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É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
No Brasil, como nos Estados Unidos da América, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem.
É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
A identidade brasileira se constrói duplamente: por meio dos dados quantitativos, em que os brasileiros são sempre uma coletividade que deixa a desejar; e por meio de dados sensíveis e qualitativos, em que os brasileiros podem ver a eles mesmos como algo que vale a pena.
É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
Tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas.
O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Nas análises sociológicas, a igreja católica foi identificada como a dinamizadora de uma prática que deu impulso aos movimentos sociais.
A política econômica implementada no Brasil desde 1995 estimulou várias práticas inovadoras no mundo do trabalho. A respeito desse assunto e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O individualismo hegemônico nas modernas sociedades capitalistas contribui para a redução da violência, na medida em que se estimula a solidariedade e organização social, em contraposição às antigas formas de competitividade e à ambição.
A política econômica implementada no Brasil desde 1995 estimulou várias práticas inovadoras no mundo do trabalho. A respeito desse assunto e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Para combater o aumento da violência urbana, o Estado utiliza meios de controle mais rígidos e ostensivos, o que evita associar criminalidade a pobreza e reduz o preconceito étnico, sexual e a xenofobia.
A política econômica implementada no Brasil desde 1995 estimulou várias práticas inovadoras no mundo do trabalho. A respeito desse assunto e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A ampliação dos níveis de empregos no país é uma demanda dos setores produtivos, na medida em que a oferta de mãode- obra atua como mecanismo regulador de salários.
Quanto à pobreza, uma das principais preocupações da sociologia moderna, assinale a opção correta.
O conceito de pobreza é relativo e independe do conceito de riqueza.
A pobreza deriva do fato de que as sociedades aproveitam de maneira errada os recursos naturais disponíveis.
A distribuição social dos recursos, não importa sua quantidade, não é fator determinante para indicação da situação de pobreza de uma sociedade.
O conceito de pobreza refere-se às condições materiais de cada sociedade e ao modo como esta organiza a participação dos indivíduos na distribuição do produto social.
A política econômica implementada no Brasil desde 1995 estimulou várias práticas inovadoras no mundo do trabalho. A respeito desse assunto e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O crescimento salarial só acontece com a retomada de taxas de lucro em patamares crescentes, inexistindo relação entre isso e as taxas de desemprego.
A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue os itens que se seguem.
Os temas da estratificação, da mobilidade e das desigualdades sociais são recorrentes na tradição sociológica, embora também sejam encontrados em quase todas as ciências sociais e humanas.
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