Questões sobre Conceitos sociológicos

Lista completa de Questões sobre Conceitos sociológicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Exposto a novas experiências históricas, um grupo social específico pode reelaborar certos aspectos de sua cultura. Tal processo deve ser encarado como

  • A.

    correspondendo à perda de sua identidade cultural e de sua especificidade.

  • B.

    a descaracterização do grupo porque sua tradição não poderá mais ser mantida.

  • C.

    comprometendo a possibilidade de reprodução do grupo em seus próprios termos.

  • D.

    decorrente, necessariamente, de uma situação de sujeição política imposta ao grupo.

  • E.

    parte integrante da vida social, já que a cultura é um sistema dinâmico.

Considere as afirmações abaixo.

I. Nas sociedades contemporâneas o controle social tende a ser mais sutil. Já não se expressa tanto no aparelho repressivo do Estado, mas está presente no próprio sistema produtivo.

II. Nas sociedades contemporâneas, o controle social tende a ser menos efetivo, pois já não se faz uso de meios repressivos diretos.

III. Nas sociedades contemporâneas, o controle social tende a ser mais facilmente burlado pelas próprias características do sistema produtivo.

É correto o que se apresenta em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

... é um fato importante em todas as sociedades, sobretudo se a estudarmos em relação às estruturas de poder, à conduta política e às mudanças nas estruturas sociais. M as n ão é um substituto dos estudos de estrutura de classe e não pode ser tomada, isoladamente, como índice de determinadas modificações da estrutura de classes...

O texto refere-se ao conceito de

  • A. mudança social.
  • B. conflito social.
  • C. mobilidade social.
  • D. desorganização social.
  • E. estratificação social.

... refere-se a todos os meios pelos quais as pessoas são forçadas a agir da maneira por que devem.

O texto refere-se ao conceito de

  • A. padrões culturais.
  • B. controle social.
  • C. papéis sociais.
  • D. contatos sociais.
  • E. normas sociais.

Nós estamos convencidos de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cêincia. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida na floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

(Carta de indígenas recusando proposta feita pelos governos dos Estados de Virginia e de Mary land, nos Estados Unidos, para que alguns deles fossem estudar nas escolas "dos brancos".)

Pode-se identificar no conteúdo da carta uma concepção de educação e de cultura. Essa carta dos indígenas mostra que

I. não há um modelo único, uma forma única de transmissão da educação às novas gerações.

II. a cultura de uma sociedade é transmitida pelas gerações adultas às gerações mais jovens por meio da educação.

III. a cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados.

IV. a aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social resultante da aprendizagem.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A sociedade burguesa moderna, que nasceu das ruínas da sociedade feudal, não extinguiu os antagonismos de classe. A sociedade como um todo está se dividindo cada vez mais em dois grandes campos hostis, em duas grandes classes que se encaram diretamente uma à outra.

Uma análise dos referenciais teóricos do texto permite concluir que as "duas grandes classes" são

  • A. nobreza e burguesia.
  • B. nobreza e proletariado.
  • C. nobreza e classe média.
  • D. burguesia e proletariado.
  • E. burguesia e classe média.

O Estado, na perspectiva positivista, é considerado

  • A.

    aparelho que não se define pelo seu conteúdo, mas pelo meio específico que lhe é próprio: o monopólio do uso da violência legítima.

  • B. lugar onde se condensam as contradições de classe.
  • C.

    comitê executivo da burguesia, utensílio ou instrumento da classe dominante.

  • D.

    o cérebro da sociedade, expressão do interesse geral, promotor do bem comum.

  • E. aparelho com direção hegemônica de classe.

Um dos conceitos sociológicos usado por vezes de forma ambígua é o de instituição social. Na corrente funcionalista este conceito representa

  • A. a mesma coisa que organização social.
  • B.

    os órgãos públicos que possuem finalidades sociais.

  • C.

    uma organização jurídica com estatutos legalizados.

  • D.

    um conjunto de organizações sociais voltado para um trabalho social de atendimento à população.

  • E.

    um conjunto de normas, costumes e condutas padronizados ou estruturados, de uma determinada sociedade.

A Escola, na sua função educadora, recebe influência e é influenciada pelo meio no qual está inserida. Podemos dizer então que a educação pode:

  • A. Não promove a mobilidade social.
  • B.

    Interfere negativamente na formação da cultura de um povo.

  • C.

    Promover mobilidade social de indivíduos.

  • D.

    Promover mobilidade social somente de grupos.

A partir dos anos 80, com a revolução tecnológica, Estados Unidos e Inglaterra recuperaram as idéias liberais econômicas e as rebatizam com a denominação de:

  • A. Neo-democratismo.
  • B. Neonazismo
  • C. Neoliberalismo.
  • D. Globalização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...