Questões de Sociologia do ano 2015

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Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma concepção particular da metodologia das ciências sociais a partir da crítica às orientações objetivistas do conhecimento. Considere as seguintes proposições acerca da metodologia weberiana:

I. A busca por enunciados gerais de validade universal é típica das ciências modernas, cabendo aos cientistas sociais, portanto, a preparação de instrumentos de pesquisa que recolham os dados da realidade social e explique, por dedução, seus nexos causais.

II. O cientista social deve abdicar-se de qualquer juízo de valor na relação com o objeto de pesquisa, o que não significa a ausência de adesão a determinados valores no processo de conhecimento científico.

III. A tarefa fundamental do cientista social é ordenar racionalmente o mundo empírico a partir da seleção criteriosa de fenômenos relevantes e dotados de historicidade, ou seja, de uma significação cultural particular.

IV. O tipo ideal é uma forma de exposição detalhada da realidade, que a descreve e sintetiza.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

No início do século XX, a escola sociológica de Chicago constituiu-se por um diversificado e eclético conjunto de temas de pesquisa e orientações teóricas, com destaque para os estudos de ecologia humana. A respeito da abordagem ecológica do espaço urbano, desenvolvida na primeira fase da escola de Chicago, é INCORRETO afirmar:

  • A. Uma das principais assertivas dos estudos ecológicos sobre a cidade consiste em correlacionar a disposição espacial dos assentamentos urbanos à acomodação da organização social ao meio ambiente físico.
  • B. Seus principais formuladores foram Robert Ezra Park (1864-1944), Roderick Duncan McKenzie (1887-1940) e Ernest Watson Burgess (1886-1966).
  • C. As proposições desta perspectiva teórica incorporaram vários princípios evolucionistas de autores como Charles R. Darwin (1809-1882) e Herbert Spencer (1820-1903).
  • D. As pesquisas empíricas realizadas segundo as concepções teóricas e conceituais da ecologia humana explicitaram em detalhes os resultados benéficos do planejamento e das intervenções racionais para as condições de vida urbana.
  • E. O modelo das zonas concêntricas de Ernest Watson Burgess (1886-1966) buscava demonstrar a tendência de expansão radial da cidade a partir de seu centro, em íntima relação com os processos de diferenciação interna de cada um dos cinco setores por ele considerados.

A correspondência correta entre o paradigma/matriz disciplinar, a escola de antropologia social e respectivo autor, está em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

“A exigência de uma sistematização do Direito acabou por impor aos juristas a valorização do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. Daí surgiu, na França, já no século XIX, a poderosa ‘École de l’Exégèse’, de grande influência nos países em que o espírito napoleônico predominou, correspondendo, no mundo germânico, à doutrina dos pandectistas. A tarefa do jurista circunscreveu- se, a partir daí, cada vez mais à teorização e sistematização da experiência jurídica, em termos de uma unificação construtiva dos juízos normativos e do esclarecimento dos seus fundamentos (...)”.

No trecho acima, extraído de seu livro A Ciência do Direito, Tércio Sampaio Ferraz Júnior refere-se a características do

  • A. Positivismo jurídico.
  • B. Realismo jurídico.
  • C. Neopositivismo jurídico.
  • D. Jusnaturalismo jurídico.
  • E. Historicismo jurídico.

“O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado”.

O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite

  • A. reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio da repressão.
  • B. combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio social.
  • C. controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da periculosidade.
  • D. objetivar a delinquência por trás da infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
  • E. classificar a delinquência em suas categorias e erradicar a delinquência do meio social.

Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:

  • A. A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na generalização.
  • B. A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.
  • C. O papel da ciência é a verificação da verdade contida nos juízos de valor.
  • D. Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento das relações objetivas.
  • E. Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento de nós mesmos.

Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos

  • A. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
  • B. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
  • C. hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
  • D. hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
  • E. categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X ou Z”.

Segundo a explicação de H. Kelsen, na obra O que é justiça?, a doutrina do Direito natural pressupõe que o valor é

  • A. consequente da conduta e é contingente.
  • B. consequente da conduta e é relativo.
  • C. imanente à realidade e é absoluto.
  • D. imanente à realidade e é contingente.
  • E. imanente à realidade e é relativo.

No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção”.

Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a

  • A. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
  • B. Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
  • C. Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
  • D. Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
  • E. Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.

Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem

  • A. à reforma humanista do Direito penal, no século XVIII.
  • B. à reforma judiciária do Direito, no século XX.
  • C. às penas físicas, no século XVII.
  • D. à reforma do modelo prisional, no século XIX.
  • E. ao suplício corporal, do século XVIII.
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