Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no fragmento de texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitados, é correto afirmar que, de acordo com as novas concepções de arte-educação, o objetivo central dessa área é
desenvolver a sensibilidade dos alunos por meio da arte, sendo secundários o ensino e a aprendizagem da arte.
transformar todos os alunos em artistas, apoiando-se no slogan modernista de que todos são artistas.
desenvolver a expressão individual do aluno.
estabelecer relação entre produção artística e apreciação, bem como entre cultura e história.
Segundo a teoria do conflito social,
na sociedade agem grupos com interesses opostos, que se encontram em desigualdade e em luta perpétua pelo poder.
o funcionamento da sociedade pressupõe que os indivíduos aceitem as regras sociais vigentes e se comportem de forma adequada às mesmas.
toda mudança social radical é uma falha do sistema, que não consegue mais integrar as pessoas em suas finalidades e valores.
sendo a sociedade um sistema harmônico, todo conflito é interpretado como disfuncionalidade ou manifestação de patologia social.
a sociedade é uma grande máquina que distribui papéis e recursos aos seus membros, identificados como as peças da máquina.
Constituem características do controle social, por meio do direito, sob a ótica funcionalista,
legalidade, proporcionalidade e imparcialidade.
tradição e validade das regras que organizam o sistema de poder.
concentração do poder econômico e político e desequilíbrio entre os grupos sociais.
mutabilidade e espontaneidade.
exigibilidade e garantia do bem comum.
Com relação à cidadania, julgue os seguintes itens.
Respeitar as pessoas é uma atitude cidadã.
Considerando aspectos ambientais, culturais, econômicos, políticos e sociais da região amazônica, julgue os itens que se seguem.
A organização social dos assentados e as garantias institucionais dadas pelo Estado são condições fundamentais para o sucesso dos assentamentos nessa região.
Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.
A função mais tradicional da educação formal, ressaltada por sociólogos clássicos como Max Weber, é de transmitir valores e manter a coesão social, necessários sobretudo nas sociedades modernas e complexas.
Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.
Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.
Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.
No contexto brasileiro, a educação como objeto de investigação sociológica foi analisada a partir de uma perspectiva que buscava enfatizar a sua importância social mediante, por exemplo, a compreensão dos seus aspectos político-institucional, as suas reformas, os diferentes papéis que a sociedade atribui e a espera da educação em seus diversos níveis. Destaca-se que a relação entre educação e desenvolvimento tem sido uma temática de grande importância seja na educação, na economia ou na sociologia, os vínculos e interações entre educação e desenvolvimento aparecem sob as mais diversas formas.
Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.
Para Durkheim, a educação era uma instituição fundamental para a ordem social. A sua preocupação em relação à educação estava diretamente ligada ao estudo da moral por ser o melhor meio para a socialização dos indivíduos, para as regras fundamentais da sociedade.
No século XIX, século da afirmação e divulgação da cultura européia, o pensar europeu, efetivamente, se instituiu como modelo cultural e político a ser seguido pelas sociedades periféricas. Esse pensar preconizava as diversas teorias do desenvolvimento, cujo modelo deveria ser imitado para que as sociedades se desenvolvessem e atingissem o progresso que os europeus alardeavam. Entre esses pensares, um dos mais destacados era o de definir o atraso das sociedades como fruto da composição étnico-racial da sua população. Nesse sentido, haveria a necessidade de embranquecer a população das sociedades para que estas alcançassem o desenvolvimento. Tal fato marcou, decisiva e definitivamente, as sociedades periféricas; populações foram submetidas a esse modo de pensar, cujos frutos, no Brasil, podem-se exemplificar na escravidão de indivíduos negros
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras são pensadas como uma resposta compensatória às conseqüências da adoção das teorias raciais vigentes no século XIX.
Políticas públicas de distribuição de renda não atingem, em sua maioria, as populações excluídas do desenvolvimento social com base nas teorias raciais do século XIX.
As políticas compensatórias terão êxito somente se forem voltadas para as populações cujo perfil se coadune com o padrão europeu.
As políticas públicas não têm sido pensadas para as populações com base no seu perfil étnico, mas de acordo com as conjunturas políticas do momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...