Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos dados mostrados na figura acima e acerca do mercado de trabalho no Brasil, assinale a opção correta.
A partir de 1990, tornou-se crença, disseminada entre os economistas, a idéia de que o trabalho informal representa uma fatia do mercado de trabalho marginalizada, ilegal e em que os trabalhadores não têm a carteira de trabalho assinada.
O novo conceito de informalidade engloba os trabalhadores que substituíram a especialização profissional por uma equivalência que os torna aptos a ocupar diferentes ocupações no mercado de trabalho.
O aumento, a partir de 1990, da população que trabalha sem carteira assinada ou por conta própria reflete apenas o mau desempenho da economia brasileira.
O novo mercado informal pretende defender a autonomia profissional do trabalhador e o desenvolvimento da carreira do trabalhador como empregado assalariado.
Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue os itens a seguir.
Para o grupo cultural hegemônico no Brasil, a sua cultura de grupo e a cultura das classes populares são equivalentes.
Uma das principais características do Renascimento foi o interesse dos filósofos renascentistas por imaginar uma sociedade perfeita. Entre os principais autores e obras da época podem-se citar Thomas Morus (A Utopia), Tommaso Campanella (A Cidade do Sol) e Francis Bacon (Nova Atlântida). Acerca do pensamento utópico e sua importância para o desenvolvimento da sociologia, julgue os itens seguintes.
Os pensadores utópicos deixavam claro, em suas obras, que a sociedade perfeita seria construída pela crença e pela fé das pessoas.
O capitalismo do século XX fez surgir a produção em massa, a sociedade da abundância e as crises decorrentes do processo de produção, cujo exemplo mais característico foi o colapso de 1929, ocorrido nos EUA, e cujos reflexos atingiram toda a estrutura econômica internacional. A esse respeito, assinale a opção correta.
Apesar da crise de 1929 e da ocorrência da 2.ª Grande Guerra, a capacidade produtiva dos países centrais não foi afetada diretamente.
A formação de indústria local e o desenvolvimento econômico dos países periféricos ocorreram a partir dos recursos acumulados com a exportação agrária.
Após a superação das crises nas economias centrais, o panorama das relações econômicas não sofreu alterações, em virtude, especialmente, do surgimento das empresas multinacionais.
O surgimento das multinacionais representou incremento econômico para os países centrais, origem dessas empresas, mas não afetou as economias subsidiárias.
Ainda em relação ao conceito de cultura e seus produtos, julgue os itens a seguir.
Subcultura é a expressão usada para designar o conjunto de interações simbólicas de um grupo social específico.
Uma das principais características do Renascimento foi o interesse dos filósofos renascentistas por imaginar uma sociedade perfeita. Entre os principais autores e obras da época podem-se citar Thomas Morus (A Utopia), Tommaso Campanella (A Cidade do Sol) e Francis Bacon (Nova Atlântida). Acerca do pensamento utópico e sua importância para o desenvolvimento da sociologia, julgue os itens seguintes.
O pensamento social moderno, base para as utopias, tem origem na liberdade de pensamento e de especulação surgida no Renascimento.
A sociologia do desenvolvimento, campo da sociologia constituído no século passado, tem como grande preocupação o estudo do desenvolvimento do capitalismo industrial e sua internacionalização. Acerca da relação entre a sociologia e a expansão do capitalismo, assinale a opção correta.
Em fins do século passado, a capitalização dos recursos, o aumento do consumo, a necessidade de barateamento dos custos da matéria-prima e da força de trabalho pressionaram as potências industriais a expandirem-se economicamente para além de suas fronteiras.
Em consonância com as características dos séculos anteriores, o século XX foi marcado pelo desenvolvimento de um capitalismo de exploração, o que impediu o ingresso de novas nações no contexto das relações econômicas internacionais.
As nações asiáticas desenvolveram uma indústria baseada na produção de matérias-primas, o que impossibilitou o desenvolvimento de modernos sistemas de transporte e comunicação e a mecanização agrícola.
Apesar da modernização, os países pobres não conseguiram ingressar efetivamente no modelo de capitalismo globalizado.
No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.
As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade.
A respeito dos antecedentes históricos da sociologia, julgue os itens que se seguem.
O período pós-renascentista foi caracterizado pela retomada dos valores familiares, baseados nos clãs.
Considerando a tabela acima, assinale a opção correta acerca das desigualdades sociais.
Ao estudar as diferenças entre países, os sociólogos estão estudando a desigualdade regional.
Na Noruega, a renda per capita é aproximadamente 80 vezes maior que a do Burundi, e a expectativa de vida representa quase o dobro da deste último.
A partir dos indicadores apresentados, é correto afirmar que países como Burundi e Serra Leoa têm sociedades pouco estratificadas.
Variações transnacionais de estratificação interna são obtidas a partir de estudos conduzidos para a análise das diferenças de estratificação social de cada país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...