Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Corresponde a uma das inúmeras transformações no mundo do trabalho ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas:
A categoria de direito, seus exemplos e o respectivo período histórico/século estão em correta correspondência em:
Sobre as migrações internas mais recentes no Brasil, é correto afirmar:
Considere a tabela abaixo:
Está correto o que se afirma APENAS em
Dentre as técnicas de pesquisa mais utilizadas estão as entrevistas e os questionários. Em relação ao uso de questionários e entrevistas em pesquisa social, é correto afirmar:
O desenvolvimento da Sociologia durante o século XX como a ciência da sociedade resultou em uma diversificação substancial das perspectivas e fundamentações teórico-metodológicas da disciplina em diversos países e segundo as mais variadas críticas subsequentes. Considere as perspectivas sociológicas que emergiram e seus principais elaboradores:
A correta associação está em:
A aplicação da técnica de pesquisa por amostragem permite ao pesquisador generalizar determinadas características de uma população total. Sobre as pesquisas por amostragem, é correto afirmar:
Contando com dinâmicas econômicas diferenciadas, as regiões paulistas assumiram papéis distintos quanto à redistribuição espacial da população. Baseado nessa informação, é correto afirmar:
A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), maior centro econômico e populacional do país, vem se configurando há várias décadas como o grande polo de atração populacional do estado. A migração não se mostrou como a variável determinante do crescimento desta área.
A queda relativa da migração no crescimento da metrópole associou-se estritamente a fatores demográficos, esses prevalecendo frente às transformações ocorridas na estrutura produtiva do Estado de São Paulo pós-1956.
A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vinha experimentando ganhos populacionais importantes nas trocas migratórias efetuadas com outras regiões do Estado de São Paulo nos anos 1970. Isso se deve ao grande poder de atração populacional da metrópole. Assim, cerca de 450 mil pessoas haviam migrado para a área metropolitana, na década de 1970, vindo de regiões circunvizinhas como Campinas, Litoral, Vale do Paraíba e Sorocaba.
O município de São Paulo não contribuiu de forma decisiva para as mudanças ocorridas na metrópole. Historicamente, a capital paulista não registrava elevadas taxas de crescimento devido à intensidade das migrações em associação com os elevados níveis de fecundidade e com o declínio da mortalidade.
O fortalecimento do interior relacionou-se, principalmente, ao grande dinamismo da produção industrial para o mercado externo, à agricultura e à agroindústria. Esses fatores, em conjunto, contribuíram tanto para a aceleração dos movimentos migratórios em direção ao interior, quanto para a retenção da po-pulação do interior em suas regiões de origem.
No que se refere à dinâmica demográfica paulista, é INCORRETO afirmar:
O Estado de São Paulo que, desde a década de 1940, desempenhou papel de relevância na dinâmica demográfica nacional, também experimentou mudanças significativas. Seguindo a mesma tendência verificada nas metrópoles, apresentou sensível redução no ritmo de crescimento populacional nos anos 1980.
No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente vegetativo passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.
As mudanças na dinâmica populacional paulista podem ser evidenciadas, em grande medida, pela análise dos componentes vegetativo e migratório. O componente vegetativo teve papel importante no crescimento da população estadual. A migração também teve peso relevante, contribuindo para a manutenção das altas taxas de crescimento verificadas no estado até 1980.
No período 1980-1991, os papéis dos componentes vegetativo e migratório se inverteram. O componente migratório passou a responder pela maior parte do crescimento populacional do estado.
O Estado de São Paulo passou a exibir um novo padrão demográfico. Em que pese a importância do crescimento vegetativo, a contribuição da migração neste novo cenário foi notável. A desaceleração do ritmo de migração no/para o Estado de São Paulo nos anos 1980 implicou uma sensível redução no ritmo de crescimento da população estadual.
Considere as proposições abaixo ligadas às pesquisas qualitativas e quantitativas:
I. Na indução estatística ou enumerativa, procura-se os traços comuns em um grande número de casos. Logo, privilegia-se o aspecto da generalidade ou extensão.
II. Na indução analítica, procura-se em um caso ou em um pequeno número de casos as características essenciais ou suas propriedades constitutivas. Logo, privilegia-se a diferença de tipos em vez de frequências e grandezas.
III. Para evitar o erro do viés na amostra probabilística, utiliza-se o controle da subjetividade na relação entre pesquisador e pesquisado em vez do sorteio.
É correto o que consta APENAS em
I.
II.
II e III.
III.
I e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...