Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue se os itens a seguir estão de acordo com o conceito de individualismo proposto por Louis Dumont. As relações entre os homens, nas sociedades de configuração ideológica moderna, não são subordinadas às relações entre homens e coisas.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Na linguagem sociológica, os termos carisma, contágio emocional e popularidade são sinônimos.
Julgue se os itens a seguir estão de acordo com o conceito de individualismo proposto por Louis Dumont. puramente individual expressa sentimentos e idéias coletivas. Os fenômenos históricos ou sociais devem ser explicados por meio da ação consciente dos indivíduos.
Julgue se os itens a seguir estão de acordo com o conceito de individualismo proposto por Louis Dumont. É notório que, em situações de luto, qualquer manifestação individual de um sentimento experimentado de modo
Acerca do pensamento de Karl Marx e de suas análises do sistema econômico capitalista, assinale a opção correta.
A mais-valia é a diferença - sempre revertida em favor do empresariado capitalista - entre o valor da força de trabalho - o salário - e o quanto esse trabalho rende ao capitalista.
As relações de produção são as formas com que os homens organizam a produção social de bens e não se refletem na estrutura da sociedade.
O sistema capitalista percebe o trabalho como mercadoria simples e de pouco interesse econômico que não agrega valor à produção.
Para Marx, as condições de trabalho no sistema capitalista tendem a promover a consciência dos interesses comuns ao conjunto da classe trabalhadora, impossibilitando sua organização e ação política.
Naquele que é talvez o mais importante e conhecido trabalho de Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, esse autor analisa a importância do pensamento protestante na formação do comportamento típico do capitalismo do ocidente moderno. A respeito das descobertas de Weber quanto à ética protestante e ao espírito do capitalismo, assinale a opção correta.
A motivação do protestante é o trabalho, na condição de dever e vocação, não como um fim absoluto em si mesmo, mas como garantia do ganho material obtido por meio dele.
Weber acentua o fato de que os valores do protestantismo - disciplina ascética, poupança, austeridade, vocação, dever e propensão ao trabalho - atuam de maneira decisiva sobre os indivíduos, movendo-os em direção ao capitalismo.
O capitalismo propicia e desenvolve a união entre a empresa e a vida doméstica, além de proporcionar a utilização técnica de conhecimentos científicos e o surgimento do direito e da administração racionalizados.
Evidenciando sua própria virtude e vocação e buscando o sucesso profissional, o protestante puritano se adapta mais facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e o reinveste produtivamente, sem, no entanto, abrir mão do usufruto dos prazeres materiais.
Martin Carnoy, em sua obra Estado e Teoria Política, discute o papel do Estado nas atuais sociedades capitalistas. Acerca desse papel, assinale a opção correta.
As economias de terceiro mundo são marcadas pela ausência de burguesia local, recebendo sua orientação das burguesias metropolitanas.
O Estado, nas economias terceiro-mundistas, é instrumento essencial para a administração do papel de dependência dessas economias no contexto do capitalismo global.
O Estado das economias de terceiro mundo é forte e autônomo em sua relação à burguesia imperialista da metrópole.
A relação entre as burguesias locais e as metropolitanas é marcada pelo equilíbrio e pela interdependência.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre o suicídio, assinale a opção correta.
As causas do suicídio devem ser objeto de estudo da sociologia, pois são internas aos indivíduos, estimulando-os ou mesmo detendo-os no ato.
Os suicídios egoístas e anômicos trazem como característica comum o fato de que sua ocorrência está relacionada à firme regulação moral pela sociedade.
De acordo com Durkheim, os tipos de suicídio mais comuns nas modernas sociedades capitalistas são o altruísta e o egoísta.
Entre as causas básicas para o suicídio estão os estados de depressão, de melancolia, e a sensação de desamparo moral provocados pela desintegração da solidariedade social.
Acerca do papel inicial da sociologia, assinale a opção correta.
A sociologia do século XIX marcou o momento da reflexão dos homens acerca de sua relação com a divindade, uma recuperação do teocentrismo.
A sociologia se propõe um papel de crítica reflexiva acerca do homem e da sociedade em que este vive.
A preocupação dos sociólogos do século XIX era a demolição da ordem social burguesa.
Auguste Comte, o fundador da sociologia, propôs como objeto de estudo da nova ciência as relações sociais.
Considerando o contexto histórico do surgimento da sociologia, assinale a opção correta.
A Revolução Industrial foi um processo mais amplo que o mero crescimento da produção fabril, que não se manifesta em transformações na estrutura social, política e cultural.
A Revolução Industrial se manifestou na reordenação da atividade agrícola, com a migração da população urbana para o meio rural.
A Revolução Industrial implicou o fortalecimento e a contração da classe hegemônica, a burguesia.
A Revolução Francesa e a Revolução Industrial representaram duas faces de um mesmo processo, a consolidação da sociedade capitalista moderna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...