Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de estratificação social, julgue os itens a seguir.
I Estratificação é termo geral usado para descrever uma sociedade que distribui, de forma desigual, renda, poder, prestígio e outros recursos de valor.
II O nível de estratificação é determinado pelo quão desigual é a distribuição dos recursos sociais aos membros da sociedade.
III Segundo Karl Marx, a estratificação social resulta na luta de classes.
IV Segundo Max Weber, a estratificação social se apresenta em 3 dimensões distintas: as classes sociais, os partidos e os grupos de status.
A quantidade de itens certos é igual a
A partir desse texto, assinale a opção correta a respeito das idéias de Marx.
O conceito de alienação da produção refere-se apenas à ocultação dos lucros obtidos a partir da exploração do trabalho assalariado.
A alienação filosófica acontece quando o Estado representa os interesses da burguesia hegemônica.
A democracia representativa é instrumento de alienação das classes trabalhadoras, na medida em que o Estado representa apenas os interesses das classes dominantes.
A recuperação da condição humana só poderá ocorrer por meio da transformação e evolução contínua do capitalismo.
Quanto à estrutura social, assinale a opção correta.
O status social, que indica a posição social de um indivíduo, independe da estrutura da sociedade.
As expectativas normativas relativas a cada status social estão impregnadas de valores, crenças, estoques de conhecimento, linguagem e até mesmo de tecnologia.
Os papéis sociais desempenhados por um indivíduo não exercem efeitos restritivos sobre os papéis de outro membro da mesma sociedade.
Assinale a opção correta a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno e seus membros mantêm contato face a face.
A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se ainda mais ao longo da vida.
A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
A influência da família na opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
A sociologia tende a enfocar uma visão de vários acontecimentos da vida social referentes à economia, política ou esfera simbólica e cultural. A respeito da sociologia, julgue os itens seguintes.
Segundo a teoria organizacional de Taylor, a administração científica enquadrou a diminuição do tempo de produção dos trabalhadores, considerando sua agilidade.
A sociologia tende a enfocar uma visão de vários acontecimentos da vida social referentes à economia, política ou esfera simbólica e cultural. A respeito da sociologia, julgue os itens seguintes.
Vários temas diferenciam a nova economia da velha economia. Entre eles, destacam-se: conhecimento, globalização, digitalização, inovação e redes interligadas.
Com o advento da burguesia, a sociologia no Brasil passou por profundas mudanças em seu modo de pensar a realidade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Embora o modo de pensar burguês tenha promovido a evolução do pensamento colonial, não houve ruptura com os valores das oligarquias agrárias.
O pensamento burguês almejou extinguir o analfabetismo, homogeneizar os valores e criar um sentimento de nacionalidade e patriotismo.
O combate às oligarquias agrárias forçou um distanciamento das classes populares.
O nacionalismo brasileiro se desenvolveu a partir da crise econômica nos Estados Unidos.
Ainda acerca do desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta no que se refere ao início do século XIX.
A vinda da corte portuguesa para o Brasil representou considerável modernização no pensamento nacional, baseado, até então, na preocupação em descrever a colônia por meio de estudos naturalistas.
O pensamento cultural, alienado da realidade brasileira, voltava-se para a organização do saber descritivo, funcional e ostentátorio.
A cultura filosófica e humanista desenvolvida por jornalistas, professores e funcionários públicos contrariava os interesses da corte e dos proprietários de terra.
Os movimentos intelectuais e literários dessa época tratavam das questões sociais do país, surgindo como pensamento crítico desenvolvido a partir das condições da própria nação.
Com relação ao desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta.
Na América Latina em geral, e no Brasil, em particular, a sociologia se desenvolveu independente dos modelos europeus.
A filosofia universalista e escolástica trazida pelos jesuítas foi insignificante para a formação cultural brasileira.
A subordinação colonial do Brasil à metrópole portuguesa originou a implantação de um modelo cultural embasado na retórica cristã e nos princípios universais do cristianismo.
O pensamento colonialista dominante à época do descobrimento do Brasil apresentava preocupações de caráter utilitário, o que determinou a aniquilação da cultura indígena e a submissão da população escrava.
Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral no que se refere a uma sociedade. Nesse contexto, assinale a opção correta com relação a fato social.
Em virtude de suas particularidades, os fatos sociais devem ser tratados como coisas.
A educação não é considerada fato social.
Os fatos sociais podem ser estudados subjetivamente, conforme a visão do investigador.
A análise dos fatos sociais requer a observação de suas características interiores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...