Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o pensamento de Erving Goffman, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a etnometodologia de Harold Garfinkel e de seus discípulos mais diretos, assinale a alternativa INCORRETA.
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A abordagem de Weber à estratificação social baseou-se na análise desenvolvida por Marx, modificando-a e buscando aperfeiçoá-la.
( ) Weber rejeita totalmente a ideia de conflito de classes.
( ) Em Weber, a honra social pode resultar diretamente de uma situação de classe sendo, na maioria das vezes, determinada pela média da situação de classe dos membros do estamento. Isto, porém, não ocorre necessariamente.
( ) Em Weber, o fato de se ter algum tipo de propriedade que tem valor (por exemplo, moeda, terra, máquinas, conhecimentos), constitui grupos positivamente privilegiados na situação de mercado, enquanto o fato de não se possuí-los constitui classes negativamente privilegiadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O sociólogo francês Pierre Boudieu (1930-2002) propõe que o capital econômico é importante para caracterizar as posições de classe, mas que esse é apenas um dos fatores. Além do capital econômico, ele identifica o capital cultural, o capital social e o capital simbólico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas sobre a noção de trabalho em Marx, e assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas sobre a relação indivíduo/sociedade nos três principais autores clássicos da sociologia, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em termos teóricos e analíticos, em Marx tanto quanto em Durkheim o indivíduo age sob determinação de elementos estruturais externos a ele. Entretanto, nas entrelinhas, para o caso de Durkheim e, mais claramente, no caso de Marx, ambos projetam uma sociedade pós-condições por eles criticadas, em que os indivíduos serão dotados de maiores graus de liberdade em relação a essas mesmas condições.
( ) Weber, ao contrário de Marx e Durkheim, parte, em termos teóricos, de orientações individuais para tentar explicar a existência e permanência das condições estruturais e, nas entrelinhas, pensa o mesmo quanto ao futuro da humanidade.
( ) Weber, ao contrário de Marx e Durkheim, parte, em termos teóricos, de orientações individuais para tentar explicar a existência e permanência das condições estruturais, mas, nas entrelinhas, antevê um futuro de sérias determinações das condições estruturais sobre os indivíduos.
( ) Marx e Durkheim, cada um a seu modo e, ao contrário de Weber, subestimam, em termos teóricos, a ação dos indivíduos, em clara hipostasia das estruturas, mantendo tal atitude em relação aos desdobramentos futuros da modernidade.
Assinale a sequência CORRETA.
A respeito da discussão teórica que Weber propõe a respeito de poder e dominação (ou autoridade), assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas em relação à noção de classes sociais em Marx, e assinale com V as verdadeiras, e com F as falsas.
( ) Na medida em que milhões de famílias vivem em condições tais, que o seu modo de vida, os seus interesses e a sua cultura os distinguem das outras classes, colocando-os em relação a essas outras classes numa posição de hostilidade, constituem uma classe.
( ) É elemento primordial para a constituição de uma classe a mistura de grandezas homólogas, tal como as batatas misturadas numa saca constituem uma saca de batatas.
( ) Na medida em que existe, apenas, entre os camponeses que arrendam uma pequena propriedade, uma relação local, e que a identidade dos seus interesses não cria entre eles uma relação de comunidade, um laço nacional ou uma organização política não constituem uma classe.
( ) No capitalismo, as condições econômicas transformam a massa da população em trabalhadores, criando para eles uma situação comum. Isto já é suficiente para torná-la tanto uma classe em si, quanto uma classe para si.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas a respeito das preocupações de Durkheim com as condições de anomia prevalecente em certos setores das sociedades modernas e assinale a alternativa CORRETA.
Na década de sessenta do século XX, surgiu a chamada teoria da dependência, proposta que punha em questão o marxismo tradicional e dialogava de forma crítica com os argumentos desenvolvimentistas da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), incluindo-se entre os expoentes dessa formulação os sociólogos Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...