Questões de Sociologia do ano 2011

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Leia o seguinte trecho, da obra de Denys Cuche (2002):

Se a identidade é uma construção social e não um dado, se ela é do âmbito da representação, isto não significa que ela seja uma ilusão que dependeria da subjetividade dos agentes sociais. A construção da identidade se faz no interior de contextos sociais que determinam a posição dos agentes e por isso mesmo orientam suas representações e suas escolhas. Além disso, a construção da identidade não é uma ilusão, pois é dotada de eficácia social, produzindo efeitos sociais reais. A identidade é uma construção que se elabora em uma relação que opõe um grupo aos outros grupos com os quais está em contato.

Nesse trecho, Denys Cuche (2002)

I. afirma que separar as instâncias de análise em concepções objetivistas e subjetivistas pode ser útil para interpretar as construções identitárias.

II. ressalta a importância de se analisar a relação entre identidade e alteridade de maneira inseparável.

III. procura ressaltar a importância das concepções objetivistas e subjetivistas de acordo com o objeto e o sujeito abordado.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia o seguinte trecho:

Da leitura do trecho conclui-se que

  • A.

    o conhecimento de senso comum é uma forma tão válida para a interpretação científica da realidade social quanto a teoria sociológica.

  • B.

    o conhecimento do senso comum é objeto da reflexão sociológica, mas não deve ser confundido com a atitude teórica científica, pois o papel do sociólogo é analisar a realidade da vida cotidiana.

  • C.

    o senso comum pressupõe a existência de infinitos pontos de vista, e, por isso, a sociologia deve adotar uma atitude metodológica individualista.

  • D.

    a sociologia da vida cotidiana estuda o mundo intersubjetivo: não é possível outra forma de conhecimento que não tenha surgido espontaneamente a partir do senso comum partilhado pelos agentes.

  • E.

    a realidade da vida cotidiana é a única possível de ser estudada pela sociologia que, ao contrário de outras ciências, prescinde da necessidade de verificação.

Recentemente, o autor da morte de várias crianças em uma escola no Rio de Janeiro tentou justificar o crime planejado com as seguintes palavras: Eu era agredido, humilhado, ridicularizado. Esse tipo de violência que ocorre hoje nas escolas é chamado de bullying e pode ser entendido como

  • A.

    atitudes agressivas não intencionais que causam sofrimento, angústia e que podem ter até consequências físicas e psicológicas.

  • B.

    atitudes agressivas intencionais e repetidas adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que causam sofrimento, angústia e que podem ter até consequências físicas e psicológicas.

  • C.

    atitudes agressivas intencionais e passageiras adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que causam sofrimento, angústia e que podem ter consequências físicas e psicológicas.

  • D.

    atitudes agressivas intencionais e repetidas adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), que podem até causar sofrimento e angústia, mas que não têm consequências físicas e psicológicas.

  • E.

    uma brincadeira característica da adolescência que não acarreta nenhuma consequência para os jovens que dela são vítimas.

Pode-se definir violência como atos que

  • A.

    afetam a vida das pessoas apenas diretamente.

  • B.

    se restringem a agressões físicas.

  • C.

    resultam em danos materiais.

  • D.

    provocam acidentalmente ferimentos em outros indivíduos.

  • E.

    causam não só danos físicos, mas também psicológicos e morais.

De Cicco e Gonzaga (2009) conceituam analiticamente o Estado a partir de seus elementos constitutivos, que são

  • A.

    população, órgãos legislativos e governo.

  • B.

    população, território e governo.

  • C.

    governo, órgãos legislativos e judiciário.

  • D.

    governo, soberania e instituições parlamentares.

  • E.

    população, território e órgãos legislativos.

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

Integrantes de determinado status social podem ser oriundos de classes sociais diversas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

A estrutura do sistema social é constituída a partir do momento em que os seus indivíduos interiorizam e reproduzem modelos culturais normativos do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

Os grupos de status constituem sempre comunidades e se definem com base em uma característica formal: a situação de mercado, dada pela inserção do indivíduo em uma determinada classe social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

A concepção estritamente econômica de classe afirma que todos aqueles que possuem as mesmas possibilidades objetivas de acesso aos bens escassos do mercado pertencem a uma mesma classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os preceitos metodológicos da sociologia compreensiva para a pesquisa nas ciências sociais, julgue os próximos itens.

Modelos típico-ideais visam à análise e compreensão de individualidades históricas, tratando-se de um quadro conceitual e não de um retrato fiel da realidade analisada.

  • C. Certo
  • E. Errado
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