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Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma concepção particular da metodologia das ciências sociais a partir da crítica às orientações objetivistas do conhecimento. Considere as seguintes proposições acerca da metodologia weberiana:
I. A busca por enunciados gerais de validade universal é típica das ciências modernas, cabendo aos cientistas sociais, portanto, a preparação de instrumentos de pesquisa que recolham os dados da realidade social e explique, por dedução, seus nexos causais.
II. O cientista social deve abdicar-se de qualquer juízo de valor na relação com o objeto de pesquisa, o que não significa a ausência de adesão a determinados valores no processo de conhecimento científico.
III. A tarefa fundamental do cientista social é ordenar racionalmente o mundo empírico a partir da seleção criteriosa de fenômenos relevantes e dotados de historicidade, ou seja, de uma significação cultural particular.
IV. O tipo ideal é uma forma de exposição detalhada da realidade, que a descreve e sintetiza.
Está correto o que se afirma APENAS em
No início do século XX, a escola sociológica de Chicago constituiu-se por um diversificado e eclético conjunto de temas de pesquisa e orientações teóricas, com destaque para os estudos de ecologia humana. A respeito da abordagem ecológica do espaço urbano, desenvolvida na primeira fase da escola de Chicago, é INCORRETO afirmar:
A correspondência correta entre o paradigma/matriz disciplinar, a escola de antropologia social e respectivo autor, está em:
A exigência de uma sistematização do Direito acabou por impor aos juristas a valorização do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. Daí surgiu, na França, já no século XIX, a poderosa École de lExégèse, de grande influência nos países em que o espírito napoleônico predominou, correspondendo, no mundo germânico, à doutrina dos pandectistas. A tarefa do jurista circunscreveu- se, a partir daí, cada vez mais à teorização e sistematização da experiência jurídica, em termos de uma unificação construtiva dos juízos normativos e do esclarecimento dos seus fundamentos (...).
No trecho acima, extraído de seu livro A Ciência do Direito, Tércio Sampaio Ferraz Júnior refere-se a características do
O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado.
O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite
Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:
Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos
Segundo a explicação de H. Kelsen, na obra O que é justiça?, a doutrina do Direito natural pressupõe que o valor é
No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção.
Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a
Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem
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