Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne ao conceito de comunidades imaginadas, julgue os próximos itens.

Elementos que podem ser encontrados em qualquer comunidade imaginada são os traços de hereditariedade e a relação desta com a herança comum do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Durkheim, que propõe que a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza,

as punições sociais explicam, de forma suficiente, a obediência das pessoas aos padrões de comportamento socialmente impostos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se os itens a seguir estão de acordo com o conceito de individualismo proposto por Louis Dumont. As sociedades devem visar, como fim único, ao bem dos indivíduos que as constituem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No contexto brasileiro, a educação como objeto de investigação sociológica foi analisada a partir de uma perspectiva que buscava enfatizar a sua importância social mediante, por exemplo, a compreensão dos seus aspectos político-institucional, as suas reformas, os diferentes papéis que a sociedade atribui e a espera da educação em seus diversos níveis. Destaca-se que a relação entre educação e desenvolvimento tem sido uma temática de grande importância seja na educação, na economia ou na sociologia, os vínculos e interações entre educação e desenvolvimento aparecem sob as mais diversas formas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Durkheim, que propõe que a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza,

os fatos sociais são observados diretamente, visto que são visíveis e tangíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao etnocentrismo, julgue os itens a seguir.

Segundo a visão etnocêntrica, as práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Para Durkheim, a educação era uma instituição fundamental para a ordem social. A sua preocupação em relação à educação estava diretamente ligada ao estudo da moral por ser o melhor meio para a socialização dos indivíduos, para as regras fundamentais da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Durkheim, que propõe que a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza,

os fatos sociais ocorrem à margem das percepções individuais dos membros da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao etnocentrismo, julgue os itens a seguir.

O etnocêntrico tende a considerar categorias, normas e valores de sua sociedade como parâmetro aplicável a todas as demais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...