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A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral.
Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo Marx, não é a vida que determina a consciência, mas a consciência que determina a vida.
Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,
a regra fundamental do método sociológico é a que determina que o sociólogo adote o mesmo estado de espírito que os químicos, os físicos, ou os fisiologistas, quando penetram em uma região inexplorada de seu campo científico.
Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,
as representações individuais e coletivas podem ser estudadas cientificamente, do ponto de vista subjetivo.
Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,
as representações sobre os fatos sociais, feitas sem método e sem críticas, carecem de todo valor científico.
Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,
é definido como coisa todo objeto de conhecimento que não é naturalmente penetrável para a inteligência, todo objeto do qual não podemos ter idéia adequada por meio da análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender, a não ser saindo de si mesmo, por meio da observação e da experimentação.
Para E. Durkheim, o método sociológico repousa inteiramente sobre o princípio fundamental de que os fatos sociais devem ser estudados como coisas, isto é, como realidades exteriores ao indivíduo. Para esse pensador,
os fatos sociais constituem coisas materiais.
Na análise sobre a organização capitalista do trabalho, Karl Marx examinou, detalhadamente, a divisão do trabalho na manufatura e na fábrica, e sua importância na dinâmica capitalista.
Considerando a perspectiva do texto acima, julgue os itens a seguir.
Henry Ford deu nova dimensão à divisão técnica do trabalho, intensificando a fragmentação das tarefas e vinculando-as à esteira móvel, na linha de montagem.
Na análise sobre a organização capitalista do trabalho, Karl Marx examinou, detalhadamente, a divisão do trabalho na manufatura e na fábrica, e sua importância na dinâmica capitalista.
Considerando a perspectiva do texto acima, julgue os itens a seguir.
No final do século XIX, nos Estados Unidos da América, Taylor recompôs a divisão técnica do trabalho, dando importância decisiva à unidade entre o trabalho de execução e o trabalho de concepção.
Na análise sobre a organização capitalista do trabalho, Karl Marx examinou, detalhadamente, a divisão do trabalho na manufatura e na fábrica, e sua importância na dinâmica capitalista.
Considerando a perspectiva do texto acima, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a divisão técnica do trabalho na manufatura permite o desenvolvimento integral das potencialidades dos trabalhadores.
A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um burburinho de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada pela atividade dupla de teoria e pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso caminho de conduzir a pesquisa cuidadosamente, para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das teorias funcionalistas postula necessidades ou requisitos do sistema.
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