Questões sobre Teorias sociológicas

Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Weber, em seu livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, recorre a dois elementos teológicos fundamentais para esclarecer a influência do protestantismo sobre o capitalismo moderno:

  • A.

    a secularização e o calvinismo.

  • B.

    o desencantamento do mundo e a secularização.

  • C.

    o conceito de vocação e a doutrina da predestinação.

  • D.

    o fordismo e o desencantamento do mundo.

  • E.

    a estratificação social e a secularização.

No livro de Brym et al. (2008) encontra-se a seguinte pergunta: o que para Durkheim explicaria a variação nas taxas de suicídio? A resposta correta é que as taxas de suicídio variam

  • A.

    conforme a nacionalidade dos indivíduos.

  • B.

    devido às adversidades que afetam a vida dos indivíduos.

  • C.

    devido às taxas de desordem psicológica que afetam os grupos sociais.

  • D.

    devido às diferenças no grau de solidariedade social.

  • E.

    conforme o grau de civilização de uma sociedade.

[...] diferenças fenotípicas entre indivíduos e grupos humanos, assim como diferenças intelectuais, morais e culturais, não podem ser atribuídas, diretamente, a diferenças biológicas, mas, devem ser creditadas a construções socioculturais e a condicionantes ambientais.

A partir desse texto, extraído do livro de Antonio Sergio Guimarães (2009), está correto que

  • A.

    as desigualdades sociais podem ser explicadas tanto pelas diferenças biológicas quanto pelas culturais, morais e intelectuais.

  • B.

    as diferenças biológicas ainda são significativas para a definição dos grupos humanos.

  • C.

    os grupos raciais atualmente são vistos como diferentes biologicamente, ainda que pertencentes a uma mesma cultura e sociedade.

  • D.

    os condicionantes culturais e ambientais definem as diferenças biológicas e raciais.

  • E.

    o conceito de raça é, desde os anos 1960, recusado pela biologia e deve ser entendido como uma construção social.

Abordando situações que por vezes irrompem no fluxo da vida cotidiana, Erving Goffman (2009) apresenta os seguintes exemplos: Quando um ator irrefletidamente faz uma contribuição intencional que destrói a imagem de sua própria equipe, podemos falar de ‘gafes’ [...]. Se um ator põe em risco a imagem de sua personalidade projetada pela outra equipe, falamos de ‘mancada’ ou dizemos que o ator ‘meteu os pés pelas mãos'.

Nesse trecho, o autor se refere

  • A.

    a formas de rupturas involuntárias da representação dos atores quando, nas interações sociais, buscam manipular as impressões causadas nos observadores.

  • B.

    a técnicas de controle cotidianas, utilizadas intencionalmente pelos atores para revelar segredos e características negativas dos oponentes.

  • C.

    aos tipos ideais de atos falhos, que revelam os conflitos de interesses entre as diferentes equipes, mas negam as intenções reais do protagonista.

  • D.

    a técnicas de controle social presentes na cena política, nas quais os atores buscam, intencionalmente, expor seus adversários a situações vexatórias como forma de intimidá-los.

  • E.

    a regras de etiqueta cotidianas que os atores devem seguir para não agir com indiscrição diante de seus oponentes, mantendo o segredo necessário para a convivência social.

Erving Goffman (2009) comenta o uso do conceito de representação: Venho usando o termo ‘representação’ para me referir a toda atividade de um indivíduo que se passa num período caracterizado por sua presença contínua diante de um grupo particular de observadores e que tem sobre estes alguma influência. Será conveniente denominar de fachada à parte do desempenho do indivíduo que funciona regularmente de forma geral e fixa com o fim de definir a situação para os que observam a representação. Fachada, portanto, é o equipamento expressivo de tipo padronizado intencional ou inconscientemente empregado pelo indivíduo durante sua representação.

Com base no trecho acima e na leitura do livro (Goffman, 2005), é correto afirmar que o autor

  • A.

    trata das representações ideológicas construídas pelos indivíduos a partir de sua inserção de classe, o que o aproxima da teoria social marxista.

  • B.

    fundamenta-se, por um lado, na teoria social de Weber por construir tipos de ética religiosa, mas, por outro, parte da teoria de Durkheim, por tratar os fenômenos como coisas.

  • C.

    analisa as interações sociais entre os indivíduos, nas quais estes buscam dirigir as impressões dos observadores, operando conceitos construídos a partir de metáforas teatrais como representação, papel social, plateia etc.

  • D.

    analisa o comportamento dos atores a partir de uma metáfora arquitetônica que, além do conceito de fachada, inclui outras categorias como estrutura, edifício, alicerce e cimento social.

