior entre aqueles que habitam áreas, regiões ou bairros com déficits sociais e de infraestrutura urbana.

  • E.

    a convivência muito próxima com o mundo do crime não interfere na vida dos moradores das periferias.

Observe atentamente a tirinha abaixo.

Está correto com relação às atuais tendências na divisão social e sexual do trabalho:

  • A.

    As desigualdades de gênero no mercado de trabalho e nas atividades domésticas eram comuns até a década de 1970, mas atualmente deixaram de existir.

  • B.

    Atualmente as mulheres ocupam, de forma simétrica aos homens, cargos políticos e posições ocupacionais mais privilegiadas, embora na atividade doméstica as disparidades de gênero persistam.

  • C.

    Ainda que no mercado de trabalho já não existam diferenças entre mulheres e homens que ocupam os mesmos postos de trabalho, a divisão doméstica do trabalho segue desigual.

  • D.

    Ainda que atualmente a divisão sexual do trabalho doméstico tenha se tornado igualitária, a sobrecarga horária nos postos ocupados no mercado de trabalho pelo sexo masculino segue sendo maior.

  • E.

    Apesar das mudanças significativas verificadas nas últimas décadas, a divisão social do trabalho e a divisão doméstica do trabalho seguem sendo marcadas por disparidades relacionadas ao sexo.

Pesquisas recentes constataram que o preconceito e a discriminação são fenômenos com marcante incidência na escola pública, sendo as vítimas preferenciais os pobres, os negros, os homossexuais e os portadores de necessidades especiais. Pode-se concluir, portanto, que a discriminação desses alunos

  • A.

    não interfere em seu desempenho escolar e tampouco traz consequências para o seu relacionamento com colegas e professores.

  • B.

    restringe-se ao universo escolar e não interfere em outras esferas de suas vidas.

  • C.

    não traz nenhuma consequência para sua vivência escolar, por também ser vivenciada fora da escola.

  • D.

    contribui para a reprodução da violência escolar, por ser vivenciada dentro e fora da escola.

  • E.

    é vista como natural, dada as condições de vida da maior parte dos alunos.

Entre os desfavorecidos pela cidadania incluem-se as mulheres, que só tardiamente tiveram acesso aos direitos concedidos aos homens. Mas a luta pelos direitos das mulheres avançou com a ampliação do movimento feminista, que pode ser entendido como um movimento que luta

  • A.

    pela alteração das relações entre homens e mulheres.

  • B.

    pela afirmação da assimetria sexual entre homens e mulheres.

  • C.

    pela conciliação das atividades de trabalho e domésticas.

  • D.

    pelo crescimento dos movimentos de mulheres.

  • E.

    pela transformação radical da sociedade.

A luta do movimento operário pelos direitos de se organizar politicamente, de escolher o trabalho, de fazer greve, de liberdade e autonomia sindical, de redução do horário de trabalho, de regulamentação do trabalho da mulher e das crianças representou um avanço nos direitos

  • A.

    políticos, civis e humanos.

  • B.

    sociais, políticos e econômicos.

  • C.

    civis, sociais e políticos.

  • D.

    civis, sociais e econômicos.

  • E.

    humanos, sociais e políticos.

Segundo José Murilo de Carvalho (2010), a cidadania plena ou o cidadão pleno pressupõe a posse, entre outros, dos direitos civis. Estes constituem os direitos

  • A.

    à justiça, à igualdade perante a lei e ao voto.

  • B.

    a organizar partidos políticos, a votar e a ser votado.

  • C.

    à educação, ao trabalho e à saúde.

  • D.

    à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei.

  • E.

    à liberdade de opinião, à organização política e ao voto.

As análises do exercício dos direitos políticos e sociais da Independência aos anos finais da Primeira República, nos textos de Tânia Regina de Luca (in Pinsky, J.; Pinsky C. B., 2003) e de José Murilo de Carvalho (2010), evidenciam uma distância entre as disposições legais e a sua efetivação prática, expressa por fatores tais como

  • A.

    alta porcentagem de população com baixa renda, controle político das oligarquias e alta taxa de analfabetismo.

  • B.

    alta taxa de analfabetismo, grande abstenção nos processos eleitorais e proibição do voto dos analfabetos.

  • C.

    alta taxa de analfabetismo, maioria da população vivendo em áreas rurais, sob controle político dos grandes proprietários e também dos comandantes da Guarda Nacional nas zonas urbanas.

  • D.

    inexistência de tensões sociais entre grupos sociais diferentes e, portanto, reduzida participação política da população.

  • E.

    reduzida participação política da população e satisfação da população com os governos locais.

No Brasil, a escolha dos chefes do Poder executivo é feita pelo sistema majoritário por maioria absoluta. Isso significa que é eleito o candidato que obtiver

  • A.

    a maioria dos votos dados ao seu partido político.

  • B.

    a metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.

  • C.

    uma maioria de votos inferior à soma dos votos obtidos pelos candidatos dos demais partidos.

  • D.

    a maioria dos votos que compõem o colégio eleitoral.

  • E.

    mais da metade dos votos válidos que compõem o colégio eleitoral.

No Brasil, atualmente, o sufrágio, como participação do povo na formação do governo, é universal, pois todos os cidadãos são considerados capazes de escolher um candidato,

  • A.

    a partir dos 16 anos.

  • B.

    somente a partir dos 18 anos.

  • C.

    a partir dos 21 anos.

  • D.

    com exceção dos analfabetos.

  • E.

    com exceção dos analfabetos e dos presidiários.

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