  • E.

    constrói analogias cênicas para desvendar as situações sociais em que os indivíduos cometem atos falhos, sendo um importante referencial para a psicanálise.

Baseado no conceito de imaginação sociológica do sociólogo estadunidense Wright Mills, Anthony Giddens (2008) apresenta a seguinte reflexão sobre a disciplina: Estudar sociologia não pode ser apenas um processo rotineiro de adquirir conhecimento. Um sociólogo é alguém capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.

Corresponde à concepção defendida por Giddens:

  • A.

    O sociólogo deve se preocupar com o processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade para estabelecer leis gerais de explicação das regularidades universais presentes na vida social.

  • B.

    Qualquer aspecto da vida social, mesmo os mais rotineiros e familiares, pode ser pensado a partir de um ponto de vista sociológico, pois está relacionado a diferentes aspectos da vida social (políticos, econômicos, ideológicos etc.).

  • C.

    A sociologia é uma ciência positiva, que deve definir com critérios objetivos os fatos sociais a serem estudados.

  • D.

    O sociólogo deve estudar somente questões sociais familiares e relacionadas a seu entorno.

  • E.

    A sociologia se diferencia da biologia e da psicologia porque estuda a cultura e a sociedade, e não a natureza ou o indivíduo.

Ao tratar das teorias de classe de Karl Marx e Max Weber, Anthony Giddens (2008) afirma que

  • A.

    Weber, além da classe, considera o status e o partido como aspectos da estratificação.

  • B.

    a definição do conceito de classe a partir da propriedade ou não dos meios de produção é comum tanto em Marx quanto em Weber.

  • C.

    a classe para Weber é definida segundo o estilo de vida e o posicionamento político.

  • D.

    o proletariado, para Marx, é o conjunto dos trabalhadores industriais submetidos à exploração de mais-valia.

  • E.

    Weber privilegia o aspecto cultural para definir as classes sociais, enquanto em Marx a classe se define em termos econômicos.

Anthony Giddens (2008) apresenta o que chama de sistemas básicos de estratificação nas sociedades humanas. Segundo o autor, fazem parte dessa categoria

  • A.

    a classe operária, a classe média e a classe capitalista.

  • B.

    a escravidão, o feudalismo e o capitalismo.

  • C.

    a casta, o estamento e a classe.

  • D.

    a classe, a casta e os partidos.

  • E.

    o pobre, o rico e a classe média.

Claude Dubar (2005) afirma que [...] a "formação" se tornou uma componente cada vez mais valorizada não somente do acesso aos empregos mas também das trajetórias de emprego e das saídas de emprego. [...] No entanto, isso não significa que seja necessário reduzir as identidades sociais a status de emprego e a níveis de formação. É evidente que, antes de se identificar pessoalmente a um grupo profissional ou a um tipo de formação, o indivíduo, já na infância, herda uma identidade sexual, mas também uma identidade étnica e uma identidade de classe social, que são as de seus pais, de um deles ou de quem tem a incumbência de educá-lo.

A partir do trecho destacado e da leitura do livro de Dubar (2005) é correto afirmar que o autor

  • A.

    nega a abordagem psicanalítica centrada na construção da identidade individual.

  • B.

    opõe-se à importância da escola e da família como espaços de construção da identidade social na infância.

  • C.

    afirma que na situação de desemprego os indivíduos perdem seus laços identitários.

  • D.

    defende a ideia de que o trabalho, o emprego e a formação constituem aspectos importantes para os processos de identificações sociais.

  • E.

    sustenta que as identidades de gênero, classe social e etnia determinam os processos identitários de modo definitivo.

Roberto DaMatta (1987) comenta que se pode [...] ver uma sociedade de formigas em funcionamento. Mas formigas não produzem obras de arte que marquem diferenças entre formigueiros específicos. Em outras palavras, embora a ação das formigas modifique o ambiente − sabemos que elas são, em muitos casos, uma praga − esse ambiente é modificado sempre do mesmo modo e com o uso das mesmas matérias químicas, caso se trate de uma mesma espécie de formigas.

Com esse exemplo, o antropólogo afirma que

  • A.

    é possível falar em sociedade de formigas (e de outros animais sociais), mas não de cultura em qualquer sociedade que não seja humana.

  • B.

    não se pode falar de sociedade nem de cultura entre animais, pois estes não constroem qualquer tipo de relação baseada na coletividade.

  • C.

    é possível falar em culturas entre as formigas, embora estas sejam mais estáticas que as culturas humanas.

  • D.

    não se pode falar em cultura entre as formigas, mas sim entre alguns animais que possuem a capacidade de construir relações simbólicas e estéticas.

  • E.

    não é possível falar em cultura entre os animais, pois estes não apresentam qualquer divisão de trabalho, sexo e idade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...